22 de novembro de 2013

Prefeitura de São Paulo testa relógio com chip de Bilhete Único

Jilmar Tatto testou o relógio que pode funcionar como alternativa ao Bilhete Único
Foto: Thiago Tufano / Terra

O secretário municipal de Transportes de São Paulo Jilmar Tatto compareceu a um evento da prefeitura da capital paulista, na manhã desta sexta-feira, usando um relógio-teste que possui um chip do Bilhete Único. O usuário poderá comprar o chip e colocar dentro de qualquer relógio e, com isso, quando esse usuário passar nas catracas de ônibus, metrô e CPTM precisará apenas encostar o pulso no leitor para validar o bilhete.

O relógio ainda não tem data para começar a ser vendido, mas a ideia é que o chip possa ser colocado dentro de celulares, cartões de crédito e outros objetos que facilitem a vida do usuário de transporte público.

“É uma empresa que tem essa tecnologia. Você autoriza a colocar o chip no relógio e carrega nas casas lotéricas, terminais, metrô e ônibus. Daqui algum tempo vai ter também no cartão de crédito, celular etc. No celular, além da funcionalidade do próprio bilhete, você poderá carregar o cartão. Foi feito teste, teve piloto e deu certo. Por acaso estou de relógio para me exibir”, brincou o secretário.

De acordo com Tatto, além da facilidade de não precisar carregar um cartão, o usuário irá economizar. “A prefeitura economiza dinheiro porque não precisa dar o cartão. Se isso começar a ter uma adesão grande, você diminui também o dinheiro do cartão. Estamos trabalhando em várias frentes”, disse.

Terra
Thiago Tufano
Direto de São Paulo