O Metrô e a concessionária ViaQuatro, que opera a Linha 4-Amarela, aproveitarão os feriados de Proclamação da República e Consciência Negra (de 15/11 até o início da operação comercial do dia 21 às 4h40) para realizar obras que vão ampliar e melhorar o fluxo, além de otimizar a circulação e reduzir o tempo gasto pelos passageiros na transferência entre as estações Consolação (Linha 2-Verde) e Paulista (Linha 4-Amarela).
Com a entrada em operação das novas estações Santa Cruz e Chácara Klabin, da Linha 5-Lilás, a rede de metrô da cidade ganhou novos pontos de transferência, o que tornou tanto possível quanto necessária a realização da remoção de 4 esteiras de descida das 6 esteiras da ligação entre as estações Consolação (Linha-2 Verde) e Paulista (Linha-4 Amarela).
Somente nos últimos 14 meses, foram inauguradas 16 novas estações, de três linhas, o que gera nova demanda na transferência. Essa nova expectativa de fluxo no sistema decorre especialmente da entrada em serviço das três estações da própria Linha 4-Amarela Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire e São Paulo-Morumbi, além das nove da Linha 5-Lilás (Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin), e mais quatro na Linha 15-Prata (São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União), que juntas adicionam cerca de 500 mil passageiros diariamente em toda a rede.
Assim, a ViaQuatro será responsável pela remoção das esteiras rolantes de descida, após avaliação conjunta com o Metrô, de que isto permitirá a ampliação da capacidade dos túneis, que não serão fechados aos usuários durante a realização do serviço. As duas passagens receberão mais fluxo por hora no pico, distribuindo melhor as pessoas ao longo dos 104 metros de comprimento e 7,7 metros de largura.
Entre os benefícios esperados ao final do projeto estão não só a distribuição mais uniforme dos usuários pelo espaço disponível, como a redução do tempo de percurso no pico da tarde, que cairá de 520 segundos para 300 segundos.
Depois de pronta, a obra trará um ganho de 30% de tempo na transferência. Dessa forma, a Linha 2-Verde passará a poder contar também com mais trens no horário de pico da tarde no “carrossel”.
As esteiras de subida permanecerão no local onde estão – no sentido Paulista/Consolação – para atender pessoas com mobilidade reduzida, idosos, gestantes etc.
As esteiras retiradas serão reaproveitadas na estação Clínicas da própria Linha 2-Verde ao longo de 2019, sem qualquer custo para o Metrô, onde serão úteis para ajudar o deslocamento dos usuários que seguem em direção ao Hospital das Clínicas, muitos deles idosos, deficientes e gestantes procurando atendimento médico.
Metrô
Com a entrada em operação das novas estações Santa Cruz e Chácara Klabin, da Linha 5-Lilás, a rede de metrô da cidade ganhou novos pontos de transferência, o que tornou tanto possível quanto necessária a realização da remoção de 4 esteiras de descida das 6 esteiras da ligação entre as estações Consolação (Linha-2 Verde) e Paulista (Linha-4 Amarela).
Somente nos últimos 14 meses, foram inauguradas 16 novas estações, de três linhas, o que gera nova demanda na transferência. Essa nova expectativa de fluxo no sistema decorre especialmente da entrada em serviço das três estações da própria Linha 4-Amarela Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire e São Paulo-Morumbi, além das nove da Linha 5-Lilás (Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin), e mais quatro na Linha 15-Prata (São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União), que juntas adicionam cerca de 500 mil passageiros diariamente em toda a rede.
Assim, a ViaQuatro será responsável pela remoção das esteiras rolantes de descida, após avaliação conjunta com o Metrô, de que isto permitirá a ampliação da capacidade dos túneis, que não serão fechados aos usuários durante a realização do serviço. As duas passagens receberão mais fluxo por hora no pico, distribuindo melhor as pessoas ao longo dos 104 metros de comprimento e 7,7 metros de largura.
Entre os benefícios esperados ao final do projeto estão não só a distribuição mais uniforme dos usuários pelo espaço disponível, como a redução do tempo de percurso no pico da tarde, que cairá de 520 segundos para 300 segundos.
Depois de pronta, a obra trará um ganho de 30% de tempo na transferência. Dessa forma, a Linha 2-Verde passará a poder contar também com mais trens no horário de pico da tarde no “carrossel”.
As esteiras de subida permanecerão no local onde estão – no sentido Paulista/Consolação – para atender pessoas com mobilidade reduzida, idosos, gestantes etc.
As esteiras retiradas serão reaproveitadas na estação Clínicas da própria Linha 2-Verde ao longo de 2019, sem qualquer custo para o Metrô, onde serão úteis para ajudar o deslocamento dos usuários que seguem em direção ao Hospital das Clínicas, muitos deles idosos, deficientes e gestantes procurando atendimento médico.
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