25 de março de 2014

Metrô vai processar rádio que fez propaganda com conteúdo supostamente machista


O Metrô de São Paulo disse que vai processar a rádio Transamérica FM pela propaganda que diz que trens lotados são bons “para xavecar a mulherada”. De acordo com a companhia, a emissora usou seu nome na inserção de maneira indevida e sem aprovação. 

Um dos trechos da propaganda, narrada pelo personagem Gavião, fala: "No horário de pico é normal trem e metrô ficá lotado. É assim nas grande metrópole espalhada pelo mundo. Pá falá a verdade, eu até gosto do trem lotado. É bom pra xavecá a mulherada, né mano?! Foi assim que eu conheci a Giscreusa" (sic).

Nas redes sociais, usuários se perguntaram "se essa propaganda do Metrô era real", além de dizerem que o comercial é "machista, preconceituoso" e "incentivar a visão da mulher como um objeto".

Em nota, o Metrô repudiou o conteúdo da propaganda e disse que “nem a agência Nova SB, a qual a Companhia encomendou campanha sobre obras de expansão da rede metroviária, foram informados de que tal conteúdo seria veiculado pela rádio Transamérica”. 

Pelo Twitter, a rádio Transamérica afirmou que o personagem que fala na propaganda é "caricato e humorístico (...) e a propaganda tem o condão de entreter e divertir".  A assessoria da rádio não atendeu às ligações do R7 para repercutir a decisão do Metrô.