11 de agosto de 2022

Linha 9-Esmeralda e Marginal Pinheiros serão bloqueadas parcialmente para obras do Metrô​

 Intervenções acontecem a partir da noite de sexta (12) e são necessárias para trabalhos na Linha 17-Ouro​ 

  

São Paulo, 11 de agosto de 2022 - Para a continuidade das obras de implantação da Linha 17-Ouro do Metrô, a Linha 9-Esmeralda e a Marginal Pinheiros serão bloqueadas parcialmente neste fim de semana. Os trabalhos são para o lançamento das últimas vigas curvas, que demandam o uso de guindastes sobre a via e a linha de trem. 

Na Linha 9-Esmeralda, os trens não vão circular no trecho entre as estações Santo Amaro e Berrini no sábado (13) e no domingo (14), sendo que os demais trechos funcionarão normalmente. Durante a interdição, ônibus do sistema PAESE estarão à disposição para que os passageiros possam continuar a viagem nos dois sentidos, gratuitamente. Na segunda-feira (15), a operação comercial começará às 4h em toda a linha. 

Já na Marginal Pinheiros, a interdição terá início às 22h da sexta-feira (12), na pista expressa sentido Castelo Branco, entre as pontes Transamérica e Otávio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada). A pista será liberada para o tráfego às 4h da segunda-feira (15). Neste período, também vão ser fechadas as alças de descida das pontes Velha João Dias e Edson de Godoy Bueno, sentido pista expressa da Marginal. 

  

ALTERNATIVAS 

Linha 9-Esmeralda: Para percorrer os trechos bloqueados no sábado e domingo, os passageiros poderão usar os ônibus do sistema PAESE, que vão atender as estações Santo Amaro, Granja Julieta, João Dias, Morumbi e Berrini ao longo dos dois dias. 

Na Santo Amaro, o PAESE pode ser acessado pela avenida Padre José Maria, próximo à estação, que vai continuar aberta para o embarque sentido Grajaú ou acesso à Linha 5-Lilás. Já na Berrini, o acesso aos ônibus poderá ser feito na avenida das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), sob a passarela da estação, que também estará aberta para embarque sentido Osasco. 

Marginal Pinheiros: Os motoristas que seguem pela Marginal serão desviados para a pista local. A alternativa ao acesso da Ponte Velha João Dias à Marginal, será a alça da Ponte João Dias para a pista local. Na ponte Edson de Godoy Bueno, a opção será seguir pela alça de acesso à pista local da Marginal. 

Equipes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vão informar e auxiliar os motoristas, enquanto os passageiros da Linha 9-Esmeralda serão orientados pelos colaboradores da ViaMobilidade, concessionária que administra a linha.