31 de maio de 2019

CPTM conclui instalação de borrachões de proteção em plataforma da Estação da Luz



Dispositivo que aumenta segurança dos passageiros será implantado em mais
19 plataformas das estações mais movimentadas

A CPTM concluiu nesta quinta (30/05) a instalação de borrachão de proteção na plataforma 1 da Estação da Luz, utilizada pelos passageiros da Linha 7-Rubi. O dispositivo, já instalado na plataforma 4 (Linha 11- Coral), diminui a distância entre o trem e a plataforma e aumenta a segurança no embarque e desembarque. Cerca de 500 mil passageiros circulam diariamente pela Estação da Luz.

Até abril do ano que vem, mais 19 plataformas das estações mais movimentadas do sistema receberão o dispositivo. São elas: Palmeiras-Barra Funda (7-Rubi), Osasco (8-Diamante), Santo Amaro (9-Esmeralda), Santo André (10-Turquesa), Brás e Tatuapé (11-Coral) e São Miguel Paulista (12-Safira). O investimento desse contrato é de cerca de R$ 7,2 milhões.  A instalação do borrachão nas demais estações da CPTM prosseguirá com um novo cronograma a partir 2020. 

O espaço entre o vão e a plataforma existe em razão do compartilhamento das vias com os trens de carga, que são mais largos que as composições de passageiros. Os borrachões foram projetados para permitir também a passagem dos trens de carga. O desenho foi desenvolvido especialmente para as linhas da CPTM.

A CPTM lembra que os passageiros devem respeitar as regras de segurança no embarque e desembarque em todas as estações, como aguardar o trem na plataforma sem ultrapassar a faixa amarela.

Com informações da CPTM
Foto: Diário da CPTM