6 de setembro de 2012

Estação Pinheiros da CPTM pode ter redução tarifária


Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo estuda a aplicação de tarifa mais baixa em horários de menor tráfego

Embarque na estação de metrô Pinheiros: o objetivo é tentar reduzir os picos de lotação no início da manhã e no fim do dia, entre 18 e 19 horas
O secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Jurandir Fernandes, afirmou que sua equipe estuda dar descontos nas passagens de trem da CPTM na estação Pinheiros, em São Paulo, em alguns horários de menor movimento. O objetivo é tentar reduzir os picos de lotação no início da manhã e no fim do dia, entre 18 e 19 horas. “Se as pessoas que usam a integração do trem com o metrô das 7 às 9 horas puderem usar o transporte mais tarde devido ao preço menor da passagem, a estação vai se desafogar”, disse.

A ideia ainda está em fase de estudo, de acordo com o secretário - que participou nesta quarta-feira do evento Brasil nos Trilhos, reunindo empresários, associações, fornecedores, parlamentares e acadêmicos em Brasília. Fernandes admitiu também que nada está sendo estudado para aumentar a capacidade de passageiros na linha 4-Amarela, que sofre por lotação em pelo menos seis horas no dia – três de manhã e três no fim do dia.

Trem-bala - Questionado sobre o que muda na cidade com a passagem do trem-bala (Trem de Alta Velocidade – TAV), Fernandes disse que a Secretaria aguarda a definição sobre onde será a estação do trem em São Paulo. “A minuta do leilão do TAV mostra que Campo de Marte será a estação dentro da cidade, mas isso pode mudar. Oferecemos ao governo outras possibilidades, como a região da Água Branca, que será um centro regional de trens. Lá temos um espaço grande, mas precisaríamos saber com antecedência para guardarmos um lugar subterrâneo para ele”, explicou.

O TAV passa pelo processo de audiência pública da minuta de seu edital. A expectativa é que o leilão ocorra no dia 29 de maio de 2013.

EXAME