30 de dezembro de 2016

Alckmin congela o valor da tarifa unitária do Metrô e da CPTM em SP

Geraldo Alckmin em evento nesta sexta-feira (Foto: Tatiana Santiago/G1)
Preço da passagem não terá reajuste em 2017 e continua em R$ 3,80. Valor da tarifa do ônibus municipal também foi congelada por João Doria.

O governo de São Paulo decidiu congelar em R$ 3,80 o valor da tarifa do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trem Metropolitano) para 2017. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (30) pelo secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni.

"A questão da tarifa nós decidimos conjuntamente com os técnicos da Prefeitura que nós vamos manter a tarifa básica de R$ 3,80. Ela beneficia mais da metade dos usuários do Metrô", afirmou durante entrega de trem da Linha 7-Rubi.

Já o valor das integrações deverá sofrer reajuste. Os valores devem ser anunciados ainda nesta sexta pelo governo de São Paulo. O mesmo deve ocorrer em relação aos bilhetes temporais, caso do Mensal e do Semanal e do bilhete madrugador. Segundo Pelissioni, não haverá alterção no valor pago por estudantes que não têm acesso ao passe livre e tampouco corte na gratuidade da passagem de idosos com mais de 60 anos.

Com a medida, a gestão Geraldo Alckmin (PSDB) decidiu seguir os passos do seu afilhado político, o prefeito eleito João Doria (PSDB), e não reajustar o valor das tarifas. Na quinta-feira (29), o governador havia dito que estava "raspando o fundo do tacho pra evitar reajuste".

Aumentos

O último aumento ocorreu no início deste ano quando as tarifas passaram de R$ 3,50 para R$ 3,80. Na mesma data, o valor da passagem dos ônibus foi reajustado.

A Prefeitura de São Paulo e o governo do estado têm tomado em conjunto decisões sobre os valores das tarifas dos ônibus municipais, trens e Metrô em conjunto nos últimos 5 anos. Os meios de transportes estão interligados pela integração do Bilhete Único e compartilham a receita arrecadada.

Ônibus

Promessa de campanha de João Doria, a manutenção das passagens dos ônibus em R$ 3,80 foi anunciada em outubro, um dia após ele vencer as eleições para a Prefeitura Municipal ainda no primeiro turno.

Desde então, o prefeito eleito estuda formas de minimizar o impacto da medida para os cofres municipais, já que os subsídios pagos às empresas de ônibus em 2016 para compensar gratuidades foram de cerca de R$ 2 bilhões. Apenas esse gasto representa mais de 3% de toda a arrecadação anual prevista para a cidade.

Uma das medidas que deverão ser adotadas pela prefeitura será interromper o passe livre para idosos entre 60 e 64 anos e que ainda não estejam aposentados. Doria defende que não faz sentido conceder esse benefício para munícipes nessa faixa de idade e que ainda são economicamente ativos. 

O benefício é obrigatório em todo o Brasil por legislação federal a partir dos 65 anos.


Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/alckmin-congela-o-valor-das-tarifas-do-metro-e-da-cptm-em-sp.ghtml

Alckmin veta homenagear pastor com nome na estação de metrô Vila Mariana

O governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) decidiu, na quinta-feira (29), vetar a proposta de alterar o nome da estação de metrô Vila Mariana, da linha 1 (azul), localizada na zona sul da capital paulista, para fazer homenagem a um pastor evangélico, Enéas Tognini.

As razões para o veto serão publicadas no "Diário Oficial do Estado" nesta sexta-feira. O governador ressaltou que a proposta parlamentar contraria a Constituição Estadual e que "a definição da nomenclatura de estações e de pátios de manutenção do metrô seguem conceitos e critérios que consideram referências urbanas preexistentes e a opinião pública".

O texto com o veto ressalta ainda que "a eventual alteração acarretaria em confusão aos usuários e custos ao Metrô, uma vez que seria necessária a substituição de toda a comunicação visual do sistema e da respectiva estação".

O deputado estadual André Soares (DEM), que propôs a alteração (encaminhada à Assembleia Legislativa em 9 de dezembro), é filho do pastor neopentecostal Romildo Ribeiro Soares, conhecido na TV como missionário R.R. Soares, onde apresenta um programa.

O deputado justificou a tentativa de rebatizar a estação com o argumento de que Enéas Tognini, morto no ano passado, foi "um dos grandes líderes do avivamento espiritual, nos anos 1960, que originou a Convenção Batista Nacional" e que o pastor "tem especial relação com a região objeto da homenagem".

A Igreja Batista do Povo, fundada por Tognini, fica na rua Domingos de Morais, uma das principais vias na Vila Mariana, perto da estação do metrô, que foi inaugurada há 43 anos.

Críticas de passageiros
"A mudança não vai melhorar nada para nós, fora que o nome atual já é um ponto de referência conhecido por muita gente", disse a empregada doméstica Marinês Santos, 49.

Já o microempresário Wilson Alves Junior, 33, afirmou que as prioridades dos deputados deveriam ser outras. "Moro em Francisco Morato [município ao noroeste da capital paulista], e a linha que serve a cidade precisa de muitas melhorias, porque os trens são umas sucatas que quebram sempre. Por que eles não se preocupam com esse tipo de coisa em vez de ficar mudando nome de estação?"

"Sou contra dar nomes de pessoas para lugares públicos assim", disse o técnico em contabilidade Jorge Takashi, 75.

A estagiária em Direito Simone Soares, 52, também criticou: "Mesmo sendo evangélica, eu não apoio, porque a glória vai só para a família do homenageado."

Outros casos
Em 2011, o Metrô foi obrigado a alterar o nome da estação Jardim São Paulo, também na linha 1, para Jardim São Paulo-Ayrton Senna, após a Assembleia Legislativa derrubar o veto do governo a um projeto de lei apresentado em 2009 pelo deputado Campos Machado (PTB).

Na época, a troca de nome gerou críticas, pois além de acarretar custos ao sistema, o nome do piloto já é usado em outros logradouros na cidade -- uma rodovia e um túnel sob o parque Ibirapuera, na zona sul.

Em 2008, o governo do Estado decidiu alterar o nome da estação Imigrantes, na linha 2 (verde), para Santos-Imigrantes, em homenagem ao time de futebol da Baixada Santista. Dois anos antes, a estação Bresser, na linha 3 (vermelha), passara a se chamar Bresser-Mooca, após um projeto apresentado pelo ex-deputado estadual Romeu Tuma (PMDB).

Naquele mesmo ano, a estação no extremo oeste da linha 3, Barra Funda, já havia ganhado um acréscimo ao seu nome para condecorar outro time de futebol, o Palmeiras.

Desde 2013, três estações da CPTM tiveram seus nomes modificados em função de projetos apresentados, defendidos e aprovados por deputados estaduais. A estação Ribeirão Pires, na linha 10-turquesa, se tornou Ribeirão Pires-Antônio Bespalec, em homenagem a um político e arquiteto da região. No mesmo ramal, a estação São Caetano passou a ser designada São Caetano-Prefeito Walter Braido. No ano passado, a estação Mooca virou Juventus-Mooca, para homenagear o time de futebol.

Somente nos últimos dois anos, dez projetos de lei foram apresentados na Assembleia Legislativa com o intuito de modificar nomes de estações de metrô e trem.

29 de dezembro de 2016

Metrô e CPTM funcionam na madrugada do Ano Novo

CONFIRA COMO FICA A OPERAÇÃO DO METRÔ

Quem pretende comemorar a chegada do Ano Novo na Avenida Paulista encontrará no Metrô a melhor alternativa de transporte para chegar ao local da festa. Na virada do ano, para facilitar o deslocamento dos usuários que forem aos eventos programados na região, a circulação de trens em todas as linhas de metrô será ininterrupta durante toda a madrugada.

Os usuários poderão embarcar em qualquer estação das linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente –Vila Madalena), exceto a estação Brigadeiro, 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda) e 4-Amarela (Butantã-Luz), operada pela concessionária ViaQuatro, até às duas horas da manhã. Após esse horário, apenas as estações Paraíso, que integra as linhas 1-Azul e 2-Verde, Trianon/Masp, Consolação, da Linha 2-Verde, e Paulista, da Linha 4- Amarela, permanecerão abertas para embarque e desembarque. Todas as demais continuarão em funcionamento, porém somente para desembarque. Nas linha 5-Lilás e 15-Prata, os usuários poderão embarcar em todas as estações até a meia-noite. Após esse horário, as estações permanecerão abertas, porém somente para desembarque.

Estação Brigadeiro fecha mais cedo no dia 31

Quem utiliza a estação Brigadeiro deve ficar atento às mudanças programadas no último dia do ano. Em razão da proximidade ao local da festa na Paulista, por questões de segurança, no sábado, 31 de dezembro, a estação será fechada às 16 horas e reabrirá somente às 4h40 do dia 1º. A medida será informada aos usuários por meio de cartazes, mensagens sonoras nas estações e nos trens e nas redes sociais oficiais do Metrô.

Durante a noite de Réveillon, para garantir a segurança dos usuários, o contingente de funcionários será reforçado nas estações. Em caso de necessidade, o usuário deve solicitar auxílio a um funcionário ou enviar mensagem para o serviço SMS-Denúncia. Basta enviar uma mensagem de texto para o número 97333-2252 para rápida atuação dos funcionários do Corpo de Segurança.

O Metrô garante total anonimato do passageiro. Vale lembrar que é proibido o consumo de bebida alcoólica nas estações e trens.

No primeiro dia de 2017, todas as linhas do Metrô voltam a operar nos horários habituais, com reabertura das estações a partir das 4h40. Nesse dia, a frota em operação em todas as linhas será a habitual de um domingo.

Retorno tem antecipação de horário

Na segunda-feira (2), para atender aos usuários que retornam à capital, o início da operação será antecipado para as quatro horas da manhã nas linhas 1, 2, 3 e 4, com viagens extras para os usuários. Nas linhas 5-Lilás e 15-Prata, a abertura das estações ocorrerá no horário habitual, às 4h40.
Para mais informações sobre a operação da rede metroviária, os usuários têm à disposição a Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), que funciona todos os dias, das 5h30 às 23h30.

Já a Central de Atendimento da Via Quatro (0800 770 7100) atende de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22 horas, e aos sábados e domingos, das 8h às 18 horas.



OPERAÇÃO DA CPTM

CPTM vai operar durante madrugada do Réveillon com estações abertas para desembarque​


 Os embarques serão possíveis nas estações integradas com o Metrô por meio da transferência

​Na madrugada da virada do ano, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) manterá a circulação de trens para atender aos usuários que vão participar da festa na Avenida Paulista.

As estações das linhas 7-Rubi (Luz– Francisco Morato), 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi), 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú), 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra), 11-Coral (Luz – Estudantes) e 12-Safira (Brás – Calmon Viana) estarão abertas para embarque e desembarque até 1h00 do dia 1º de janeiro.

Após a 1h00, somente as estações Luz, Brás, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Pinheiros, Santo Amaro, Palmeiras-Barra Funda e Tamanduateí, que fazem integração gratuita com o Metrô, estarão abertas para a transferência dos usuários e para o desembarque.


Nesse período, o intervalo entre as composições será de 15 minutos. As demais estações do sistema continuarão funcionando na madrugada só para desembarque.

Governo de SP estuda congelar tarifa do Metrô e CPTM em R$ 3,80

Alckmin prevê anúncio até esta sexta-feira (30). Medida seria semelhante à já anunciada pelo prefeito eleito da capital, João Doria, que anunciou manutenção das passagens dos ônibus.

O governo de São Paulo estuda congelar a tarifa do Metrô em R$ 3,80 para o próximo ano e seguir a mesma medida já anunciada para os ônibus municipais pelo prefeito eleito da capital, João Doria (PSDB).

A informação foi dada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) durante entrega de unidades habitacionais na manhã desta quinta-feira (29), no centro de São Paulo.

"Nós estamos exatamente nesse momento fazendo todos os estudos, raspando o fundo do tacho pra evitar reajuste. Se for feito, será o menor possível para beneficiar ao máximo a população nesse momento de dificuldade, de queda de salário, de aumento de desemprego", disse. "Os números ainda não estão fechados, vamos aguardar até amanhã", afirmou o governador, prevendo uma resposta definitiva nesta sexta-feira (30). Questionado se irá congelar a tarifa, Alckmin respondeu: "Estamos estudando".

A manutenção das passagens dos ônibus em R$ 3,80 foi anunciada por Doria em outubro, um dia após ele vencer as eleições para a Prefeitura Municipal ainda no primeiro turno. Desde então, o prefeito eleito estuda formas de minimizar o impacto da medida para os cofres municipais, já que os subsídios pagos às empresas de ônibus em 2016 para compensar gratuidades foi de cerca de R$ 2 bilhões. Apenas esse gasto representa mais de 3% de toda a arrecadação anual prevista para a cidade.

Uma das medidas que deverão ser adotadas pela prefeitura será interromper o passe livre para idosos entre 60 e 64 anos e que ainda não estejam aposentados. Doria defende que não faz sentido conceder esse benefício para municípes nessa faixa de idade e que ainda são economicamente ativos. O benefício é obrigatório em todo o Brasil por legislação federal a partir dos 65 anos.


Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/governo-de-sp-estuda-congelar-tarifa-do-metro-e-da-cptm.ghtml?utm_source=twitter&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

28 de dezembro de 2016

Polícia prende segundo suspeito de matar ambulante no Metrô de SP

Alípio dos Santos foi localizado em um prédio da Cohab, em Itaquera. O primo dele, Ricardo Martins do Nascimento, foi preso na noite de terça-feira.

A polícia prendeu no início da tarde desta quarta-feira (28) Alípio Rogério dos Santos, o segundo suspeito de matar o ambulante Luiz Carlos Ruas a socos e pontapés na estação Pedro II do Metrô, no domingo (25). Alípio foi localizado em um prédio da Cohab em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo. O outro suspeito, Ricardo Martins do Nascimento, foi preso na noite desta terça-feira (27) e disse estar "arrependido".

Ele foi levado para a delegacia do metrô que investiga o caso na estação Barra Funda. O advogado dos acusados afirmou nesta quarta-feira (28) que a agressão ocorreu porque os homens foram “atacados” com tentativa de roubo do celular e um deles levou uma “garrafada”.

Segundo o delegado Rogério Marques que participou da prisão disse que Alípio foi localizado após recebimento de uma denúncia anônima por e-mail. As equipes de polícia estavam na região procurando o suspeito. Quando estavam chegando Alípio estava saindo com o advogado provavelmente para se entregar.

"Ele disse estar arrependido apenas, disse que foi um mal entendido, que foi uma agressão boba, que estava bêbado", afirmou o delegado.

O suspeito passará pelo reconhecimento de 14 testemunhas e depois deverá ser levado para o 77º DP, na região central de São Paulo.

Segundo a ex-mulher de Alípio, que não quis ter o rosto nem o nome divulgado, Alípio tem comportamento agressivo. "Ele tinha esses acessos de loucura, às vezes chutava as coisas. Ele batia nas coisas, gritava, xingava, chamava atenção dos vizinhos nessas brigas", disse.

Ricardo foi preso em Itupeva, no interior de São Paulo. Poucas horas depois, na manhã desta terça, ele foi colocado diante de 14 pessoas que estavam na Estação Pedro II no domingo. Todas reconheceram o agressor, segundo o delegado Oswaldo Nico Gonçalves, que investiga o caso.

Entre as testemunhas presentes está a travesti Raíssa, que segundo a investigação policial foi defendida por Ruas pouco antes de ele ser espancado. O vendedor teria tentado defender a travesti e um morador de rua homossexual que teriam sido agredidos por Ricardo e Alípio.
Ao ser preso na noite de terça-feira, Martins afirmou estar arrependido e que estava alterado após consumir “cachaça”
.
Gonçalves disse que o reconhecimento das testemunhas foi necessário para embasar o inquérito policial, já que, na Justiça o suspeito poderia dizer que foi coagido pela polícia para assumir a autoria do crime, segundo o delegado. "Depois ele muda a conversa e a polícia vira a vilã da história", diz.


G1

CPTM vai operar durante madrugada do Réveillon com estações abertas para desembarque

Os embarques serão possíveis nas estações integradas com o Metrô por meio da transferência

Na madrugada da virada do ano, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) manterá a circulação de trens para atender aos usuários que vão participar da festa na Avenida Paulista.

As estações das linhas 7-Rubi (Luz– Francisco Morato), 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi), 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú), 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra), 11-Coral (Brás – Estudantes) e 12-Safira (Brás – Calmon Viana) estarão abertas para embarque e desembarque até 1h00 do dia 1º de janeiro.

Após a 1h00, somente as estações Luz, Brás, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Pinheiros, Santo Amaro, Palmeiras-Barra Funda e Tamanduateí, que fazem integração gratuita com o Metrô, estarão abertas para a transferência dos usuários e para o desembarque.

Nesse período, o intervalo entre as composições será de 15 minutos. As demais estações do sistema continuarão funcionando na madrugada só para desembarque.


CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

Polícia prende um dos suspeitos de matar ambulante no Metrô de SP

Ricardo Nascimento Martins foi preso no interior do Estado. Polícia faz buscas na Baixada Santista pelo segundo suspeito.

Ricardo Nascimento Martins, um dos suspeitos de agredir e matar o vendedor ambulante Luiz Carlos Ruas na estação Pedro 2º do Metrô de São Paulo, foi preso na noite desta terça-feira (27). Ricardo foi detido em Itupeva, no interior do Estado, e levado para a capital.

O suspeito estava escondido na casa de um amigo e os policiais do Decade (Departamento de Capturas Especializadas) prenderam Ricardo no fim da noite desta terça-feira (27). Ele foi trazido durante a madrugada desta quarta (28) para o DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) no Centro de São Paulo.

O suspeito preso será levado às 9h para delegacia do Metrô, localizada na estação Palmeiras/Barra Funda, para ser reconhecido por testemunhas, como a travesti Raíssa.
Ricardo e o primo Alípio Rogério Belo dos Santos tiveram prisão temporária decretada pela Justiça e o governo de São Paulo ofereceu recompensa de R$ 50 mil por informações sobre o paradeiro deles. Alípio segue foragido e a suspeita da polícia é que ele esteja no litoral paulista.


Na chegada ao DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), Ricardo disse a jornalistas estar "arrependido" e afirmou que ele e o primo Alípio estavam "alterados" por ter consumido "cachaça", mas que isso não justificava a agressão ao ambulante. "O certo é a gente pagar."
A ex-mulher de Alípio afirmou ao Jornal Nacional que o ex-companheiro tem temperamento explosivo. Ela não quis ter o rosto nem o nome divulgado. "Ele tinha esses acessos de loucura, às vezes, chutava as coisas. Ele batia nas coisas, gritava, xingava, chamava atenção dos vizinhos nessas brigas", disse.

A jovem espera que ele se entregue à polícia e diz estar preocupada principalmente com a filha. "Ainda estou em choque com essa história toda, porque isso vai impactar muito na vida dela".

O crime

Os dois são suspeitos de matar Ruas, que trabalhava como ambulante do lado de fora da estação Pedro II, no centro de São Paulo, após ele tentar defender um homossexual e uma travesti que eram perseguidos pelos suspeitos.

As imagens das câmeras da estação mostram a perseguição de dois homens à travesti. Ela passa por baixo da catraca do metrô, corre com os criminosos em seu encalço e consegue escapar. Em seguida, quem já aparece fugindo dos agressores é Ruas. Mas ele cai e é atingido por repetidos socos e pisões dos dois homens.

A estação Pedro 2º, da Linha 3-Vermelha do Metrô, não contava com nenhum segurança quando Ruas, de 54 anos, foi espancado. As agressões ocorreram em frente a uma bilheteria, por volta das 20h do Natal, e foram registradas por câmeras segurança.
Ruas morreu no hospital e teve corpo velado nesta terça no Cemitério Jardim Vale da Paz, em Diadema, na Grande São Paulo. Ele trabalhava há mais de 20 anos na saída de uma passarela para pedestres do lado de fora da estação onde foi morto.

Manifestação

Ativistas LGBTT, integrantes do Sindicato dos Metroviários e religiosos realizaram um protesto em frente às catracas da estação Pedro II do Metrô na tarde desta terça. Entre outras reivindicações, o grupo de manifestantes pediu justiça e mais segurança nas estações de metrô da cidade.

O Padre Julio Lancelotti estava presente e sugeriu que a estação Pedro II, que compõe a Linha Vermelha, tenha o nome trocado para homenagear a vítima. "Na sexta-feira pretendemos formalizar essa proposta de que essa estação possa se chamar Luis Carlos Ruas", afirmou.

A vereadora Soninha Francine, futura secretária de Desenvolvimento Social na gestão do prefeito eleito João Doria (PSDB), também participou do ato. "A gente não pode deixar que as pessoas se acostumem com a notícia e esqueçam. Infelizmente, é uma coisa que acontece com casos de violência. Daqui a pouco eles são substituídos por outros. A gente precisa manter aceso esse horror. Parece algo meio sádico, mas as pessoas não podem se acostumar e esquecer", disse.

27 de dezembro de 2016

Polícia identifica agressores que mataram ambulante em estação do Metrô em SP

Suspeitos pela morte do vendedor Luiz Carlos Ruas na estação Dom Pedro II foram reconhecidos por parentes; eles são primos e têm 21 e 26 anos

A Polícia Civil identificou os suspeitos do assassinato do vendedor ambulante Luiz Carlos Ruas, de 54 anos, na estação Dom Pedro II do Metrô de São Paulo na noite de Natal (25). São eles Ricardo Martins do Nascimento, de 21 anos, e Alípio Rogério Belo dos Santos, de 26 anos.

Segundo a Delegacia de Polícia do Metropolitano (Delpom), que investiga o crime, os dois são primos e foram identificados por parentes por meio das imagens de segurança do Metrô.

Ruas foi espancado pelos dois homens às 22h25, dentro da Estação Pedro II. O ambulante teria sido agredido após defender um morador de rua homossexual, que teria se desentendido com os dois agressores. Uma das linhas de investigação é que os primos façam parte de um grupo de intolerância à homossexualidade.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, o ambulante comercializava salgados e refrigerantes na Rua Vergueiro, na região central da capital paulista. Ele tentou correr até a bilheteria da estação para escapar dos dois homens, mas foi atingido por vários golpes e caiu no local. Os agentes de segurança do metrô o socorreram e o encaminharam ao Hospital do Servidor, mas ele não resistiu às agressões.


Fonte: Último Segundo - iG @ http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2016-12-27/metro-espancamento-policia.html

Trens da CPTM têm velocidade reduzida após incêndio em favela

Fogo atingiu favela entre as estações Engenheiro Trindade e Tatuapé. Uma pessoa inalou fumaça e foi levada para hospital na Zona Leste.

Os  trens da linha 12-Safira da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) funcionaram com a velocidade reduzida na manhã desta terça-feira (27) devido a um incêndio que atingiu casas em uma favela ao lado da via na Zona Leste de São Paulo. Às 8h10, a situação já havia sido normalizada.

O fogo atingiu a favela localizada na Rua Aima, entre as estações Engenheiro Trindade e Tatuapé e, no início desta manhã, esse trecho da linha funcionou apenas por uma via. Por volta das 6h30, a via interditada já havia sido liberada, mas ainda havia reflexos no funcionamento.

Segundo o Corpo de Bombeiros, pelo menos 20 imóveis foram atingidos. Dez viaturas da corporação estão no local combatendo as chamas.

Uma pessoa teve ferimentos leves após inalar a fumaça e foi levada ao pronto-socorro do Tatuapé.

De acordo com a CPTM, o Paese foi acionado às 6h05 para atender a linha 12 , entre as estações USP/Leste – Tatuapé com 60 ônibus da empresa VIP Transportes.


G1 http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/trens-da-linha-safira-da-cptm-circulam-com-velocidade-reduzida-apos-incendio-em-favela.ghtml

26 de dezembro de 2016

Vídeo mostra ambulante sendo espancado até a morte no Metrô de SP

Homem foi derrubado e agredido com socos e pontapés após passar a catraca da estação Pedro II da Linha 3-Vermelha.

O vídeo acima divulgado pela polícia mostra dois homens agredindo com socos e pontapés na cabeça um vendedor ambulante na estação Pedro II do Metrô. As imagens são fortes. O homem identificado como Luis Carlos Ruas morreu. O caso aconteceu na noite deste domingo (25). Fotos tiradas dentro da estação mostram o momento em que dois homens atacam o ambulante.

Após a agressão, os homens ainda voltaram até a vítima, desacordada, e um dos suspeitos deu mais um soco na cabeça.

Por volta das 20h, dois homens teriam ido urinar nas plantas do lado de fora da estação quando um morador de rua, que seria homossexual, reclamou. Ele foi perseguido pelos homens e Luis Carlos tentou defender o colega.

A vítima ainda tentou correr até a bilheteria do Metrô, mas foi atingido por vários golpes e caiu. A Polícia Civil informou que está investigando o caso por meio de um inquérito policial. “As equipes realizam diligências para identificar e prender os suspeitos.

"A polícia apura possível envolvimento de um grupo de intolerância na autoria do crime”, informou a Secretaria de Segurança Pública (SSP) em nota.

A esposa Maria Aparecida Cavalcante, conta que conversou com o marido 20 minutos antes das agressões. Chamada por Ivani para socorrer Luis Carlos, ela afirma que encontrou o vendedor caído e machucado. “Quando eu cheguei ele já estava no chão, todo deformado”.

Luiz Carlos foi socorrido por funcionários do metrô, mas não resistiu e morreu no hospital Municipal Vergueiro. O caso foi registrado no 78º Distrito Policial como homicídio qualificado, mas será encaminhado ao 5ºDP.

Em nota, o metrô confirmou o ataque e afirmou que os primeiros socorros foram prestados pelos agentes de segurança. “O Metrô colabora com a Autoridade Policial para o esclarecimento do crime.”


VÍDEO

Justiça vai ouvir testemunhas em ações do cartel de trens

Quase três anos após primeiras denúncias, Justiça deve começar a ouvir as primeiras testemunhas do caso em janeiro de 2017

Quase três anos depois da primeira leva de cinco denúncias contra executivos acusados de envolvimento no cartel do setor metroferroviário durante governos do PSDB em São Paulo, a Justiça deve começar a ouvir as primeiras testemunhas do caso em janeiro de 2017.

Das doze ações penais em tramitação no Fórum Criminal da Barra Funda, em São Paulo, foram marcadas audiências apenas em três ações. A primeira delas está prevista para o dia 11 de janeiro e deve ouvir testemunhas de acusação e defesa de um ex-executivo da Siemens acusado de fraudes envolvendo duas licitações internacionais da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em 2007 e 2008 sob suspeita de cartel para aquisição de 320 e 64 carros de trens, respectivamente, que juntas somaram 1,4 bilhão de reais. Ele foi denunciado em março de 2014.

Em outra ação, a audiência foi marcada para o dia 24 de janeiro para ouvir as testemunhas de acusação do Ministério Público de São Paulo, que arrolou o ex-presidente do Metrô e futuro secretário de Transportes da gestão João Doria (PSDB) em São Paulo, Sergio Avelleda.

Esta ação tem como alvo executivos de duas empresas e apura a suspeita de fraude e cartel na licitação de uma parceria público-privada de 2009 no valor total de 1,8 bilhão de reais, que visava a aquisição de 288 carros novos para a frota da linha 8 – Diamante da CPTM, além da responsabilidade da empresa vencedora de realizar por 20 anos a manutenção preventiva, corretiva e revisão geral da frota.

Por fim, na terceira ação, que apura suspeita de fraude na extensão da Linha 2 – Verde do Metrô, foram marcadas audiências em 31 de janeiro para ouvir as testemunhas de defesa na Comarca de Campos do Jordão, e outra no dia 6 de abril, para ouvir as testemunhas restantes e os réus na ação.

Ao todo, o Grupo de Atuação Especial de Combate a Delitos Econômicos (Gedec) do Ministério Público paulista apresentou oito denúncias por cartel e fraudes a licitação contra executivos de grandes empresas nacionais e internacionais que teriam se envolvido no cartel que foi revelado pela multinacional alemã Siemens em seu acordo de leniência. As acusações acabaram sendo desmembradas, sobretudo as que envolvem executivos que moram no exterior, e hoje existem 12 ações penais tramitando em primeira instância.

O Ministério Público apontou suspeitas de fraudes em outras licitações além das reveladas pela Siemens, e as primeiras denúncias foram apresentadas em março de 2014. A última, referente à PPP da Linha 8, foi levada à Justiça em março de 2016.

Até aqui não foi apresentada nenhuma denúncia criminal contra funcionários públicos por envolvimento com o esquema. A principal investigação do caso, que apura o envolvimento de ex-diretores e ex-presidente da CPTM, está a cargo da Procuradoria da República em São Paulo.


Fonte: http://vejasp.abril.com.br/cidades/justica-vai-ouvir-testemunhas-em-acoes-do-cartel-de-trens-em-sp/

Ambulante morre após ser espancado em estação do metrô de SP

Luis Carlos Ruas foi atacado ao tentar defender morador de rua que seria homossexual.

Um vendedor ambulante morreu após ter sido espancado na estação Pedro II do Metrô na noite desde domingo (25). Fotos tiradas dentro da estação mostram o momento em que dois homens atacam Luis Carlos Ruas.

Ivani Akemi estava na região e viu como a agressão começou. Por volta das 20h, dois homens teriam ido urinar nas plantas do lado de fora da estação quando um morador de rua, que seria homossexual, reclamou. Ele foi perseguido pelos homens e Luis Carlos tentou defender o colega.

A vítima ainda tentou correr até a bilheteria do Metrô, mas foi atingido por vários golpes e caiu. A Polícia Civil informou que está investigando o caso por meio de um inquérito policial. “As equipes realizam diligências para identificar e prender os suspeitos. Imagens de câmeras de segurança serão solicitadas para auxiliar na investigação. A polícia apura possível envolvimento de um grupo de intolerância na autoria do crime”, informou a Secretaria de Segurança Pública (SSP) em nota.

O vendedor era conhecido como Índio nas redondezas da estação. Trabalhava no local há mais de 20 anos.

A esposa Maria Aparecida Cavalcante, conta que conversou com o marido 20 minutos antes das agressões. Chamada por Ivani para socorrer Luis Carlos, ela afirma que encontrou o vendedor caído e machucado. “Quando eu cheguei ele já estava no chão, todo deformado”.

Luiz Carlos foi socorrido por funcionários do metrô, mas não resistiu e morreu no hospital Municipal Vergueiro. O caso foi registrado no 78º Distrito Policial como homicídio qualificado, mas será encaminhado ao 5ºDP.

Em nota, o metrô confirmou o ataque e afirmou que os primeiros socorros foram prestados pelos agentes de segurança. “O Metrô colabora com a Autoridade Policial para o esclarecimento do crime.”


G1 http://g1.globo.com/sao-paulo/

E a Linha 18 do Metrô?

Mais um ano está próximo de terminar sem que o principal projeto de Transportes e Mobilidade do Grande ABC tenha saído do papel. O início das obras da Linha 18-Bronze do Metrô, cujo contrato foi assinado em 22 de agosto de 2014 pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), tem sido constantemente adiado por sucessão de versões, desculpas e burocracia.

O governo do Estado, pai da ideia, acomoda-se às circunstâncias, sacando a falta de dinheiro toda vez que a questão é levantada, especialmente por este Diário. Enquanto isso, a população sofre com a superlotação das composições da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), a única opção de transporte em massa sobre trilhos na região.

É evidente que a sociedade tem plena consciência de que os R$ 4,6 bilhões exigidos para a implantação do ramal, o primeiro do Metrô fora da Capital, dificulta a execução do projeto, especialmente em plena época de crise financeira. Mas necessário dizer também que a ideia de trazer o Metrô para o Grande ABC, onde teria estações em Santo André, São Bernardo e São Caetano, começou a ser discutida muito antes de o Brasil ser surpreendido pela hecatombe financeira causada, principalmente, pelo populismo econômico dos governos petistas.

Mas a culpa, evidentemente, não deve ser atribuída exclusivamente à crise econômica. Antes de anunciar projeto de tamanho impacto na sociedade, que sempre desejou a ampliação do sistema intermunicipal sobre trilhos, Alckmin deveria ter se cercado de cuidados para evitar frustrar os moradores do Grande ABC. Garantir os recursos previamente evitaria o desgaste atual – embora a demora ocasionada por tal cuidado pudesse atrapalhar a obtenção de votos gerados por obra dessa magnitude.

Que em 2017 a promessa avance além das boas intenções de praxe. Desde que a proposta foi anunciada, houve muito discurso e pouca ação. É hora de arregaçar as mangas e trabalhar. Para que se tenha resposta mais plausível quando alguém perguntar sobre o Metrô do Grande ABC.

Fonte: http://www.dgabc.com.br/Noticia/2498639/e-a-linha-18-do-metro 

22 de dezembro de 2016

Marginal Tietê completa um ano e meio sem mortes por atropelamento

Ninguém morreu atropelado na via nos últimos 19 meses. A partir do dia 25 de janeiro de 2017, limite de velocidade subirá nas marginais.

A Marginal Tietê completou mais de um ano e meio sem mortes por atropelamento, de acordo com dados do mais recente relatório da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), divulgados nesta quinta-feira (22).

Foram 19 meses sem óbitos neste tipo de acidente, entre abril de 2015 e outubro de 2016. Nos 12 meses de 2014, 15 pessoas morreram atropeladas na Marginal Tietê.

A CET atribui o fato ao conjunto de iniciativas do Programa de Proteção à Vida (PPV), criado pela gestão Fernando Haddad na Prefeitura de São Paulo, especialmente a redução da velocidade máxima permitida. Em julho de 2015, as máximas passaram de 90 km/h para 70 km/h na pista expressa, de 70 km/h para 60km/h na pista central e 50 km/h na pista local.

Pouco antes do estabelecimento das novas máximas, em abril de 2015, não houve registro de atropelamentos com óbito na via. A CET explica q pelas demais medidas do PPV, voltadas para as vias adjacentes às marginais, como fiscalização de velocidade e revitalização da sinalização.

O resultado do programa também se mostrou positivo na Marginal Pinheiros, que desde a redução das máximas, em julho de 2015, teve dois atropelamentos com óbito. Um ano antes , entre julho de 2014 e junho de 2015, foram sete pedestres mortos, uma redução de 70% do número de casos.
Veículos
Os últimos dados da CET também apontam para resultados positivos na Marginal Pinheiros, quando o tipo de acidente analisado envolve exclusivamente veículos, e não pedestres.

Os doze meses que antecederam o programa, entre julho de 2014 e junho de 2015, a Marginal Pinheiros somou 22 acidentes com vítimas fatais. Um ano após o programa, entre agosto de 2015 e julho de 2016, o estudo da CET revela que a via teve 10 óbitos.

O resultado não foi tão bom para a Marginal Tietê, que nos doze meses antes do programa teve 18 acidentes com mortes e após o programa foram 21 acidentes.

Recepção

Pouco mais de um ano depois da medida, em setembro de 2016, 47% dos paulistanos se mostravam a favor da medida, 50% deles ainda se mostravam resistentes e 3% preferiram não responder ou disseram não ter opinião formada a respeito do tema.

Uma das reclamações dos motoristas está relacionada à fiscalização e à aplicação de multas. Para monitorar a regra, os radares se proliferaram - em 2013 havia 19 radares fixos nas marginais, e em 2016, o número de equipamentos foi para 86.

Quem excede a velocidade pode receber multas que variam de R$ 85,13 a R$ 574,62 e que rendem de 4 a 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Doria

A partir do dia 25 de janeiro de 2017, o limite de velocidade subirá nas marginais dos rios Pinheiros e Tietê, conforme anúncio do futuro secretário de Transportes da gestão João Doria (PSDB), Sérgio Avelleda, nesta terça-feira (20).

Na pista expressa das duas marginais o limite volta a ser 90 km/h para veículos leves, na pista central da Marginal Tietê o limite será de 70 km/h e nas pistas locais, 60 km/h. Na faixa da direita da pista local, pela qual transitam os ônibus e que permite a conversão à direita, a velocidade será mantida em 50 km/h.

Especialistas de trânsito reprovam a iniciativa da gestão Doria. O comentarista de mobilidade Sérgio Ezjenberg disse que um acidente pouco antes do horário de pico, além da morte, complica ainda mais o congestionamento.

“Se você tem um acidente às 16h, a fila se forma e até a chegada das equipes de atendimento chegam os motoristas das 17h. O horário do pico pode ser atroz”.

G1

Parceria entre CPTM, Defensoria Pública Estadual e CDHU reassenta 387 famílias


Modelo adotado reduziu custos com a reintegração de posse da área e evitou ações judiciais
 Nesta quarta-feira, 21, o presidente da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Paulo de Magalhães, recebeu o defensor público-geral do Estado de São Paulo, Davi Eduardo Depiné Filho, e sua equipe para apresentar os resultados de uma ação inédita realizado junto ao processo de reintegração de posse em parceria pelas duas instituições.
O trabalho em conjunto com a DPE possibilitou à CPTM desocupar uma faixa ferroviária desativada de 4,4km de extensão, no trecho entre Grajaú e Varginha, que estava invadido por famílias vulneráveis, praticamente sem conflitos com a população envolvida.
Essa desocupação foi necessária para implantação do projeto de reativação do serviço ferroviário naquele trecho, que alinhou os interesses da empresa com atendimento habitacional adequado à comunidade. Do total de 387 famílias afetadas, 245 foram atendidas por meio de unidades habitacionais e 142 por indenização. O processo ainda em curso conta com a participação da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) através de Convênio celebrado em dezembro de 2011, com aporte de R$ 48,9 milhões do Governo do Estado de São Paulo.
Os entendimentos entre CPTM e DPE se desenvolveram a partir de 2011, através de reuniões, vistorias no local, participação em reuniões, organizadas pela CPTM e DPE com a comunidade atingida e líderes comunitários, permitiu a construção de um modelo de atendimento social e habitacional, que compatibilizou os interesses da CPTM com os direitos dessa população.
A CPTM pediu suspensão das ações que já haviam sido ajuizadas e iniciou um trabalho de aproximação com a comunidade, realizando reuniões juntamente com a Defensoria Pública. Após convênio com a CDHU, foi elaborado, de comum acordo, um regulamento para o reassentamento das famílias, com base no estudo do perfil dessa população.
“Após reuniões com a comunidade, credenciamos todas as pessoas ali instaladas e identificamos as moradias, de forma a impossibilitar novas invasões”, explicou Ronaldo Margini Marques, gerente de Território e Meio Ambiente da CPTM. “O envolvimento da DPE garantiu solução positiva para todos os envolvidos, sem necessidade de recorrer à Justiça e reduzindo os impactos sociais e demonstrou que o modelo proposto pela CPTM está aderente às melhores práticas sobre o tema.”.
Para dar um melhor suporte às famílias, foi implantado na região um Escritório de Atendimento Técnico Social. Essa iniciativa possibilitou que todos os envolvidos recebessem atendimento individualizado e auxílio com a tramitação de documentos e informações sobre o programa habitacional. Da mesma forma, a DPE ficou à disposição em sua seção de Santo Amaro.
As famílias estão sendo assentadas em dois conjuntos habitacionais, construídos pela CDHU: um em Parelheiros, ao lado da futura estação de trem Varginha, e outro no bairro do Jabaquara.
“Foi muito importante o diálogo institucional nessa ação e a CPTM teve muita coragem e ousadia”, afirmou o defensor público-geral, Davi Depine Filho. “Esperamos poder aplicar esse método em outras ações, pois o trabalho em equipe traz resultados melhores”.
O sucesso desse projeto levou a Defensoria Pública a inscrever a CPTM ao prêmio Innovare, criado para divulgar e difundir práticas que contribuíssem para o aprimoramento da Justiça no Brasil, e a estimular novas parcerias com outras secretarias, objetivando a solução de situações semelhantes de forma extra-judicial, integrando políticas setoriais.
Também participaram do encontro os defensores públicos Paulo Alvarenga e Carolina N.P. Gioia, e o assessor Alvimar Almeida, da Defensoria Pública do Estado. Pela CPTM, estiveram presentes o diretor de Planejamento e Projetos, Silvestre Ribeiro, Maurício Salles, assessor da presidência, Ronaldo Margini Marques, gerente de Território e Meio Ambiente, e Arthur Carlos Messina, assessor de Meio Ambiente.


CPTM– Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

Quadrilha faz arrastão em trem e rouba passageiros na Grande SP

Quatro pessoas, uma delas armada, assaltaram três passageiros que estavam num vagão em Jandira, na noite de quarta-feira (21). O trem estava parado; os criminosos fugiram.

Uma quadrilha fez um arrastão em um trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) que estava parado em Jandira, Grande São Paulo, na noite de quarta-feira (21).

De acordo com o Bom Dia São Paulo, quatro pessoas, uma delas armada, roubaram três passageiros que estavam no vagão parado na Estação Sagrado Coração.

De acordo com a Companhia, os criminosos fugiram após o assalto. A CPTM informou que irá encaminhar as imagens de câmeras de segurança para a Polícia Civil investigar o crime e tentar identificar os assaltantes.


G1

Chuva paralisa trens da CPTM e provoca alagamentos na região do ABC

Pelo segundo dia consecutivo, moradores do Grande ABC, em especial de Santo André, enfrentaram problemas no retorno para casa após forte chuva atingir a região na tarde de ontem. 

O temporal de menos de uma hora ocasionou alagamentos em ao menos quatro pontos divididos entre Santo André e São Bernardo e também foi responsável por transbordar córrego e piscinão no território andreense. Trânsito intenso em vias centrais, paralisação no sistema da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e a queda de energia elétrica em diversos bairros completaram os estragos ocasionados pela tempestade.

Assim como já havia ocorrido na terça-feira, a falta de manutenção em podas de árvores ficou evidente. Houve queda de um vegetal em Santo André, na Avenida Atlântica. Nos últimos dois dias já foram contabilizados nove incidentes do tipo em razão da forte chuva.

A falta de manutenção e limpeza em córregos e piscinões foi outro item colocado em prova com o temporal registrado ontem. Ainda no município andreense, houve ao menos dois pontos de alagamento. Um na Avenida Industrial, próximo ao Parque Celso Daniel, no bairro Jardim, e na Rua Alvares de Azevedo, no Centro.

Em Santo André, o Córrego Tijuco Preto, no cruzamento da Avenida Capuava com a Rua Leonardo da Vinci, bairro Capuava, e também o Piscinão Vila América transbordaram durante o temporal.

CPTM

Usuários do transporte público novamente precisaram ter paciência. Embora a CPTM esteja investindo cerca de R$ 900 mil em duas obras de drenagem entre as estações Utinga e Prefeito Saladino da Linha 10-Turquesa como forma de reduzir a incidências de alagamentos na região durante o período de chuvas, ambas se mostraram incapazes de suportar o volume de água que caiu.

Passageiros do sistema foram obrigados a aguardar por pelo menos uma hora até que o temporal amenizasse. O serviço foi restabelecido às 19h.

 CAOS

Em virtude da baixa visibilidade ocasionada pela tempestade de ontem, motoristas precisaram reduzir a velocidade, o que agravou ainda mais o já saturado sistema viário da região. Trânsito intenso foi registrado nas principais vias do Grande ABC.

Motoristas de Santo André enfrentaram tráfego lento nas avenidas dos Estados, Perimetral, Santos Dumont, Pereira Barreto e Industrial. Em São Bernardo, vias próxima ao Paço registraram lentidão.

Quem seguia sentido Mauá, pela Avenida Giovani Battista Pirelli, em Santo André, também precisou ter paciência com o alto fluxo de veículos.

O trânsito só foi normalizado por volta das 20h.

A previsão do tempo para hoje é de céu parcialmente nublado e mais chuva, provavelmente no fim da tarde. A temperatura deve variar entre 18°C e 31°C.

Moradores ficam mais de 24 horas sem energia

Alguns bairros da região ficaram mais de 24 horas sem energia elétrica em razão do temporal da terça-feira. Exemplo pôde ser observado na Avenida Adolfo Bastos, na Vila Bastos, em Santo André, onde fios elétricos foram rompidos, deixando pedestres em risco.

De acordo com o síndico de um dos prédios da via, que ficou sem energia entre 16h de terça-feira e pelo menos 17h de ontem, Edgar Azzolini, 78 anos, o problema é constante na região. “A chuva e o vento forte empurram a árvore em cima dos fios”, afirmou. O síndico também reclamou da demora para que a AES Eletropaulo enviasse equipe para, ao menos, verificar o problema. “A situação já é crítica, porque o prédio fica sem água, já que a bomba não funciona sem energia elétrica”, completou.

Para o aposentado Adolfo Marques, 79, também morador da área, o descaso com a população é grande. “Estou com o freezer cheio de alimentos. Já faz um dia que estamos sem energia. Quem arca com esse prejuízo?.”

No Rudge Ramos, em São Bernardo, a situação não foi diferente. A Rua Amadeu Gianotti também ficou entre 16h de terça-feira e pelo menos 17h de ontem. O veterinário Osmar Kimura, 39, disse que precisou acionar a AES Eletropaulo por cinco vezes. “É situação triste. Não consigo nem fazer meus relatórios do trabalho”, contou.

Também em Santo André, no bairro Santa Terezinha, uma árvore da Rua Guararapes está em risco de cair. De acordo com a auxiliar administrativa Vanessa Santos, 32, a chuva forte de terça-feira piorou a situação. “Já tinha pedido para a Prefeitura realizar a poda, mas nada foi feito. A árvore tombou nos fios e pode cair a qualquer momento”, disse.

A AES Eletropaulo informou que encaminhou equipes para verificar as ocorrências, todas resultantes do temporal de terça-feira, na tarde de ontem.


Diário do Grande ABC

Metrô antecipa abertura das estações na volta do Natal

Na próxima segunda-feira (26/12), dia do retorno do feriado de Natal, a abertura das estações metroviárias das linhas 1-Azul, 2- Verde, 3-Vermelha e 4-Amarela (operada pela concessionária ViaQuatro) será antecipada para as 4 horas, 40 minutos mais cedo do que o habitual. 

A medida tem por objetivo atender os usuários que desembarcam na capital pelos terminais rodoviários Tietê e Jabaquara (integrados à Linha 1-Azul) e Barra Funda (integrado à Linha 3-Vermelha). Na linhas 5-Lilás e 15-Prata, a abertura das estações ocorrerá no horário habitual, a partir das 4h40.

Já durante o fim de semana natalino, tanto no sábado (24), véspera do feriado, quanto no domingo (25), dia de Natal, não haverá mudanças no horário de funcionamento das linhas.

Para mais informações sobre a operação da rede metroviária, os usuários têm à disposição a Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), que funciona todos os dias, das 5h30 às 23h30. Já a Central de Atendimento da ViaQuatro (0800 770 7100) atende de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22 horas, e aos sábados e domingos, das 8h às 18 horas.

Especialistas de trânsito reprovam aumento de velocidade nas marginais

Limite de velocidade nas marginais de São Paulo subirá a partir de janeiro.

Especialistas de trânsito ouvidos pelo SPTV reprovam o aumento da velocidade nas marginais dos rios Pinheiros e Tietê.

A partir do dia 25 de janeiro de 2017, o novo secretário de transportes, Sérgio Avelleda, anunciou que o limite de velocidade subirá nas marginais.

Na pista expressa das duas marginais o limite volta a ser 90 km/h para veículos leves, na pista central da Marginal Tietê o limite será de 70 km/h e nas pistas locais, 60 km/h. Na faixa da direita da pista local, pela qual transitam os ônibus e que permite a conversão à direita, a velocidade será mantida em 50 km/h.

O especialista em engenharia de Transporte Horácio Figueira disse que a velocidade do carro é determinante na hora de causar um acidente. “A 80 km por hora, entre você perceber iniciar o processo de freagem e parar, é no mínimo 150 metros. É mais que uma quadra, você já matou aquele pedestre”.

O comentarista de mobilidade do SPTV, Sérgio Ezjenberg, disse que um acidente pouco antes do horário de pico complica ainda mais o congestionamento. “Se você tem um acidente que ocorre as quatro da tarde e junta gente, na hora que aquela fila juntou, em seguida vem o pessoal da cinco da tarde. Aí para tudo. Ou seja, dependendo de como você prepara o horário do pico, ele pode ser mais ou menos atroz”.

Com a queda de acidentes na marginal após a diminuição das velocidades, o professor de engenharia de tráfego Paulo Bacaltchuck disse que precisam ser feitos mais estudos. “A gente sabe que houve uma queda de acidentes na marginal, agora tem que se determinar com certeza se essa queda foi realmente devido a diminuição da velocidade, ou se tb houve outros fatores como a fiscalização intensa”.

O futuro secretário municipal dos transportes da capital disse que os acidentes nas marginais que mais fazem vítimas e atrapalham o trânsito são os atropelamentos e queda de motoqueiros. Segundo ele, a redução de velocidade não é a melhor forma de acabar com esse problema.

“Não há pedestre que tem a linha de desejo para cruzar a marginal. Porque não há nada para fazer do outro lado da calçada. Quem é o pedestre que está ali na marginal é o que está praticando o comércio ilegal, ou mora em situação de risco. Nós vamos enfrentar essa situação de risco com ações coordenadas”, disse Sérgio Avelleda.

G1

Perseguição policial a ônibus furtado deixa um ferido na Zona Norte de SP

Como o ônibus possui rastreador, dono do veículo passou a dar as coordenadas por onde ele passava à PM.

Uma  perseguição policial a um ônibus furtado deixou uma pessoa ferida no rosto e o veículo com marcas de balas na Casa Verde, Zona Norte de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (22).

As informações são do Bom Dia Brasil e da Polícia Militar (PM).

Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da PM não informou se a pessoa ferida estava no veículo, se é assaltante ou policial.

De acordo com a corporação, a vítima foi socorrida à Santa Casa de Misericórdia, na região central da cidade.

A PM informou que recebeu um telefonema do dono do ônibus pelo número 190 às 4h41 informando que o veículo havia sido furtado.

Segundo a corporação, o proprietário alegou que o veículo não foi ao Terminal Rodoviário da Barra Funda para pegar passageiros que deveriam seguir a Jundiaí.

Como o ônibus possui rastreador, o dono do veículo passou a dar as coordenadas por onde ele estava passando.

O ônibus passou pela Marginal Tietê, depois seguiu pela Rua Olavo Fontoura, onde foi visto por uma viatura da Polícia Militar, que fez o acompanhamento do veículo, interceptando-o na Rua Milton Rodrigues.

De acordo com a TV Globo, houve troca de tiros nesse local.

O caso deve ser registrado no 13º Distrito Policial (DP), Casa Verde.


G1

21 de dezembro de 2016

Light pede falência da SuperVia por dívida de R$ 38 milhões

Companhia diz valor foi contraído após concessionária ter assinado parcelamento de dívida no 1º semestre. SuperVia diz que não foi notificada e que reunião de conciliação está marcada para janeiro.

A companhia de Eletricidade ( Light) pediu na Justiça a falência da SuperVia, consórcio responsável pela administração da malha ferroviária da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, por causa de uma dívida de R$ 38 milhões.

De acordo com a Light, o valor da dívida foi formado depois de que a concessionária de trens ter assinado um parcelamento da dívida em juízo no primeiro semestre do ano. Ele corresponde ao pagamento da conta mensal da concessionária e não é pago há 4 meses.

Em nota, a SuperVia informa que não recebeu qualquer notificação a respeito deste tema. A empresa esclarece que já está marcada para o próximo mês uma audiência de conciliação entre a concessionária , a Light S.A. e o governo do estado do Rio de Janeiro para uma negociação entre as partes.

Ainda de acordo com a companhia de eletricidade, o consumo de energia da SuperVia equivale ao fornecimento de energia do bairro do Leblon, na Zona Sul ou do município de Nilópolis, na Baixada Fluminense.

A Light informa que cumpriu todos os procedimentos de cobrança e regulatórios anteriores ao pedido de falência, além de realizar diversas reuniões com a Supervia em busca da regularização. A decisão de pedir a falência foi adotada após esgotar todas as possibilidades de negociação, segundo a Light.
A SuperVia relata ainda que as dívidas existentes entre a concessionária e a distribuidora decorrem de reajustes da tarifa de energia por índices muito acima da inflação e que ocorreram nos últimos anos.

A empresa informou que que está cumprindo o acordo já firmado com a Light S.A. para o escalonamento da dívidas e que existe uma decisão judicial proibindo qualquer corte no fornecimento de energia para o sistema de trens urbanos do Rio de Janeiro, considerado um serviço de utilidade pública.

G1

16 de dezembro de 2016

Passageira de número 1 bilhão da Linha 4-Amarela é homenageada

Cristina, passageira de número 1 bilhão da Linha 4-Amarela

A concessionária ViaQuatro atingiu a marca de 1 bilhão de passageiros transportados. Na manhã desta sexta-feira, dia 15, uma passageira da Linha 4-Amarela foi surpreendida com uma homenagem. “Foi a forma que encontramos de agradecer a todos os passageiros”, afirmou o presidente da ViaQuatro, Harald Zwetkoff.

Pouco depois das 10h30, um telão instalado na área dos bloqueios da Estação Paulista contava o embarque dos passageiros nas sete estações da Linha 4-Amarela.  999.999.999... 1.000.000.000!

Nesse instante, a usuária Cristina Jesus da Silva, 35 anos, estava passando pelo bloqueio quando foi cumprimentada pelo presidente da ViaQuatro e recebeu a placa comemorativa como “passageira 1 bilhão”.  A escolha da passageira de número 1 bilhão foi aleatória e simbólica.

Cristina é a cara de São Paulo. Nascida na Bahia, em uma família de 8 irmãos, já morou no Rio, de onde herdou o sotaque, mas fez sua vida nessa metrópole que a todos acolhe. Batalhadora, ela trabalha com serviços gerais em dois escritórios situados no eixo Paulista-Berrini. Como mora no Jardim Ester, região da Estação Butantã, usa a Linha 4-Amarela tanto para chegar no trabalho como para se deslocar entre as unidades da empresa durante o expediente.

“A Linha 4-Amarela me ajuda demais. É rápida e confortável, sem falar no ar-condicionado que eu gosto muito em dias quentes”, conta. Ao fim da jornada diária, embarca novamente para voltar para casa e iniciar o “segundo round” dedicando-se aos filhos Antony e Catarina, de 5 e 3 anos. “Sou pai e mãe, mas consigo dar conta de tudo”, orgulha-se.


PM é preso após estuprar mulher em trem da CPTM


Policial, que estava sem calças, foi agredido por passageiros e preso em flagrante. O número de casos de estupro subiu 9% no último ano na capital paulista.

Uma jovem, de 23 anos, sofreu abuso sexual dentro de um trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) na linha 12- Safira, na Zona Leste de São Paulo, na noite de quinta-feira (15). 

O criminoso, um policial militar, foi preso em flagrante.

O caso ocorreu por volta das 19h30 na estação São Miguel Paulista da CPTM. A vendedora pegou o trem na estação Brás e seguia para a estação Calmon Viana. Entre as estações Ermnelino Matarazzo e São Miguel, a vítima sentiu um homem se esfregando e tentou sair, mas não conseguiu devido a lotação do trem.

Quando a mulher se virou, viu o homem com a calça aberta. Outros passageiros também viram a ação do criminoso e agrediram o homem.

Eduardo Ferreira Gomes, de 37 anos, foi imobilizado e levado para a delegacia, onde constatou que era um policial militar. Ele chegou a culpar a vítima dizendo que ela o teria provocado.

O policial foi levado para o presídio da PM Romão Gomes, no Tremembé, na Zona Norte de São Paulo. Ele deve passar por audiência de custódia onde Justiça decidirá se ele continua preso ou é solto.

A lei considera estupro todo ato libidinoso violento. E a pena varia de 6 a 10 anos de cadeia.

Casos

De acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP), o número de casos de estupro subiu quase 9% do ano passado em comparação a esse ano na capital paulista. Entre janeiro e outubro de 2015 foram 1.753 casos contra 1.907 casos no mesmo período desse ano. Já no Estado, foram registrados 8.178 casos de estupro neste ano contra 7.720 no ano passado.

A CPTM disse que possui equipes de agentes uniformizados e à paisana que fazem rondas para garantir a segurança dos usuários. Qualquer irregularidade pode ser informada pelo SMS-Disque Denúncia, através do celular 97150-4949 ou do (0800) 055-0121 que os agentes mais próximos atenderão a ocorrência



G1  http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/pm-e-preso-apos-estuprar-mulher-em-trem-da-cptm-na-zona-leste-de-sp.ghtml

PM é preso após estuprar mulher em trem da CPTM

Policial, que estava sem calças, foi agredido por passageiros e preso em flagrante. O número de casos de estupro subiu 9% no último ano na capital paulista.

Uma jovem, de 23 anos, sofreu abuso sexual dentro de um trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) na linha 12- Safira, na Zona Leste de São Paulo, na noite de quinta-feira (15).

O criminoso, um policial militar, foi preso em flagrante.

O caso ocorreu por volta das 19h30 na estação São Miguel Paulista da CPTM. A vendedora pegou o trem na estação Brás e seguia para a estação Calmon Viana. Entre as estações Ermnelino Matarazzo e São Miguel, a vítima sentiu um homem se esfregando e tentou sair, mas não conseguiu devido a lotação do trem.

Quando a mulher se virou, viu o homem com a calça aberta. Outros passageiros também viram a ação do criminoso e agrediram o homem.

Eduardo Ferreira Gomes, de 37 anos, foi imobilizado e levado para a delegacia, onde constatou que era um policial militar. Ele chegou a culpar a vítima dizendo que ela o teria provocado.
O policial foi levado para o presídio da PM Romão Gomes, no Tremembé, na Zona Norte de São Paulo. Ele deve passar por audiência de custódia onde Justiça decidirá se ele continua preso ou é solto.

A lei considera estupro todo ato libidinoso violento. E a pena varia de 6 a 10 anos de cadeia.

Casos

De acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP), o número de casos de estupro subiu quase 9% do ano passado em comparação a esse ano na capital paulista. Entre janeiro e outubro de 2015 foram 1.753 casos contra 1.907 casos no mesmo período desse ano. Já no Estado, foram registrados 8.178 casos de estupro neste ano contra 7.720 no ano passado.

A CPTM disse que possui equipes de agentes uniformizados e à paisana que fazem rondas para garantir a segurança dos usuários. Qualquer irregularidade pode ser informada pelo SMS-Disque Denúncia, através do celular 97150-4949 ou do (0800) 055-0121 que os agentes mais próximos atenderão a ocorrência


G1

Polícia identifica suspeito de chutar mulher pelas costas em escada do metrô de Berlim

A polícia alemã está perto de solucionar o caso do ataque a uma jovem em uma estação de metrô em Berlim, cujas imagens chocaram o mundo - chutada pelas costas, ela caiu da escada e quebrou um braço com o impacto.
Criticadas pela demora na investigação do crime, ocorrido em 27 de outubro, as autoridades identificaram o principal suspeito e emitiram um mandado de prisão.
"A polícia busca por Svetoslav S., de cidadania búlgara, de 27 anos, que se encontra foragido", afirmou o porta-voz da Promotoria Pública de Berlim, Martin Steltner, em comunicado, sem divulgar detalhes do caso para não prejudicar o andamento das investigações.
A polícia não deu informações sobre os motivos do ataque.
De acordo com o jornal alemão B.Z., o agressor teria fugido para a Bulgária.
Homens seriam parentes
Svetoslav S. e os outros três homens que aparecem nas imagens seriam parentes.
A polícia identificou os quatro após a prisão de um deles, que seria irmão do principal suspeito.
Svetoslav S. seria o homem que chutou a jovem enquanto ela descia as escadas da estação de metrô Hermannstrasse, no bairro de Neukölln, na capital alemã.
O irmão de Svetoslav S. já foi liberado pela polícia - as provas levantadas não seriam suficientes para pedir sua prisão.

Ele seria um dos homens que aparecem nas imagens observando o momento em que a jovem de 26 anos é atacada pelas costas.
Depois da agressão, o grupo fugiu sem prestar socorro à vítima, que quebrou um braço.
A agressão ocorreu durante a madrugada de 27 de outubro.

Críticas à polícia

O ataque só veio à tona mais de um mês depois, com o vazamento para a imprensa do vídeo gravado pelas câmaras de segurança.
Somente então a polícia pediu ajuda para identificar os suspeitos e divulgou as imagens.
A polícia alemã respondeu às críticas pela demora na divulgação das imagens afirmando que pedir ao público informações sobre crimes é o último recurso utilizado numa investigação.
Na Alemanha, a divulgação de imagens de um suspeito só ocorre quando é necessária para descobrir quem ele é.

Com a identificação de Svetoslav S., o vídeo foi retirado da página da polícia.

Recompensa pelos suspeitos

As imagens causaram revolta no país e no mundo e levaram a diversas pessoas a oferecerem recompensa pelos suspeitos nas redes sociais. Segundo a emissora de televisão alemã rbb, o valor oferecido já passa dos 10 mil euros (R$ 35,7 mil).
Entre as ofertas, está a do deputado estadual Andreas Wild, do partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha (AfD).
O político é conhecido por fazer comentários xenófobos e racistas, como um pedido para que burcas fossem queimadas em praça pública no país.
"Berlim, uma cidade que caça o brutal agressor do metrô, quando o Estado não faz nada", escreveu Wild no Facebook, oferecendo recompensa de 1 mil euros (R$ 3.570) pelo suspeito.
O político destacou ainda a aparência estrangeira do homem que chutou a jovem e pediu a extradição de estrangeiros que cometem crimes.
As imagens revoltaram celebridades como Lady Gaga e também o guarda-costas de Hollywood Michael Kuehr, que ofereceu uma recompensa de 2 mil euros (cerca de R$ 7 mil) para quem desse informações que levem ao criminoso.
As autoridades não quiseram comentar os casos de oferta de recompensas. Ao jornal Tagesspiegel, a polícia destacou que soube das ofertas e que elas eram iniciativas privadas.
Enquanto a polícia busca o principal suspeito do ataque em Berlim, outra agressão semelhante foi registrada em Munique no sábado passado.
Uma mulher de 38 anos foi empurrada ao descer a escada rolante de uma estação de metrô por um grupo que roubou sua bolsa.
Ela sofreu diversos hematomas. A polícia investiga o caso.

Outros ataques

Ataques em estações de metrô e dentro de vagões não são raros na capital. No começo do mês, um grupo vandalizou um trem e disparou um extintor de incêndio contra um passageiro.
Em janeiro, uma jovem de 20 anos que esperava na estação foi empurrada na frente de um trem do metrô por um homem com deficiência mental. Ela não resistiu aos ferimentos e morreu antes do socorro chegar - o homem que a empurrou foi detido por outros passageiros.
Apesar do caso chocante ocorrido na estação Hermannstrasse, as estatísticas da polícia revelam que a criminalidade tem diminuído em Berlim.
Em 2015, o número de lesões corporais foi o menor registrado nos últimos dez anos, com pouco mais de 40 mil casos. O de assassinatos também foi o menor desde 2006, com 112 mortes.
Os dados mostram que as estações metrô mais perigosas da cidade são Alexanderplatz, Kottbusser Tor e Hermannplatz. Nas três, foram registrados 2.057 delitos como furtos, roubos, agressão e assédio sexual na primeira metade deste ano.
O governo da capital considera o sistema de segurança na cidade suficiente. A empresa pública de transporte, por sua vez, informou que todas as estações de metrô e quase todos os ônibus, metrôs e bondes são monitorados por câmeras.
Outros dois casos de agressão que chocaram a capital alemã ocorreram em 2011, quando um jovem espancou um homem que esperava o metrô na estação Friedrichstrasse, e em 2008, quando quatro adolescentes agrediram até quase a morte um homem em Haselhorst.
Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/internacional-38326760