Ação cultural-educativa transforma parede de oficina em galeria de arte e em espaço interativo
No dia 28 de abril, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) comemora 24 anos de existência. E para marcar a data, a Companhia firmou uma parceria com o Museu da Imigração que, por meio do projeto Sonoridades irá realizar uma intervenção artística na Oficina Roosevelt da CPTM.
Devido a uma parceria cultural, os muros da Oficina, localizada em frente ao Museu da Imigração, têm recebido painéis com fotos em branco e preto, selecionadas dentre as fotos de imigrantes que compõem o acervo do museu. Para comemorar o aniversário da companhia, parte do muro irá se transformar num grande quadro negro. Na lousa será inserida a seguinte pergunta “O que fazer em cada estação da CPTM?”, acompanhada do mapa das estações e arredores. Gizes ficarão à disposição do público que visita o museu, para que todos possam participar do jogo interativo. Sabemos que as estações são locais de encontros e despedidas e que o trem, ainda hoje, continua no imaginário popular e que continua cada vez mais importante no dia a dia das grandes cidades.
O projeto Sonoridades foi desenvolvido para comemorar a 14ª Edição da Semana de Museus e o Dia Internacional de Museus e foi inspirado na iniciativa da artista Candy Chang, que transformou um muro de Nova Orleans em uma grande lousa.
Conheça mais sobre a História da CPTM em: http://www.cptm.sp.gov.br/noticias/Pages/CPTM-24-anos.aspx