24 de outubro de 2013

Alckmin anuncia hoje a 2ª linha do Metrô para região do ABC


O governador Geraldo Alckmin (PSDB) estará hoje no Grande ABC para divulgar série de investimentos para as sete cidades. Um dos principais anúncios será a segunda linha do Metrô na região, a extensão da 17-Ouro (Jabaquara-Morumbi, passando pelo aeroporto de Congonhas) para Diadema. A primeira é a Linha 18-Bronze, cuja licitação será aberta dia 7, outra novidade.

Após reunião de três horas com a metade do secretariado, ontem à tarde, no Palácio dos Bandeirantes, o governador recebeu equipe do Diário com exclusividade. Falou de sua agenda de hoje, que começa às 9h, no Hospital de Clínicas de São Bernardo, onde revelará ajuda de mais R$ 20 milhões à unidade. Em seguida, vai para o Hospital Estadual Serraria de Diadema, em que falará sobre novo aparelho de ressonância magnética. Às 11h, estará em São Caetano, em pauta do Consórcio Intermunicipal. É neste momento que ocorrerá a maior parte dos anúncios aos municípios da região. O comandante paulista fecha o tour em São Bernardo novamente, às 14h, na sede do projeto Via Rápida Emprego.

Ao falar sobre a Linha 17-Ouro, Alckmin frisou que “o grande desafio das metrópoles é a Mobilidade Urbana”. “Vamos anunciar estudo para incluir Diadema, cidade que não tem Metrô nem trem (da CPTM-Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). É mais fácil atendê-la por Jabaquara, que está a seis quilômetros”, disse.

O governo de São Paulo discutirá com o Consórcio, nos próximos 30 dias, “o melhor trajeto, o mais rápido, a melhor alternativa”. “A ideia definida é Diadema com Metrô ligado à (estação) Jabaquara. Não vai ser preciso (o munícipe diademense) ir para São Bernardo. Vai direto para São Paulo”, projetou o tucano.

A opção mais fácil seria prolongar a Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi). “Mas o problema é que já está sobrecarregada. Vamos dar opção melhor, que é a (extensão da) Linha 17-Ouro, que é o monotrilho do aeroporto de Congonhas. Pega o monotrilho em Diadema, vai para o aeroporto direto. Se quer ir para o Ibirapuera, pega a Linha 17-Ouro e vai para a Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze), com acesso à rede de hospitais. Quer ir para o (estádio do) Morumbi? Vai direto. Se quiser ir para a (estação da) Luz, desce na Linha 1-Azul e vai para a Luz. Distribui melhor”, discorreu.

O mandatário do Palácio dos Bandeirantes frisou ainda que há possibilidade de a Linha 17-Ouro também passar pelo Centro de Eventos Imigrantes, que será ampliado e ficará maior do que o Anhembi. “Queremos definir com a região, sem levar coisa pronta”, afirmou.

Acerca das novidades de Mobilidade Urbana, haverá anúncio de corredor ABC-Guarulhos. Além da reativação da Estação Pirelli da CPTM, para atender os munícipes que utilizarão o Poupatempo de Santo André, no Atrium Shopping. Inclusive, outros dois Poupatempos, além do andreense, terão os convênios assinados hoje: Diadema e Mauá.

SEGURANÇA No dia 18 será instalado no Grande ABC o primeiro grupo do Gamesp (Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica da Segurança Pública), em que serão discutidas políticas integradas com as prefeituras. “É fundamental a prefeitura estar junto com o Estado, na urbanização do bairro, iluminação, limpeza, área social”, destacou Alckmin.

Diário do Grande ABC