A antiga estrada de
"Ferro Santos-Jundiaí" foi a primeira estrada de ferro do Estado de
São Paulo. Inaugurada em 1867 pela inglesa "São Paulo Railway". Tudo
começou quando Irineu Evangelista de Souza,(Barão de Mauá) junto com um grupo
de pessoas, convenceu o governo imperial da importância da construção de uma
estrada de ferro ligando São Paulo ao Porto de
Santos. O grupo de pessoas liderado pelo Barão ousou e foi atrás do engenheiro
ferroviário britânico James Brunlees, especialista no assunto. A ousadia deu
certo e o inglês veio até o Brasil e considerou o projeto viável e lucrativo. O
trecho principal foi inaugurado em 16 de fevereiro de 1867 e contava com as
seguintes estações: SANTOS, ALTO DA SERRA (Paranapiacaba), RIO GRANDE DA SERRA,
SÃO BERNARDO (atual Santo André), BRAZ (atual Brás), LUZ, ÁGUA BRANCA, PERUS,
BELÉM (atual Francisco Morato) e JUNDIAHY (atual Jundiai). Essas estações foram
estrategicamente construídas, pois no entorno havia algum item de destaque na
região a qual ela estava e, principalmente, que traria bons retornos à Estrada
de Ferro. Ao longo dos anos, outras estações foram
incorporadas à Companhia, que foi estatizada em 1946, passando a se chamar
Santos-Jundiaí, que por sua vez, foi desestatizada do âmbito Federal, sendo administrada pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) na
década de 1990. Atualmente, parte da Estrada de Ferro Santos Jundiaí
"abriga" as linhas 7 - Rubi (Luz-Jundiaí) e 10 - Turquesa (Brás-Rio
Grande da Serra) da CPTM, através de transporte de passageiros. Muitas estações
ao longo desse tempo foram construídas, outras demolidas ou tiveram as atividades encerradas.
|
ESTAÇÃO SANTOS |
|
ESTAÇÃO PARANAPIACABA |
|
ESTAÇÃO RIBEIRÃO PIRES |
|
ESTAÇÃO SÃO BERNARDO (Santo André) |
|
ESTAÇÃO DA LUZ |
|
ESTAÇÃO BRAZ (Brás) |
|
ESTAÇÃO PERUS |
ESTAÇÃO BELÉM (Francisco Morato)
|
ESTAÇÃO JUNDIAHY (Jundiaí) |
PESQUISA E ADAPTAÇÃO: Marcos
Paullo
FONTE: ABPFSP, Estações Ferroviárias,Wikipedia
FOTOS: Acervo Estações Ferroviárias, Imagens
Google, Divulgação