Saiba como está o andamento da Linha 17-Ouro, prevista para iniciar operação em março de 2026

Trem da Linha 17-Ouro

A Linha 17-Ouro, trecho prioritário de 6,7 km que conecta o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi (integrada à Linha 9-Esmeralda, operada pela ViaMobilidade), está em fase final de construção, com 85% de conclusão em agosto de 2025. Sete das oito estações – Congonhas, Jardim Aeroporto, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo, Vila Cordeiro e Chucri Zaidan – estão em acabamento, com instalação de sistemas elétricos, telecomunicações e portas de plataforma. A Estação Morumbi já finalizou suas obras civis. O Pátio Água Espraiada, essencial para manutenção, atingiu 75% de conclusão, com a oficina e blocos administrativos em andamento.

Estação Vereador José Diniz  

Em setembro de 2025, um novo aditivo contratual com o Consórcio Agis prorrogou o prazo das obras civis até abril de 2026, com custo adicional de R$ 29,7 milhões, totalizando R$ 672 milhões. Oito dos 14 trens fabricados pela BYD estão previstos para entrega até dezembro, com o terceiro já em testes de movimentação e energização. Testes com simulação de passageiros começaram em agosto, preparando a linha para operação. Cerca de 2 mil operários trabalham no projeto, e interdições noturnas na Marginal Pinheiros seguem para avançar as obras.

A operação assistida, com horários reduzidos nos finais de semana, está prevista para março de 2026, com funcionamento pleno (das 4h40 à meia-noite, todos os dias) no terceiro trimestre de 2026. A linha atenderá de 90 mil a 100 mil passageiros por dia, com trens para 616 passageiros cada e intervalos de 3 a 4 minutos.

Outras fases da Linha 17-Ouro

Fase 2 (Morumbi/ViaMobilidade – São Paulo-Morumbi): Esta extensão de 6,7 km, com cinco estações (Panamby, Paraisópolis, Américo Maurano, Estádio Morumbi e São Paulo-Morumbi, com integração à Linha 4-Amarela), está em fase preliminar. Em junho de 2025, o Metrô iniciou levantamentos de terrenos para quatro estações, mas não há obras civis. O início está previsto para 2028, com operação após 2030, dependendo de novas licitações e parcerias. A fase deve atender cerca de 200 mil passageiros/dia, beneficiando áreas como o Estádio Morumbi.

Fase 3 (Jabaquara – Congonhas/Vila Paulista): Com 3,7 km e cinco estações (Jabaquara, integrando Linha 1-Azul e terminal rodoviário; Hospital Sabóia, Cidade Leonor, Vila Babilônia e Vila Paulista), esta fase está em planejamento, com estudos iniciais de viabilidade e impacto ambiental. As obras devem começar em 2029, com operação na década de 2030. Quando concluída, a linha completa poderá transportar até 300 mil passageiros/dia, aliviando o tráfego na Zona Sul de São Paulo.


Mais informações sobre a Linha 17-Ouro estão disponíveis no site oficial do Metrô:

https://www.metro.sp.gov.br/obras/linha-17-ouro/