6 de agosto de 2024

Espaço Maternidade na Estação da Luz registra quase 600 atendimentos em quatro meses de funcionamento

Um lugar acolhedor para mães e bebês durante a amamentação

Desde a sua inauguração em março de 2024, o Espaço Maternidade na Estação da Luz da CPTM já realizou quase 600 atendimentos, com um aumento significativo na utilização do local entre junho e julho. Este levantamento foi divulgado em julho, mês em que ocorre a campanha Agosto Dourado, destinada a promover a amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida do bebê, essencial para a saúde e o desenvolvimento infantil.

O projeto, fruto de uma colaboração entre as Secretarias dos Transportes Metropolitanos e de Políticas para a Mulher, foi criado para proporcionar um ambiente seguro e confortável onde mães podem amamentar, ordenhar leite e trocar fraldas dos seus bebês. A sala também oferece uma área para entretenimento das crianças, tornando o momento mais agradável para todos.

 Conforto e segurança

Situado na Plataforma 5 da Estação da Luz, no acesso ao Expresso Aeroporto, o Espaço Maternidade foi projetado conforme normas de acessibilidade e segurança. Com 56m², o local dispõe de poltronas, mesas de canto, trocadores, brinquedoteca, copa com micro-ondas, cadeirões de refeições, filtro de água e sanitários acessíveis.

São Paulo por Todas

A iniciativa faz parte do movimento São Paulo por Todas, que busca aumentar a visibilidade das políticas públicas estaduais voltadas para as mulheres, além de fortalecer a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira para elas.

Fonte; Secretaria dos Transportes Metropolitanos