26 de fevereiro de 2019
Após forte chuva de ontem a CPTM ainda tem problemas
Linha 7-Rubi apresenta problemas a mais de 11 horas
A forte chuva que atingiu a região metropolitana de São Paulo no final da tarde e começo da noite desta segunda-feira (25), afetou a circulação dos trens da CPTM.
Na Linha 12-Safira, a chuva deixou a circulação dos trens com intervalos maiores em toda a linha e na Linha 7-Rubi, um problema no sistema de sinalização entre as estações Caieiras e Jundiaí, afetou toda a linha no começo da noite.
Relatos de passageiros mostram um certo descaso e ou falta de planejamento para agir em situações de problemas. Um passageiro nos informou que embarcou na estação Palmeiras-Barra Funda às 19:30 e chegou em Francisco Morato apenas às 21:20, com trechos onde os trens não passavam de 10 km/h. Na extensão entre as estações Francisco Morato e Jundiaí, um trecho que tem problemas rotineiros e partes que ainda precisam ser modernizadas, um passageiro embarcou às 22:37 em Francisco Morato e chegou em Jundiaí apenas às 01:28 da manhã. Três horas dentro de um trem para um trajeto de em média 30 minutos.
É complicado definir o culpado, mas não é de hoje que falta de informação e uma certa passividade do centro de operações dos trens da CPTM em agir de forma mais rapida e eficaz para resolver os problemas, tem ficado evidente. Outra passageiros informaram que no período de problemas na linha 7, a falta de informação clara tanto em estaçõe, como nos trens era ausente.
Até o fechamento desta matéria (06h), a Linha 7 ainda opera com alterações na extensão, em razão de falha no sistema de energia.
Por Willian Moreira
Foto: Lucas Malek