Trem fará viagem a Santos em 35 minutos

A estimativa é de que o trem regional de São Paulo à Baixada Santista, que passará pelo Grande ABC, faça viagem a Santos em período entre 35 a 45 minutos.

O secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, explica que o tempo do trajeto irá variar de acordo com a tecnologia utilizada no trecho de serra. "Depende se vai ser mais veloz, menos veloz, se vai ser cremalheira ou freio magnético", comenta.

Seja qual for o método utilizado, a expectativa é de que o trem regional para Santos seja o mais rápido entre todas as quatro ferrovias previstas pelo Estado. Além desse, são planejados trajetos para Campinas - passando por Jundiaí -, Sorocaba e São José dos Campos.

Fernandes informa que, pela proposta apresentada em novembro pelo banco BTG Pactual e pela empresa Estação da Luz Participações, o investimento aproximado para a construção dos quatro trens regionais será de R$ 18,5 bilhões. A contrapartida exigida é de 30% do valor total - o equivalente a cerca de R$ 6 bilhões. "Este valor é mais ou menos o que tínhamos previsto de alocação para os expressos ABC e Jundiaí", diz o secretário. Ambas ferrovias, promete o titular da Pasta, serão feitas independentemente da concretização da PPP (Parceria Público-Privada).

O governo estadual apresentou a proposta ao mercado internacional em evento realizado no fim de janeiro em Londres, na Inglaterra. O secretário afirma que os trens regionais atraíram o interesse de investidores chineses, que vêm ao Brasil em março para obter mais detalhes do projeto.

Os interessados em desenvolver estudos para a construção das ferrovias têm de apresentar os dados técnicos até julho. Devem ser analisadas informações como aspectos técnicos de traçado, tecnologia utilizada e desapropriações necessárias. Depois, as propostas passarão pelo crivo do Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas, que escolherá o modelo adequado em até quatro meses.

Diário do Grande ABC


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2 comentários:

  1. Em 1865 os ingleses não dispunham da tecnologia atual (computador, software, máquinas de terraplanagem, tatuzões e etc)e, com determinação, construiram, a SP-Raiway de Santos a Jundiaí, com a Serra do Mar e o "mangue da baixada santista" no caminho, em apenas cinco anos. Em 1870 a 2ª linha, com o sistema funicular, foi entregue.
    Antonio Marmo
    marmofreitas@gmail.com
    Era pontual e eu não tive notícias de deslizamento de encostas na serra, apesar do enorme índice pluviométrico de lá.
    Como foi possível (?), se agora, com toda a tecnologia moderna a disposição dos projetistas e das construtoras, os mesmos + o Governo não são capazes de construir nem um "EXPRESSO AEROPORTO" que não chega a ter 25km de extensão e não tem serra de 700 mts de altura no caminho???
    Não é preciso explicar, eu só queria entender.

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  2. Em 1865 não existia tanta burocracia e desvio de verba.

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