![]() |
Aeromóvel |
A operação do trem automatizado que vai ligar a estação Aeroporto-Guarulhos, da Linha 13-Jade da CPTM, diretamente aos três terminais do Aeroporto Internacional de Cumbica está prevista para começar no próximo dia 31 de agosto. Ainda não há confirmação se o serviço será iniciado em horário integral (das 4h à meia-noite) ou com operação reduzida nos primeiros dias.
O sistema é um aeromóvel — conhecido tecnicamente como people mover — e funcionará com três veículos por propulsão pneumática, interligando quatro estações em uma via elevada de 2,7 km. O trajeto entre a CPTM e os terminais será feito em cerca de seis minutos, com acesso gratuito, inclusive para quem quiser se deslocar entre os terminais do aeroporto.
A inauguração oficial com autoridades deve ocorrer em setembro, mas o serviço ao público começará antes disso, conforme apuração da imprensa. Os testes começaram no início do ano e, nas últimas semanas, dois trens já operam simultaneamente durante a madrugada, sem intercorrências.
O investimento no projeto foi estimado em R$ 300 milhões, com recursos da outorga da GRU Airport, que opera o aeroporto. A operação do sistema ficará a cargo da empresa Aerom por dez anos, e depois será transferida à União.
O aeromóvel foi prometido para a Copa do Mundo de 2014, mas sua entrega sofreu diversos atrasos. Desde a inauguração da estação Aeroporto-Guarulhos, em 2018, a ligação com os terminais era feita apenas por ônibus gratuitos. Agora, finalmente, a integração ferroviária será concluída com trilhos até o saguão.
Atualmente, o trajeto até o aeroporto pode ser feito pela Linha 13-Jade partindo da estação Engenheiro Goulart ou pela opção do Expresso Aeroporto, com embarque por hora a partir da estação Palmeiras-Barra Funda. Em ambos os casos, a tarifa é de R$ 5,20.
Fonte: Folha de S.Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita!
Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com propagandas (spam);
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas