30 de março de 2019

CPTM faz testes para ampliar o horário dos trens até Mogi



Nesta sexta a companhia em horários de pico, operou com trens diretos entre Luz e Estudantes

A segunda fase da ampliação dos horários de trens que realizam a viagem completa na Linha 11-Coral, está em fase final de implantação. Com isto, os trens que realizam a viagem entre as estações  Luz e Estudantes sem a necessidade de troca de trem em Guaianases, devem ter seu horário ampliado, inclusive nos horários de pico.

Na última sexta (29), durante a parte da manhã e tarde, os trens partiam todos de Estudantes a Luz sem a necessidade de transferência em Guaianases. A CPTM monitorou a operação para verificar as necessidades operacionais e fazer ajustes para quantos trens e como será a operação para atender a estação de Guaianases que tem alta demanda de passageiros pico da manhã e tarde.

Ainda não há data definida para ampliação dos horários, mas deve ocorrer ainda em Abril deste ano.

Por Willian Moreira
Foto: Diário da CPTM

29 de março de 2019

Linha 13-Jade: Serviço Connect terá o serviço ampliado no próximo dia 2



O serviço que realiza viagens entre as estações Brás e Aeroporto-Guarulhos terá mais horários de partidas.

A CPTM anunciou hoje que o Serviço Connect que faz o trajeto em horários específicos do Aeroporto de Guarulhos até o Brás no centro de São Paulo, a partir do dia 2 de Abril vai ter mais partidas durante todos os dias. No total de segunda a sexta serão 21 partidas e aos sábados 11 partidas.

Outra novidade é que todos os dias inclusive aos Domingos, a meia noite um trem vai partir da estação Aeroporto-Guarulhos para a estação Brás. Os passageiros deste horário podem utilizar os trens do Expresso Leste para chegar até a estação Luz.

Confira abaixo os horários de partidas com a ampliação do serviço:

Segunda a sexta-feira

5h45 - 6h25 - 7h05 - 7h45 - 8h25 - 17h25 - 18h05 - 18h45 - 19h25 - 20h05 e 0h00*

Sábados

5h45 - 6h25 - 7h05 - 7h45 - 8h25 e 0h00*

* Os trens que partem a meia noite, são todos os dias, inclusive aos Domingos, somente no sentido Brás.

Por Willian Moreira
Foto: Diário da CPTM

Obras alteram circulação dos trens da CPTM neste fim de semana

Confira a programação e antecipe a sua viagem

Neste fim de semana, 30 e 31 de março, a CPTM prosseguirá com obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato-Jundiaí)

Domingo: das 6h às 19h, haverá obras de modernização nos equipamentos de via permanente nas proximidades da Estação Francisco Morato. O intervalo médio entre os trens será de 17 minutos entre Luz e Francisco Morato e de 34 minutos de Francisco Morato a Jundiaí. 

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Domingo: das 4h à meia-noite, os serviços serão realizados no sistema de rede aérea entre as estações Carapicuíba e Barueri. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos em toda a linha.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Domingo: das 6h à meia-noite, as obras de modernização ocorrerão no sistema de rede aérea e nos equipamentos de via permanente entre as estações Santo Amaro e Autódromo. Das 8h às 19h, também haverá obras de modernização nos equipamentos de via permanente entre as estações Morumbi e Granja Julieta.

Das 6h às 19h, o intervalo médio entre os trens será de 24 minutos em toda a linha. Das 19h à meia-noite, será de 15 minutos em toda a linha.

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 7h às 18h, os trabalhos serão executados nos equipamentos de via permanente entre as estações Ribeirão Pires “Antônio Bespalec” e Rio Grande da Serra. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos entre Mauá e Rio Grande da Serra. 

Linha 11-Coral (Luz – Estudantes)

Domingo: das 4h à meia-noite, haverá obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Corinthians-Itaquera e Guaianases. Também haverá obras de modernização nos equipamentos de via permanente nas imediações da Estação Poá. O intervalo médio entre os trens será de 15 minutos de Luz a Brás e de 30 minutos de Brás a Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Domingo: das 4h à meia-noite, serão realizadas intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Tatuapé e Engenheiro Goulart. O intervalo médio entre os trens será de 15 minutos em toda a linha. 

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas.  

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Linha 8 e 9 da CPTM devem ser privatizadas ainda este ano



Desejo do Governo do Estado, é privatizar as duas linhas até dezembro e a iniciativa privada deverá realizar os investimentos necessários

Em entrevista concedida ao Jornal Bom Dia SP da TV Globo na manhã desta sexta, o Secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy citou que a intenção do Governo do Estado é privatizar linhas da CPTM. A Linha 8-Diamante e 9-Esmeralda são as primeiras e devem ser privatizadas ainda neste ano.

"A linha 8 e 9 nós temos o projeto de privatiza-las até o final de 2019, colocando para investimentos necessários a ordem de 3 bilhões de reais, para que também seja feita pela iniciativa privada", disse Baldy

Com isto a gestão de João Dória da início a uma de suas promessas de campanha, de privatizar empresas em diferentes setores, não só transportes, mas presídios e portos na baixada santista.

Também há a intenção de conceder a Linha 7-Rubi a iniciativa privada e estender a operação até a cidade Campinas. Existe o projeto, mas sem detalhes sobre como seria feito.

A Linha 8-Diamante conecta o centro de São Paulo a cidade de Itapevi e a Linha 9-Esmeralda, a cidade de Osasco e região da Zona Sul de São Paulo, sendo um importante meio de locomoção para a população da região.

Por Willian Moreira
Foto: Diário da CPTM

28 de março de 2019

Ivan Lima vence reality show de música



Vocalista da Banda Seguranças do Metrô e funcionário da companhia, Ivan venceu cantando a música "Stairway tô Heaven" do Led Zeppelin

O Programa The Four Brasil da TV Record, é um reality show de música, que dá a oportunidade a cantores desconhecidos ou amadores de mostrar seu talento. Ivan Lima é vocalista da Banda dos Seguranças do Metrô de SP, que se apresenta todos os meses em alguma estação.

No programa, o cantor derrotou vários outros cantores em 3 programas e na final com 79,87% dos votos, levou o título da primeira edição e um prêmio de 300 mil reais.

Se você quer ver Ivan cantar ao vivo, a próxima apresentação da Banda dos Seguranças, acontece amanhã dia 29, na estação Tatuapé da Linha 3-Vermelha às 18h.

Por Willian Moreira
Foto: Blad Meneghel/Divulgação

Rio de Janeiro: Trem não consegue parar e bate em poste



Acidente ocorrido na estação Saracuruna na região de Duque de Caixas, deixou um ferido

Um trem da SuperVia, empresa que administra a operação dos trens no Rio, acabou ultrapassando o ponto de parada e atingindo um poste na estação Saracuruna. Segundo informações uma pessoa ficou ferida e precisou ser levada ao hospital.

Passageiros relatam nas redes sociais que o trem teria descarrilado e ou perdido o controle e não conseguiu parar a tempo de evitar o impacto.

É o segundo acidente no Rio em curto espaço de tempo. Um mês atrás, dois trens colidiram na estação São Cristóvão deixando 9 feridos e uma vítima fatal.

As causas do acidente de hoje serão investigadas e a circulação dos trens na região de Saracuruna está interrompida.

Por Willian Moreira
Foto: Reprodução Redes Sociais

Presidente da ViaQuatro e ViaMobilidade recebe medalha da Ordem do Mérito do Transporte


Premiação é concedida pela CNT (Confederação Nacional do Transporte)

Em cerimônia na última quarta-feira, 27, o presidente das concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, Luís Valença, recebeu a Ordem do Mérito do Transporte, a Medalha JK. A premiação foi oferecida a 15 profissionais que se destacaram em 2018 pela prestação de serviços relevantes no setor de transporte, em diferentes modalidades. A Medalha JK é concedida pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) desde 1991.

"Estou muito honrado por ser o representante do setor de transporte de passageiros sobre trilhos nesta cerimônia e por receber a Ordem do Mérito do Transporte da CNT, uma instituição que há mais de duas décadas está na vanguarda ao representar trabalhadores, empresários e agentes do transporte. Essa homenagem nos fortalece no desafio de buscar soluções que favoreçam a mobilidade urbana", diz Valença. A ViaQuatro e a ViaMobilidade são responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4 e 5 de metrô de São Paulo, respectivamente.

Graduado em Matemática, com especialização em Administração de Empresas e extensão em Administração de Tecnologia de Informação, Valença ocupa, desde agosto de 2018, o cargo de presidente das concessionárias. O executivo já exerceu o cargo de gestor de atendimento da CCR AutoBan e de diretor-presidente da CCR EngelogTec e CCR Metrô Bahia.

Após passar pela CCR AutoBan, CCR Actua e CCR EngelogTec, Valença tornou-se diretor presidente da ViaQuatro e ficou no cargo entre 2006 e 2014. À frente da concessionária, foi o responsável pela implantação da primeira Parceria Público-Privada (PPP) do Brasil, a Linha 4-Amarela de metrô. Participou ativamente da contratação e implantação de trens e do sistema de automação integral (driverless), tornando a ViaQuatro pioneira na utilização dessa tecnologia na América Latina para transportar mais de 750 mil passageiros por dia, com altos níveis de satisfação dos clientes.

No intervalo de 2015 a 2018, Valença foi presidente da CCR Metrô Bahia, onde implantou o sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas com a operação de 20 estações, em 29 km de via.

De volta a São Paulo, Valença assumiu em agosto de 2018, o cargo de presidente da ViaQuatro e ViaMobilidade. Segundo o executivo, o atual desafio é desenvolver e aperfeiçoar os modelos de transportes sustentáveis. "As concessionárias trabalham incessantemente para oferecer serviço de qualidade aos passageiros, investem nas melhores tecnologias e estão sempre olhando para o futuro. Temos o compromisso e a missão de desenvolver o transporte de passageiros sobre trilhos no país", finaliza o executivo.


Cerimônia

Além da entrega das medalhas da Ordem do Mérito do Transporte Brasileiro, a solenidade marcou a posse do presidente da Confederação Nacional do Transporte, Vander Costa, e da nova diretora.

Sobre a ViaQuatro:

A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.

Sobre a ViaMobilidade:

A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho em São Paulo. A Linha 5-Lilás é composta por 16 estações e atende a Zona Sul de São Paulo, de Capão Redondo a Chácara Klabin. Ela se integra ao Metrô na Estação Santa Cruz (Linha 1-Azul) e na Estação Chácara Klabin (Linha 2-Verde) e à CPTM (Linha 9-Esmeralda) na Estação Santo Amaro. Já a Linha 17-Ouro, quando concluída pelo Governo do Estado de São Paulo, terá oito paradas entre as estações Morumbi e Jardim Aeroporto, com integrações à Linha 5-Lilás, na futura Estação Campo Belo, e com a Linha 9-Esmeralda da CPTM, na Estação Morumbi.

ViaQuatro / ViaMobilidade

27 de março de 2019

Outra vez: briga de passageiros atrapalha a circulação de trens e causa tumulto



Duas pessoas trocaram socos e chutes dentro de um trem da Linha 11-Coral. Dezenas de pessoas saíram correndo com medo

Na tarde desta terça (26) pouco antes das 16h, uma briga dentro de um trem na Linha 11-Coral, mais uma vez provocou pânico e tumulto nas pessoas presentes no momento. O trem estava chegando a estação Tatuapé e duas pessoas possivelmente embriagadas discutiram e começaram a trocar socos e chutes. Demais passageiros acionaram a segurança da CPTM e botões de emergência. Chegando na estação a equipe de segurança separou os brigões que foram detidos.

Uma senhora e um rapaz com corte na mão, ficaram levemente feridos e não precisaram de atendimento médico. Além disto, algumas pessoas afirmaram que foram furtadas durante a confusão, e seus celulares teriam sido levados. A CPTM não confirmou isto.

Os dois envolvidos foram encaminhados a DELPOM na estação Palmeiras-Barra Funda onde foi elaborado um Boletim de Ocorrência de agressão.

O Diário procurou a CPTM que enviou a seguinte nota abaixo:

"Nesta terça-feira (26/3), por volta das 15h45, ocorreu um desentendimento entre passageiros no interior de um trem da Linha 11-Coral, que seguia sentido Guaianases. A Segurança foi acionada e ao chegar na Estação Tatuapé, os dois passageiros envolvidos na discussão foram desembarcados e encaminhados para o Delpom, onde será registrado o Boletim de Ocorrência."

Por Willian Moreira
Foto: Diário da CPTM (imagem meramente ilustrativa)

26 de março de 2019

Semana passada: discussão em estação causa tumulto



A briga ocorreu na última sexta-feira na transferência da estação Santo Amaro, muitos passageiros saíram correndo

Uma briga no final da tarde na transferência da CPTM para o Metrô na estação Santo Amaro causou um corre corre e gritaria. Segundo informações de pessoas que passavam no momento, dois homens discutiam em no calor do momento, se empurraram derrubando uma grade que divide o fluxo de pessoas. O som da queda da grade, fez com que alguns imaginar que se tratava de tiros. Com isto muitos saíram correndo e se esbarraram. Seguranças da Via Mobilidade chegaram ao local e deram fim a briga.

Nenhum dos envolvidos desejaram fazer um Boletim de Ocorrência, sendo liberados logo a seguir.

Não é o primeiro caso. A cerca de duas semanas uma situação parecia, mas na transferência da Linha 2 para a Linha 4, provocou um corre corre e pessoas ficaram feridas. No episódio de Santo Amaro segundo a companhia, ninguém se machucou.

Procurada pelo Diário, a Via Mobilidade enviou uma nota sobre o ocorrido. Confira abaixo:

"ViaMobilidade, concessionária responsável pela Linha 5-Lilás de metrô de São Paulo, informa que na tarde de hoje (22/3), por volta das 17h15, houve um desentendimento entre dois passageiros durante a transferência entre a Linha 9-Esmeralda da CPTM e 5-Lilás de metrô, ocasionando um princípio de tumulto. A concessionária informa que os Agentes Atendimentos e Segurança foram acionados e atuaram imediatamente, ninguém ficou ferido. Os envolvidos dispensaram o encaminhamento a delegacia."

Por Willian Moreira
Foto: Diário da CPTM

Nova Política de Mobilidade Metropolitana entra em vigor em São Paulo



Governador João Doria promulga lei assinada pelo deputado Bruno Caetano; texto prevê incentivo ao uso de veículos não poluentes, como patinetes e bicicletas compartilhadas

O Governador João Doria promulgou nesta semana a nova Política Estadual de Mobilidade Metropolitana para todas as regiões do Estado. De autoria do deputado estadual Bruno Caetano (PSDB), o projeto de lei foi aprovado pela Assembleia Legislativa e estabelece diretrizes de incentivo ao uso de novos meios de transporte e integração às redes que já atendem municípios das regiões metropolitanas paulistas.

O texto foi publicado no Diário Oficial do Estado e está em vigor desde esta sexta-feira (22). As diretrizes propostas pela nova lei priorizam o uso urbano de meios de transporte não poluentes e que permitem compartilhamento, como patinetes, bicicletas e motonetas. O documento também reconhece a prioridade do transporte coletivo sobre o particular nas regiões metropolitanas.

O objetivo da legislação é aprimorar critérios objetivos de melhoria no transporte urbano, como qualidade, segurança, conforto, rapidez, eficiência, oferta, acessibilidade e redução de custos. Além disso, também incentiva o surgimento de startups e outras empresas de inovação para ampliar o uso de veículos não poluentes e permite parcerias com empresas públicas, como o Metrô.

“Temos buscado maneiras mais eficientes e modernas para administrar os transportes metropolitanos e, consequentemente, aprimorar a mobilidade urbana. Essa nova lei vai nos ajudar no novo modelo de gestão pública que estamos implementando em São Paulo para melhorar o atendimento à população”, destaca o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

A expectativa é que, com a aplicação das novas diretrizes, novos empreendedores da iniciativa privada atuem em conjunto com o poder público para oferecer novas opções de transporte a moradores dos grandes centros paulistas. Outro item abrangido é o cumprimento de requisitos de acessibilidade e de preservação ambiental pelos serviços de transporte que venham a ser criados.

Com informações da Secretaria de Transportes Metropolitanos
Foto: Diario da CPTM (imagem meramente ilustrativa)

23 de março de 2019

Passageiros são assaltados dentro de trem na Linha 12-Safira



Relatos de passageiros informam que uma dupla armada teria roubado passageiros do primeiro carro do trem. Ninguém  foi preso.

Um suposto arrastão ocorreu dentro de um trem da Linha 12-Safira por volta das 22h30 desta última quinta (21). Alguns passageiros enviaram mensagens ao Diário da CPTM, comentando sobre uma dupla criminosa que teria roubado vários passageiros, quando o trem estava entre as estações Jardim Romano e Engenheiro Manoel Feio.

Na estação a dupla que estaria armada, teria fugido em meio ao tumulto de pessoas que correram na plataforma.

"acabou de ter um arrastão na linha 12 da cptm entre jd romano e eng manoel aparentemente um deles estava armado", disse passageiro.

O Diário entrou em contato com a CPTM sobre este fato e a companhia respondeu, informando que houve um roubo e os seguranças da CPTM atenderam o trem na estação Manoel Feio. Uma vítima identificada, mas ela não quis a delegacia fazer Boletim de Ocorrência.

Confira abaixo a nota da companhia:

"Na noite desta quinta-feira, por volta ‪de 22h30, a equipe de Segurança da CPTM recebeu denúncia via SMS de assalto em um trem que seguia pela Linha 12-Safira, nas proximidades da Estação Engenheiro Manoel Feio. Imediatamente, foram destacados agentes para atender a ocorrência. Ao chegarem na Estação Engenheiro Manoel Feio, um passageiro apresentou-se como vítima, porém recusou encaminhamento para registro de Boletim de Ocorrência."

A CPTM tem um número de WhatsApp 99767-7030 e o SMS Denuncia 97150-4949 para informar entre outras coisas, situações como esta.

Por Willian Moreira
Foto: Diário da CPTM

22 de março de 2019

Obras alteram circulação dos trens da CPTM neste fim de semana

 Confira a programação e antecipe a sua viagem

Neste fim de semana, 23 e 24 de março, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) prosseguirá com obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato-Jundiaí)

Domingo: das 4h à meia-noite, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente nas proximidades da Estação Francisco Morato. O intervalo médio entre os trens será de 17 minutos entre Luz e Francisco Morato e de 34 minutos de Francisco Morato a Jundiaí. 

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado: das 21h até o fim da operação comercial, os trabalhos estarão concentrados no sistema de sinalização entre as estações Jardim Belval e Jandira. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos entre as estações Carapicuíba e Itapevi.

Domingo: das 4h à meia-noite, os serviços ocorrerão no sistema de rede aérea entre as estações Jandira e Itapevi. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos entre Barueri e Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, serão realizadas obras de modernização nos equipamentos de via permanente entre as estações Primavera-Interlagos e Grajaú, o intervalo médio dos trens será de 14 minutos em toda a linha. 

Domingo: das 6h à meia-noite, as obras de modernização ocorrerão no sistema de rede aérea e nos equipamentos de via permanente entre as estações Socorro e Autódromo. 

Das 8h às 19h, devido a obras de modernização nos equipamentos de via permanente, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco. Os passageiros que desejarem prosseguir viagem, deverão utilizar a Linha 8-Diamante. 

O intervalo médio entre os trens será de 15 minutos de Pinheiros a Santo Amaro e de 30 minutos nos trechos entre as estações Presidente Altino e Pinheiros e entre Santo Amaro e Grajaú. 

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 7h às 19h, os trabalhos serão executados nos equipamentos de via permanente entre as estações Ribeirão Pires “Antônio Bespalec” e Rio Grande da Serra. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos entre Mauá e Rio Grande da Serra. 

Linha 11-Coral (Luz – Estudantes)

Domingo: das 4h à meia-noite, haverá obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Corinthians-Itaquera e Guaianases e entre as estações Calmon Viana e Suzano. O intervalo médio entre os trens será de 15 minutos de Luz a Brás, de 30 minutos de Brás a Guaianases e de 20 minutos de Guaianases a Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Domingo: das 4h à meia-noite, serão realizadas intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Engenheiro Goulart e USP-Leste. O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos em toda a linha. 

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas.  

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Linha 15-Prata terá operação diferenciada no sábado e no domingo



Com informações do Metrô.

A Linha 15-Prata do monotrilho terá operação diferenciada neste sábado (23) e no domingo (24), das 7h00 às 17 horas. Durante este período, em razão da realização de atividades programadas de manutenção, os trens circularão por uma única via (via singela) entre as estações Vila União e São Lucas. Já entre as estações Vila Prudente e São Lucas, os trens circularão normalmente, por ambas as vias.

Com isso, para realizar o percurso entre as estações Vila Prudente e Vila União, em qualquer um dos sentidos, os usuários deverão desembarcar na estação São Lucas e trocar de composição para prosseguir viagem.

Para informar sobre as alterações programadas, o Metrô emitirá mensagens sonoras pelos sistemas de som das estações e dos trens e colocará cartazes nas estações. Em caso de dúvidas, a Central de Informações do Metrô (0800 770 7722) atende diariamente, das 5h00 à meia-noite.

Um milhão de pessoas foram afetadas pela greve de ônibus na madrugada



SPTrans diz que não sabia da paralisação e foi pega de surpresa. A greve foi um protesto contra a reforma da previdência

Uma paralisação de transporte de ônibus na cidade de São Paulo, pegou todo mundo de surpresa, inclusive a própria SPTrans, que não conseguiu acionar um plano de contingência para evitar os problemas.

Os ônibus ficaram retidos em 33 garagens na cidade, até às 5h da manhã. O motivo foi uma manifestação do sindicato que representa os motoristas e cobradores, contra a reforma da previdência do governo federal. O protesto prejudicou mais de um milhão de pessoas, que chegaram a ficar mais de duas horas em pontos de ônibus aguardando um coletivo.

A SPTrans enviou uma nota sobre o ocorrido. Confira abaixo:

"A SPTrans informa que uma manifestação sindical surpresa atrasou o início da operação em 33 garagens das empresas do subsistema estrutural, nesta sexta-feira. Às 5h46, a frota de coletivos já estava circulando, mas ainda com reflexos no atendimento ao usuário. O serviço está sendo normalizado gradativamente.As operadoras que descumpriram as primeiras partidas programadas, ocasionando intervalos excessivos, serão autuadas pela SPTrans.Ao todo, um milhão de pessoas que utilizam os 3.820 ônibus de 561 linhas foram afetadas, prejudicando também a operação nos 29 terminais municipais. As linhas do subsistema local operam normalmente.A equipe de fiscalização da SPTrans orienta os passageiros nos terminais e permanece monitorando a operação das linhas a fim de auxiliar a população."

O Diário da CPTM foi as ruas e acompanhou no centro de São Paulo a retomada da operação. Contudo, apesar de por volta das 5h já ter ônibus nas ruas, apenas após às sete da manhã que o fluxo de veículos foi normalizando. No centro, os passageiros sentido bairros eram os mais penalizados, uma vez que os ônibus priorizaram o sentido centro e a espera para os veículos no contra fluxo foi maior que o normal. Apesar de manifestações deste tipo em várias categorias, o transporte sobre trilhos não foi afetado por paralisação.

Por Willian Moreira
Foto: Diário da CPTM

21 de março de 2019

Problemas com ar condicionado em trens da Linha 15 geram reclamações



Nos últimos dias às queixas do mau funcionamento do ar condicionado em vários trens foi registrada. Metrô nega problema.

Entre a última terça e quarta-feira, algumas reclamações sobre a ausência do ar condicionado ligado em trens do monotrilho da Linha 15-Prata, foram recebidas pelo Diário da CPTM. Em uma delas o passageiro relata que embarcou em trens diferentes e o mesmo em horários diferentes.

O Diário procurou o Metrô, que negou qualquer problema nos equipamentos dos trens e orienta que usuários que em qualquer desconforto, entre em contato via SMS pelo número 97333-2252 que funcionários verificam o equipamento e em caso de problemas, o trem é levado para manutenção corretiva.

Confira abaixo a nota do Metrô:

"Não há registro de falhas no sistema de ar condicionado nos trens da Linha 15-Prata. Os equipamentos funcionam de forma padronizada com temperatura de 7 graus, em média, abaixo da temperatura externa – até o limite mínimo de 23 graus.

O passageiro pode informar eventual desconforto por meio do SMS (97333-2252), aplicativo Metrô Conecta e pelos perfis oficiais do Metrô no Facebook (facebook.com/metrosp) e Twitter (@metrosp_oficial).

Ao receber uma reclamação, a equipe de manutenção do Metrô realiza as verificações necessárias e, se constatado algum problema, a composição é recolhida para os reparos necessários."

Por Willian Moreira
Foto: Diário da CPTM

Governo do Estado entrega mais dois novos trens para a Linha 7-Rubi



Os trens foram entregues pelo Vice Governador Rodrigo Garcia e autoridades. Os dois trens são da Série 9500

No final da manhã desta quinta-feira (21), o Vice Governador, Rodrigo Garcia e a Prefeita de Francisco Morato, Renata Sene, estiveram na estação da Luz para realizar a entrega de dois novos trens da Série 9500 para a Linha 7-Rubi.

Segundo o Presidente da companhia, Pedro Moro, com a entrega destes dois trens, o trecho principal da Linha 7 agora será composto apenas por trens novos, sem a necessidade dos trens antigos da Série 1700 ainda circularem no trecho entre Luz e Francisco Morato.

Os dois trens da Hyundai Rotem, compõem o lote de 65 trens novos comprados pelo governo, que possuem câmeras de monitoramento, ar condicionado e acessibilidade.

O Deputado Jorge Wilson também esteve presente e junto com a Prefeita de F. Morato, enfatizaram o tratamento dado pelo Governo e o Secretário de Transportes Alexandre Baldy, para a questão da rápida resolução do problema de falta de pagamento a empresa responsável pelas obras da nova estação de Francisco Morato. O Diário da CPTM na última sexta havia dado com exclusividade a informação sobre a falta de pagamento e a paralisação das obras. Segundo o Governo Estadual e a CPTM, o pagamento já foi realizado e as obras retomadas. Vale lembrar que o maquinário pesado e uma parte dos funcionários já haviam sido remanejados de local, ficando uma parte pequena de funcionários na obra.

A estação de Francisco Morato está prevista para o ano de 2021 e contará com todos os requisitos de acessibilidade e seguirá os padrões das novas estações da companhia.

Por Willian Moreira
Foto: Diário da CPTM

20 de março de 2019

CPTM recupera mais de 350 equipamentos danificados pelas chuvas na Linha 10



Os trabalhos foram concluídos no último domingo (17).

A CPTM gastou cerca de R$ 3 milhões para recuperar mais de 350 equipamentos eletrônicos na Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra), que foram danificados durante as chuvas que inundaram grande parte do ABC, no domingo (10/3).

Uma força tarefa conseguiu retomar a operação dos trens em menos de 24 horas, na segunda-feira (11), mas devido a extensão dos danos causados nos sistemas de sinalização e energia, os trabalhos se estenderam até o último domingo (17), quando foram concluídos.

As inundações registradas em vários pontos das linhas provocaram danos à rede aérea, sistemas de alimentação elétrica, via permanente (trilhos), edificações, cinco trens e uma locomotiva. Por isso, ao longo de toda a semana passada, foi necessária a mobilização de cerca de 160 colaboradores da CPTM para recuperar os dispositivos de sinalização, energia e catracas, além da limpeza de diversos pontos dos trilhos, com remoção de entulhos.

A tempestade causou a queda de um poste que atingiu a rede aérea entre as estações Ipiranga e Tamanduateí. Também houve necessidade de escoamento e drenagem da água das chuvas nas regiões afetadas. Como a inundação danificou muitos equipamentos, para recuperá-los, foram adotadas inúmeras estratégias, permitindo a atuação dos técnicos e a circulação dos trens nos dias posteriores aos alagamentos.

Com informações da Cia Paulista de Trens Metropolitano (CPTM)
Foto: Divulgação CPTM

Obras da estação de Francisco Morato serão retomadas essa semana



Segundo a CPTM, as pendências financeiras foram quitadas e os trabalhos retornam ainda essa semana

Os trabalhos no campo de obras da futura estação de Francisco Morato, serão retomados nesta semana, possivelmente ainda nesta quarta. Quem confirma a notícia, é o Presidente da CPTM, Pedro Moro.

Na noite desta terça-feira (19), o Diário da CPTM esteve presente na feira NT Expo, voltada para o transporte ferroviário. Na ocasião, questionamos o Presidente sobre a questão da obra ser parada. O Presidente confirmou que na segunda passada, os recursos financeiros foram liberados e ontem a empresa responsável pela construção foi paga. Sendo assim, hoje os trabalhos devem voltar ao normal e sem prejuízo no cronograma de entrega da estação, que está prevista para ser entregue no ano de 2020.



Por Willian Moreira
Foto: Prefeitura de Francisco Morato

19 de março de 2019

Estações da Linha 5-Lilás recebem campanha de vacinação

Ações programadas para o mês de março visam ampliar a imunização contra febre amarela na capital

A ViaMobilidade, oferecerá aos passageiros vacinação contra febre amarela.

As ações serão realizadas no mês de março, das 14h às 18h, nas estações Hospital São Paulo e Santa Cruz. A iniciativa tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal na cidade, que ainda não alcançou a meta de 95%.

A dose padrão contra a febre amarela é única e faz efeito após 10 dias da aplicação garantindo imunidade para toda a vida, não havendo necessidade de dose de reforço. A vacina está disponível para toda a população e pode ser aplicada em bebês a partir dos nove meses de idade, sendo contraindicada para mulheres que amamentam, pacientes oncológicos, transplantados e que façam uso de medicação que deprima o sistema imunológico (corticóide, radioterapia e quimioterapia).

Para mais informações da campanha, acesse www.prefeitura.sp.gov.br/saude

Serviço

Vacinação contra febre amarela no mês de março

Estação Hospital São Paulo – 19, 20 e 21, das 14h às 18h

Estação Santa Cruz – 26, 27 e 28, das 14h às 18h

ViaMobilidade

18 de março de 2019

Governo do Estado se pronuncia sobre a paralisação das obras da estação de Francisco Morato



Em nota enviada ao Diário da CPTM, a Secretaria de Transportes e da Fazenda, alegam uma "frustração" das receitas orçamentárias deste ano, que impactaram na execução de obras em andamento.

O Diário da CPTM noticiou com exclusividade na última sexta-feira (15), a paralisação das obras de Francisco Morato por um período de 120 dias, em razão da falta de recursos financeiros.

Nós procuramos a Prefeitura de Francisco Morato e o Governo do Estado, pedindo explicações sobre o caso.

A Prefeitura da cidade de Francisco Morato, alegou que foi pega de surpresa e que irá cobrar do Governo a continuidade das obras. Já a Secretaria da Fazenda e Planejamento e a Secretaria de Transportes Metropolitanos, disseram que diante da surpresa do orçamento deste ano, onde o valor é menor do esperado. O Governo se viu obrigado a fazer um plano de contenção de despesas no valor de R$ 10 bilhões, para que recursos de outros setores não fossem afetados. Diante disto, a gestão João Dória está em tratativas para obter a liberação mais breve possível dos recursos necessários para a continuidade das obras da estação e de outras obras do setor.

Na sexta-feira, a construtora responsável pelo empreendimento, promoveu a desmobilização nos trabalhos no local da futura estação, onde o maquinário pesado já foi retirado e alguns trabalhadores permanecem no local, executando trabalhos menores e mantém o local "ativo".

A previsão do Governo é que após a liberação dos recursos e balanceamento das contas, obras devam ser retomadas para que finalmente os cidadãos de Francisco Morato, possam ter a tão esperada nova estação da CPTM.

O Diário da CPTM ressalta o compromisso com a verdade. Todas as notícias aqui publicadas sempre é dado o espaço para as empresas estatais e privadas se manifestarem sobre cada questão. O nosso compromisso sempre será com a informação verdadeira e de qualidade.

Confira abaixo a nota do Governo do Estado de São Paulo, enviada ao Diário:

"As secretarias da Fazenda e Planejamento e de Transportes Metropolitanos estão em tratativas para liberação dos recursos necessários para os pagamentos às empresas responsáveis pelas obras.

É importante esclarecer que diante da frustração de receita/arrecadação, superestimada pela gestão anterior, o Governo do Estado, que completa 80 dias esta semana, se viu obrigado a fazer um contingenciamento de R$ 10 bilhões. O Orçamento de 2019, respeitando o prazo legal, foi enviado à ALESP em 30 de setembro de 2018 e a elaboração seguiu os parâmetros econômicos vigentes à época.

O contingenciamento, adotado pelo Poder Executivo e que preservou despesas essenciais à população (saúde, educação e segurança pública), é uma medida preventiva de gestão para manter o equilíbrio entre receitas e despesas e pode ser flexibilizado na medida em que o Governo apura as receitas arrecadadas, ou consegue substituir, no caso de obras, a fonte do Tesouro por fonte de operação de crédito."

Por Willian Moreira
Foto: Diário da CPTM

15 de março de 2019

Estação de Francisco Morato tem obras de construção paralisadas



Suposto motivo seria falta de recursos financeiros para continuidade da obra

O Diário da CPTM teve acesso através de uma fonte, que as obras de construção da nova estação de Francisco Morato, da Linha 7-Rubi serão paralisadas por um tempo de no mínimo 120 dias. O principal motivo, supostamente seria a falta de recursos financeiros da construtora e do Governo do Estado para continuidade da obra.

O fato além de pegar todos de surpresa, vai de contra a própria promessa do Governador João Doria, de concluir todas as obras de Metrô e CPTM que já estivessem em andamento, para depois planejar novas linhas e estações. Vale lembrar que hoje mesmo, o governador anunciou a construção de uma nova estação na Linha 9-Esmeralda, que seria sem dinheiro público.

Os moradores de Francisco Morato esperam a mais de 7 anos por uma nova estação. Prevista para 2020, a nova estação deve atrasar ainda mais, podendo chegar a 10 anos a chamada estação provisória.

Procurados pelo Diário, a CPTM e a Prefeitura de Francisco Morato, não responderam nosso questionamento, sobre a paralisação da obra.

Por Willian Moreira
Foto: Diário da CPTM

Obras alteram circulação dos trens da CPTM neste fim de semana


Confira a programação e antecipe a sua viagem

Neste fim de semana, 16 e 17 de março, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) retomará as obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato-Jundiaí)

Domingo: das 6h às 19h, serão realizadas obras de modernização nos equipamentos de via permanente nas proximidades da Estação Francisco Morato. O intervalo médio entre os trens será de 17 minutos entre Luz e Francisco Morato e de 34 minutos de Francisco Morato a Jundiaí. 


Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado: das 21h até o fim da operação comercial, haverá intervenções no sistema de sinalização entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Lapa. O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos em toda a linha.

Domingo: das 4h à meia-noite, os serviços ocorrerão no sistema de rede aérea entre as estações Carapicuíba e Barueri e, das 7h às 19h, entre as estações Comandante Sampaio e Osasco. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos em toda a linha.


Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, em razão de obras de modernização nos equipamentos de via permanente nas imediações da Estação Autódromo, o intervalo médio dos trens será de 15 minutos em toda a linha. 

Domingo: das 7h às 19h, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco para a realização de obras nos equipamentos de via permanente. Os passageiros que desejarem prosseguir viagem, deverão utilizar a Linha 8-Diamante. 

Das 6h à meia-noite, haverá obras de modernização no sistema de rede aérea e nos equipamentos de via permanente entre as estações Socorro e Grajaú. O intervalo médio dos trens será de 27 minutos entre as estações Presidente Altino e Grajaú.


Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 7h às 19h, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de via permanente entre as estações Juventus-Mooca e Tamanduateí. O intervalo médio entre os trens será de 17 minutos em toda a linha. 


Linha 11-Coral (Luz – Estudantes)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, serão realizadas obras de modernização nos equipamentos de via permanente entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos entre Luz e Estudantes.

Domingo: das 4h às 7h, prosseguem as obras de modernização nos equipamentos de via permanente entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos entre Luz e Estudantes.

Das 7h à meia-noite, as obras de modernização ocorrerão no sistema de rede aérea entre as estações Corinthians-Itaquera e Guaianases. O intervalo médio entre os trens será de 15 minutos de Luz a Brás e de 30 minutos de Brás a Estudantes.


Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Sábado e Domingo: das 20h de sábado até meia-noite de domingo, serão realizadas intervenções no sistema de rede aérea entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino e na região da Estação Aracaré. O intervalo médio entre os trens será de 35 minutos em toda a linha.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas.  

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

14 de março de 2019

11 pessoas tiveram ferimentos leves após confusão na Linha 4-Amarela essa manhã



Ao todo vinte pessoas precisaram de atendimento médico por causa do tumulto na transferência entre as estações Paulista e Consolação

Um tumulto ocorrido às 7h06 da manhã desta quinta-feira, 14, na transferência da Linha 2-Verde para a Linha 4-Amarela na região da Paulista. O motivo teria sido um medo causado por alguns passageiros confundirem o som da queda de uma cadeira de rodas, com o barulho de tiros. Pessoas correram e segundo relatos nas redes sociais, algumas chegaram a ser pisoteadas.

Segundo a Via Quatro, uma cadeira de rodas acabou travando na esteira que está no túnel da transferência das estações Consolação e Paulista, e o som provocado causou um tumulto. Na mesma nota, é informado que 20 pessoas precisaram de atendimento, sendo que 9 estavam em pânico e foram liberadas após se acalmarem, e 11 pessoas ficaram com ferimentos leves, sendo atendidas em estações da Linha 4.

A operação comercial e circulação dos trens neste período não sofreram alterações, tanto na Linha 4, como na Linha 2-Verde.

Confirma abaixo a nota enviada ao Diário da CPTM, pela concessionária:

"A ViaQuatro informa que, entre 7h06 e 7h09 da manhã de hoje, 14, houve um princípio de tumulto em razão do barulho causado por uma cadeira de rodas que travou na esteira rolante durante a transferência entre as linhas 2-Verde e 4-Amarela. A concessionária informa que realizou o atendimento a 20 usuários, 11 deles com ferimentos leves e nove com crise nervosa, estes últimos liberados após se acalmarem."

Por Willian Moreira
Foto: Diário da CPTM

12 de março de 2019

Consórcio ViaMobilidade – Linha 15 vence leilão de concessão da linha 15-Prata

Formado pela CCR e pela RuasInvest Participações, grupo apresentou oferta de R$ 160 milhões para administrar o ramal pelo período de 20 anos

O Consórcio ViaMobilidade - Linha 15, formado pela CCR e pela RuasInvest Participações, venceu a licitação de concessão da linha 15-Prata de monotrilho no leilão realizado na tarde da última segunda-feira na sede da B3 (antiga BM&FBovespa). O grupo ofertou o lance de R$ 160 milhões, o que representa ágio de 0,59% sobre o valor de outorga mínimo atualizado de R$ 159 milhões, conforme definido no edital.

A operação e manutenção da linha 15, atualmente administrada pelo Metrô de São Paulo, serão concedidas ao grupo pelo período de 20 anos. O valor do contrato é estimado em R$ 4,7 bilhões, o que corresponde à soma das receitas tarifárias de remuneração e de receitas não operacionais, como exploração comercial de espaços livres nas estações. Ao longo de todo o prazo da concessão, o concessionário deve investir R$ 345 milhões no ramal.

“O nosso Governo em São Paulo é um governo liberal, que aposta na livre iniciativa e que acredita que programas de concessões, parcerias público-privadas e privatizações melhoram a condição e a qualidade do serviço público. Quando falamos em transporte público falamos em atendimento à população mais carente do nosso Estado e em especial aqui da Região Metropolitana de São Paulo. Parabéns à CCR por ter acreditado e apostado em São Paulo e no Brasil”, declarou o governador João Doria.

“O monotrilho é um transporte de massa de qualidade e a concessão da operação da linha 15-Prata é importante principalmente para os moradores da zona leste. Até dezembro vamos entregar mais quatro estações para ampliar o acesso ao transporte sobre trilhos”, destacou o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

O trecho a ser concedido terá 11 estações de Vila Prudente a Jardim Colonial: Vila Prudente, Oratório, São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta, São Mateus e Jardim Colonial. A concessão está dividida em duas fases, sendo a primeira de Vila Planalto a São Mateus e a segunda até Jardim Colonial, cuja previsão de operação está programada para o segundo semestre de 2021. No total serão mais de 15 km de vias elevadas e áreas reurbanizadas com implantação de ciclovia e vegetação sob a estrutura elevada do monotrilho, inclusive sob as estações, localizada nos canteiros centrais.

“O grande diferencial da CCR é a gestão. Sempre buscamos bons profissionais para gerir nossos negócios e termos excelência operacional. Ao vencermos a licitação das linhas 5 e 17, pesquisamos e estudamos profundamente o sistema de monotrilho e contratamos os melhores especialistas para que estivéssemos preparados para novas conquistas neste modal. É um projeto desafiador, mas estamos preparados”, pontuou o presidente da CCR Mobilidade, Ítalo Roppa.

Linha 15-Prata – Com tecnologia de monotrilho, a linha 15 iniciou sua operação em agosto de 2014 entre as estações Vila Prudente e Oratório, com 2,9 km de extensão, contando com o pátio de manutenção e estacionamento de trens. Em abril do ano passado, foram entregues as estações São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União em mais 5,5 quilômetros de trilhos. Está prevista até o final deste ano a entrega das demais estações, cujas obras complementares estão em fase final de contratação. Ao todo, o Governo do Estado investe R$ 5,2 bilhões na construção do ramal. O ativo investido na implantação da linha e na aquisição de trens não está incluso na concessão.

A demanda estimada para a linha completa é de 405.460 mil passageiros por dia, fazendo interligação com a rede metroferroviária pela linha 2-Verde do Metrô, na estação Vila Prudente, e com três terminais integrados de ônibus, Vila Prudente, Sapopemba (da SPTrans) e o terminal São Mateus do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus/Jabaquara), gerenciado pela EMTU/SP.

11 de março de 2019

Descarrilamento deixou Linha 7-Rubi interrompida



Incidente ocorrido na tarde de sábado paralisou a circulação em parte da linha

Um descarrilamento com um trem da Série 9500 da CPTM quase chegando na estação de Francisco Morato, prejudicou a volta para casa dos passageiros da Linha 7-Rubi no final da tarde deste sábado (09).

Definido pela CPTM como um leve descarrilamento, o incidente não deixou feridos e somente o primeiro carro do trem acabou saindo dos trilhos. Por causa disto, a circulação ficou interrompida das 18h até às 21h20, entre as estações Franco da Rocha e Francisco Morato. A CPTM acionou os ônibus do sistema PAESE, que segundo relatos de passageiros, demorou mais de duas horas para chegar.

Na estação de Franco da Rocha, a demora por uma ação da CPTM e da chegada dos ônibus, gerou um tumulto onde parte da estação foi depredada.

Segundo a companhia, às 21h30 do sábado a circulação foi retomada por uma das vias e pouco após a meia noite, o trem foi recolocado nos trilhos e removido ao pátio. Às quatro horas da manhã deste domingo (10), a circulação já estava normalizada.

Vale lembrar que não é a primeira vez que um descarrilamento ocorre no mesmo local. A menos de dois anos, um trem de carga descarrilou no mesmo local, prejudicando a circulação por dois dias.

Procurada pelo Diário, a CPTM enviou uma nota sobre o ocorrido. Confira abaixo:

"Por volta de 17h40 deste sábado, um trem da Linha 7 Rubi, sofreu leve descarrilamento no primeiro vagão quando chegava na Estação Francisco Morato sem colocar em risco a integridade de nenhum cidadão. Os passageiros foram auxiliados no desembarque e dirigidos paraa plataforma da estação. As duas vias ficaram interditadas e foi acionado o sistema Paese para transporte dos passageiros não ser prejudicado (com ônibus gratuitos) entre as estações Franco da Rocha e Francisco Morato.

Às 21h30 o trem foi encarrilado e seguiu para a manutenção. Com uma das vias liberadas, a circulação entrou em processo de normalização."


Por Willian Moreira
Foto: Reprodução Redes sociais

10 de março de 2019

Estação de Franco da Rocha é depredada



Insatisfeito com a falta de trens, alguns passageiros depredaram parte da estação

Um tumulto no começo da noite deste sábado (09) na estação de Franco da Rocha, deixou a estação com uma parte danificada, resultado de vandalismo. O motivo foi a falta de trens entre Franco da Rocha e Francisco Morato, após um descarrilamento de trem que interrompeu a circulação neste trecho.

Um grupo de passageiros quebrou vidros da estação, extintores, além ameaçarem funcionários da estação de agressão. Pouco depois com a chegada de seguranças os ânimos se acalmaram.

Neste domingo, funcionários limpavam o local do tumulto, mas os vidros quebrados ainda estavam no local.

Por Willian Moreira
Foto: Reprodução Redes Sociais

8 de março de 2019

​CPTM terá operação especial no fim de semana Pós-Carnaval

Estação Francisco Morato 

 Intervalo médio dos trens será de oito minutos em todas as linhas, exceto a 13-Jade

No fim de semana Pós-Carnaval (9 e 10 de março), a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) também terá operação especial nas suas linhas para atender os passageiros que se deslocarão aos locais de desfiles de blocos.


O intervalo médio dos trens será de 8 minutos em todas as linhas, exceto a 13-Jade. Além disso, haverá até 3 composições reservas de prontidão em cada linha para entrar em operação caso haja aumento de demanda. Também aumentará em mais de 70% o número de funcionários da segurança nas estações de integração com o Metrô e nas estações mais próximas dos desfiles de blocos carnavalescos.

Para agilizar o embarque após o fim da apresentação dos blocos, a CPTM recomenda aos passageiros a compra antecipada dos bilhetes, preferencialmente com dinheiro trocado. Vale ressaltar que é proibido fumar e consumir bebidas alcóolicas no interior do sistema (trens e estações).

Mais passageiros transportados

Neste Carnaval, o número de passageiros transportados pela CPTM aumentou 5,2% em relação ao feriado do ano passado. Considerando o período de sexta a terça, 8.381.204 usaram as linhas da Companhia neste ano. Em 2018, foram 7.963.017.

Para atender os foliões com segurança e conforto, a CPTM também ampliou o número de funcionários de estação e de segurança e diminuiu o intervalo entre os trens durante o feriado e no fim de semana Pré-Carnaval.


CPTM 

Mês das mulheres: Linha 5-Lilás conta com 16 operadoras de trens



A Linha 5-Lilás transporta diariamente mais de 500 mil passageiros com segurança e conforto. Entre os condutores que levam e trazem milhares de pessoas, há 16 mulheres que seguiram seus sonhos de operar um trem e fazem parte do quadro de colaboradores da ViaMobilidade.

São 16 operadoras, com idades entre 19 e 35 anos e os mais dos mais variados perfis. Além da enorme responsabilidade de transportar em média 1,5 mil pessoas com segurança por trem, sendo a interface com o Centro de Controle Operacional e conduzindo com maestria a alta tecnologia dos equipamentos metroferroviários.

Para atuar, as colaboradoras passam por um treinamento de 60 dias, que inclui parte teórica e prática, e depois vão para a operação assistida por três semanas, acompanhadas por um profissional mais experiente.

“Operar um trem pra mim é uma experiência incrível! Transportar diariamente milhares de pessoas, onde a maioria está indo atrás de seus sonhos, é uma responsabilidade e tanto, e temos que nos atentar para que qualquer falha que ocorra no trem não impeça nossos passageiros de chegar ao seu destino no horário adequado”, afirma Mitt, uma das condutoras.

Um dos responsáveis pelo treinamento das colaboradoras, o supervisor de Tráfego, Raphael Comitre elogia a postura e comprometimento da equipe. “Diria que o treinamento de operador de trem, apesar de ter aulas práticas onde é necessário aplicar força e se sujar, não existe distinção de sexo. Mulheres muitas vezes delicadas demonstram garra no desafio que encaram fazer. E a maioria delas nunca trabalhou na área”, afirma.

Texto e foto: Divulgação Via Mobilidade

7 de março de 2019

Sindicato denuncia leilão de linha do metrô com vencedor já definido



Segundo o Sindicato dos Metroviários, a empresa CCR que já administra a Linha 4 e 5 do Metrô, seria a vencedora

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo, convocou uma coletiva de imprensa para às três horas da tarde desta quinta (07), para fazer a revelação da empresa que vai vencer o leilão da concessão a iniciativa privada, da Linha 15-Prata do metrô. A diretoria do sindicato afirma que apesar de o leilão ocorrer no próximo dia 11, a empresa CCR que já é responsável pela operação da Linha 4-Amarela e Linha 5-Lilás, é a vencedora e na coletiva de hora, eles vão relevar isto, para provar que o leilão é apenas uma figuração e que o Governo do Estado estaria "doando" mais uma linha do metrô para a empresa privada.

Confira abaixo parte do comunicado a imprensa:

"Para demonstrar que a entrega da Linha 15-Prata do monotrilho à iniciativa privada é um processo de cartas marcadas, a diretoria do Sindicato dos Metroviários vai antecipar a "vencedora" do leilão que está marcado para 11/3.

Assim como aconteceu no leilão das Linhas 5-Lilás e 17-Ouro, a CCR receberá mais uma "doação" governo estadual, desta vez sob o comando de João Doria (PSDB). Para a diretoria do Sindicato dos Metroviários de SP trata-se de mais entrega de patrimônio público, privilegiando os grandes empresários e prejudicando a população."

Por Willian Moreira
Foto: Diário da CPTM

6 de março de 2019

Briga na estação Grajaú da CPTM termina com uma pessoa ferida



Agresssor usou uma faca para ferir a vítima e o crime pode ter sido passional

Uma briga entre dois homens acabou um deles ferido por golpes de faca. Segundo informações da página no Facebook Grajaú Tem, o agressor seria ex marido da namorada da vítima.

O crime aconteceu junto aos bloqueios da estação Grajaú da Linha 9-Esmeralda, próximo das oito da noite desta terça, dia 5, em meio a várias pessoas que passavam pelo local.

O suspeito foi preso pela PM e conduzido a DELPOM na estação Palmeiras-Barra Funda. O local ficou isolado essa manhã, para a perícia. Isto acabou por diminuir o número de bloqueios para embarque, gerando grandes filas no horário de pico da manhã.

Procurada pelo Diário, a CPTM enviou a seguinte nota abaixo:

"A área da briga na Estação Grajaú foi bloqueada até a liberação pela perícia  policial. Por isso, até as 10h30 desta quarta, só dois bloqueios estavam funcionando. A CPTM reforçou a equipe na estação para auxiliar os passageiros."

Por Willian Moreira

Com informações da página Grajaú Tem
Foto: Reprodução Facebook - Grajaú Tem

5 de março de 2019

Homem cai de escada rolante na estação Paulista e fica ferido



Apos se debruçar na escada o jovem caiu de um andar para o outro

Um homem ficou gravemente ferido após cair de uma escada rolante na estação Paulista da Linha 4-Amarela, no último dia 2 de Março, sábado.

Segundo imagens que o Diário da CPTM teve acesso através de redes sociais, mas não podem ser vinculadas, é possível ver o momento em que o homem aparentemente vai fazer uma brincadeira de se apoiar deitado no corrimão da escada rolante e neste momento acaba caindo de um andar para o outro.

Procurada pelo Diário a Via Quatro, concessionária que administra a Linha 4, informou que a vítima foi atendida prontamente e encaminhada a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. O estado de saúde e identidade não foram reveladas.

Confira abaixo a nota da Via Quatro sobre o acidente:

"A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, informa que no sábado, 02 de março, um usuário se projetou pelo lado de fora da escada rolante, na Estação Paulista, e caiu de um nível para o outro da estação. O passageiro recebeu os primeiros socorros dos agentes da Estação e foi encaminhado à Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. A ViaQuatro ainda reforça que não autorizou a veiculação das imagens e tomará as providências cabíveis.

A concessionária reitera que atua na prevenção de acidentes por meio de campanhas de segurança, que visam orientar passageiros a seguirem regras, como usar sempre o corrimão e não correr nas escadas rolantes e fixas."

Por Willian Moreira
Foto: Diário da CPTM

3 de março de 2019

Estações do Metrô fecham durante a chuva e foliões ficam na rua



As estações República e Anhangabaú tiveram as portas fechadas para controle de fluxo e isto gerou confusão

A forte chuva que atingiu a capital paulista no final para o começo da noite deste sábado, alterou o funcionamento de duas estações da Linha 3-Vermelha do metrô, e isto gerou confusão.

As estações Anhangabaú e República fecharam durante a chuva e segundo relatos mas redes sociais de pessoas que iam embarcar, os portões foram fechados durante a chuva. Com isto houve uma grande aglomeração de pessoas querendo embarcar e a Polícia Militar na estação Anhangabaú realizava o controle do fluxo de pessoas, o que não foi suficiente para evitar empurrões e algumas pessoas se machucando, já que nesta hora acabava um grande bloco de carnaval na região do Teatro Municipal o que levou mais de 20 mil pessoas de uma só vez para as duas estações, fugindo também da chuva.

Confira alguns relatos sobre o ocorrido, mencionados no Twitter:

"Metrô tá um absurdo no centro, impossível de entrar no Anhangabau e na República. Tive que pegar uber pra Liberdade e pegar metrô lá." @pipemslean

"alguém tem alguma ideia de por quê o metrô república e o anhangabaú estavam fechados em pleno carnaval quando metade da população ta concentrado no centro e querendo ir pra casa pra fugir do DILÚVIO?." @anabcmartins

"Gostaria de agradecer ao @metrosp_oficial por ter fechado todas as entradas do metrô república enquanto as pessoas tomavam chuva e não tinham como ir embora pra casa..." @juliano_mn


Até o fechamento desta matéria às 09:30 da manhã deste domingo, o Metrô não havia se posicionado oficialmente sobre as queixas.

Por Willian Moreira
Foto: Reprodução Twitter Folha de São Paulo

1 de março de 2019

CPTM terá operação especial no feriado de Carnaval



  Intervalo médio dos trens será de oito minutos em todas as linhas, exceto a 13-Jade

Durante o feriado de Carnaval (entre os dias 2 e 5 de março), a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) terá operação especial nas suas linhas para atender os passageiros que se deslocarão aos locais de desfiles de blocos.

O intervalo médio dos trens será de 8 minutos em todas as linhas, exceto a 13-Jade. Além disso, haverá até 3 composições reservas de prontidão em cada linha para entrar em operação caso haja aumento de demanda. Também aumentará em mais de 70% o número de funcionários da segurança nas estações de integração com o Metrô e nas estações mais próximas dos desfiles de blocos carnavalescos.

Para agilizar o embarque após o fim da apresentação dos blocos, a CPTM recomenda aos passageiros a compra antecipada dos bilhetes, preferencialmente com dinheiro trocado. Vale ressaltar que é proibido fumar e consumir bebidas alcóolicas no interior do sistema (trens e estações).

Para que a folia seja proveitosa, há algumas regras de cidadania fáceis de cumprir e que tornarão a viagem muito mais tranquila. Confira e propague essas dicas:
 
Respeitar o uso preferencial dos elevadores

Respeitar o embarque preferencial

Respeitar o uso do assento preferencial

Nas escadas rolantes, deixe a esquerda livre

Não jogar lixo nas estações e trens

Não colocar o pé no banco

Não carregar grandes volumes

Colaborar com o embarque organizado
Respeitar as filas (bilheterias / embarque / plataforma)

Respeitar e atender as orientações dos funcionários

Deixar as pessoas saírem do trem antes de tentar entrar

Dar passagem para outras pessoas, caso não vá embarcar

Ao embarcar, se dirigir ao corredor

Não empurrar no momento do embarque e desembarque

Não segurar as portas do trem

Usar fones de ouvido quando escuta música

Respeitar o regulamento para ciclistas

Dar prioridade aos demais passageiros quando embarcar com bicicleta


CPTM  

Mudanças no Bilhete Único começam a valer hoje



Confira abaixo, o que muda com as novas regras de uso

As novas regras de uso do Bilhete Único começam a valer hoje, sexta dia 1°. A principal mudança será no Bilhete Único da modalidade de Vale Transporte. Antes você podia em duas horas até quatro viagens, e agora a regra é de três horas de uso com duas viagens, podendo ser dois ônibus ou um ônibus e um trem ou Metrô.

Os demais bilhetes como o Comum, Especial e Estudantes não tiveram alterações, com exceção da validade dos créditos no bilhete comum que era de cinco anos, passa agora a ser de um ano de validade.

O valor da integração entre modais de trilhos (CPTM e Metrô) e Ônibus continuam o mesmo preço, assim como a tarifa vigente continua a ser de R$ 4,30.

Outra novidade é que em até 90 dias, o Bilhete Único poderá ser usado para pagar aluguel de patinetes e bicicletas via aplicativo e para pagar também, corridas de táxi e viagens de transporte individual.

Por Willian Moreira
Foto: Diário da CPTM