Confira a programação e antecipe sua viagem
Neste fim de semana, 21 e 22 de abril, por conta do feriado de Tiradentes, a CPTM intensificará as obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e planeje sua viagem:
Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)
Sábado e domingo: das 20h30 de sábado até a meia-noite de domingo, serão realizadas obras de modernização no sistema de rede aérea e intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Jaraguá e Vila Aurora. O intervalo médio dos trens será de 17 minutos de Luz a Pirituba e de 34 minutos de Pirituba a Francisco Morato.
Domingo: das 13h à meia-noite, também haverá serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Agua Branca e Lapa. Por esse motivo, os trens sentido Luz não obedecerão parada na Estação Água Branca.
Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)
Sábado: das 4h até o fim da operação comercial, serão executadas obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Comandante Sampaio. Das 8h às 22h, também estão programadas intervenções nas estações Jardim Silveira e Jardim Belval. Neste período, o intervalo médio dos trens será de 20 minutos em toda a linha.
Domingo: das 4h à meia-noite, os trabalhos estarão concentrados no sistema de rede aérea entre as estações Osasco e Carapicuíba. Das 8h às 22h, prosseguirão as intervenções na Estação Jardim Belval. Das 8h às 20h, também haverá serviços nos equipamentos de via permanente, entre as estações Barueri e Jandira. Das 8h às 22h, o intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre Barueri e Itapevi.
Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)
Sábado e domingo: das 4h de sábado até a meia-noite de domingo, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco, devido a intervenções no sistema de rede aérea. O usuário que desejar prosseguir viagem deve utilizar a Linha 8-Diamante.
Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)
Sábado: das 17h até o fim da operação comercial, a circulação ficará interrompida entre as estações Ribeirão Pires-Antônio Bespalec e Rio Grande da Serra para remoção da passarela metálica de Rio Grande da Serra. Para atender os usuários, serão disponibilizados ônibus gratuitos que percorrerão o trecho paralisado. O intervalo médio dos trens será de 12 minutos entre as estações Brás e Ribeirão Pires.
Linha 11-Coral / Expresso Leste (Luz – Guaianases)
Sábado: das 4h às 20h, por causa das intervenções em Suzano, o intervalo do Expresso Leste será readequado para 15 minutos. Das 20h até o fim da operação comercial, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Corinthians-Itaquera e José Bonifácio e obras de modernização da Estação da Luz. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre as estações Luz a Brás e de 30 minutos de Brás a Guaianases.
Domingo: das 4h à meia-noite, prosseguirão os trabalhos de modernização na Estação da Luz. Excepcionalmente, os trens seguirão viagem de Luz até a Estação Suzano, sem necessidade de baldeação em Guaianases, e o intervalo médio será de 15 minutos.
Linha 11-Coral (Guaianases-Estudantes)
Sábado: das 4h até o fim da operação comercial, em razão da segunda etapa das obras da Estação Suzano, o intervalo médio dos trens será de 30 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.
Domingo: das 4h à meia-noite, haverá intervenções nos equipamentos de rede aérea entre as estações Jundiapeba e Braz Cubas. Excepcionalmente, os trens do Expresso Leste seguirão direto até Suzano, sem necessidade de baldeação em Guaianases. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos de Luz a Suzano e de 30 minutos de Suzano a Estudantes.
Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)
Sábado: das 20h de sábado até o fim da operação comercial, serão executados serviços na Linha 13-Jade, entre as estações Engenheiro Goulart e USP-Leste. O intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha.
Domingo: das 4h à meia-noite, serão retomados os serviços na Linha 13-Jade, no trecho entre Engenheiro Goulart e USP-Leste. O intervalo médio dos trens será de 35 minutos em toda a linha.
Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas. Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.
CPTM