8 de agosto de 2024

Inteligência Artificial Ajuda a Prevenir Acidentes por Fadiga no Trânsito


Dispositivos de Videotelemetria Identificam Comportamentos de Risco e Promovem Condução Segura

A fadiga no trânsito é um fator crítico na ocorrência de acidentes, conforme revela um estudo realizado pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), em parceria com a Academia Brasileira de Neurologia e o Conselho Regional de Medicina. Segundo o levantamento, 1 em cada 5 acidentes está relacionado à fadiga. Para enfrentar esse desafio, câmeras equipadas com inteligência artificial estão sendo utilizadas para detectar comportamentos de risco dos motoristas, identificando automaticamente sinais de cansaço, como bocejos e olhos fechados, além de distrações como o uso de celular e cigarro ao volante.

Fernando Freitas, gerente de engenharia de produto da Cobli, uma empresa de tecnologia especializada na gestão de frotas e operações físicas, destaca a importância dessas ferramentas. “O sono e o cansaço chegam de forma sutil, mas as soluções tecnológicas com inteligência artificial estão preparadas para detectar e prevenir esses riscos. Recentemente, lançamos a Cobli Cam Pro, uma nova solução de câmera que monitora sinais de fadiga. Entre os comportamentos captados pelo dispositivo, 35% são relacionados ao cansaço, como bocejo e olhos fechados.”

Além de melhorar a segurança individual dos motoristas, essas tecnologias contribuem para tornar as vias mais seguras para pedestres e ciclistas. A prevenção de acidentes não só preserva vidas, mas também evita os elevados custos associados a acidentes, como despesas hospitalares, danos materiais, processos legais e interrupções operacionais. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), esses custos somam aproximadamente R$ 20 bilhões anuais aos cofres públicos.


Freitas compartilha resultados promissores: "Em poucos meses após a implementação da nossa solução de videotelemetria, um cliente observou uma redução de 68% nos comportamentos de risco ao volante. Outro cliente conseguiu eliminar infrações relacionadas ao uso de celular enquanto dirigia. Esses resultados demonstram a efetividade desses dispositivos em promover uma condução mais segura e reduzir significativamente o risco de acidentes."

As expectativas para as câmeras com inteligência artificial são elevadas, especialmente no contexto da segurança no trânsito. De acordo com um estudo da Berg Insight, a base de sistemas ativos de videotelemetria na América do Norte atingiu quase 4,9 milhões de unidades em 2023, com previsão de chegar a 11,7 milhões até 2028. "Essa adoção crescente reflete a confiança na capacidade do vídeo combinado com inteligência artificial para transformar a maneira como as pessoas dirigem. A tecnologia é uma aliada importante para evitar tragédias decorrentes de decisões imprudentes, como continuar dirigindo apesar do cansaço,” conclui Freitas.

Sobre a Cobli

A Cobli é uma empresa de tecnologia focada em melhorar a eficiência e a segurança de operações físicas e veículos através do uso de inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT). Fundada em 2017 por Parker Treacy e Rodrigo Mourad, a Cobli conta com mais de 400 funcionários e já recebeu investimentos de R$ 350 milhões, liderados pelo Softbank e pelo IFC, membro do Banco Mundial. Presente em todos os estados do Brasil, a empresa atende a diversos setores, como telecomunicações, transportes, energia, e-commerce e construção civil. Suas soluções ajudam a reduzir custos, aumentar a produtividade, garantir a segurança dos motoristas e melhorar a experiência do cliente final. Para mais informações, visite [www.cobli.co](http://www.cobli.co).


Fonte: PR da Cobli