CPTM estuda baixar tarifa da Linha 9-Esmeralda


O governo do Estado estuda a possibilidade de cobrar uma tarifa mais barata dos usuários da Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) que utilizarem os trens fora do horário de pico. A medida é mais uma tentativa de combater a saturação da Linha 4-Amarela do Metrô, que passou a funcionar em horário integral no ano passado.

"Estamos analisando, para a Linha 9 da CPTM, chamar as pessoas para um desconto", afirmou o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. Segundo ele, os estudos tiveram início há uma semana e, por enquanto, estão em estágio embrionário. A ideia, porém, é cobrar um valor mais baixo para os usuários que embarcarem nessa linha fora dos horários mais lotados. "Estamos pensando na seguinte possibilidade: não quer andar das 9h às 10h e pagar menos? Estamos fazendo esses cálculos", afirmou.

A ideia já é praticada na CPTM e no Metrô nos horários anteriores ao pico da manhã. Entre 4h e 5h30, a passagem custa R$ 2,50. O secretário, no entanto, não adiantou qual seria o valor do desconto em estudo nem os horários em que ele valeria.

Na Linha 9-Esmeralda, como há integração nas Estações Pinheiros (com a Linha 4) e Santo Amaro (com a Linha 5), os usuários do metrô também poderiam obter o desconto - desde que entrem pelas bilheterias da CPTM. "Nesse caso, não mexeríamos nos sistemas do Metrô. Quando eu der desconto na Linha 9, o passageiro entra na Linha 4 com tarifa mais baixa por causa da integração. Na Linha 4 eu não mexo. Mexo apenas na Linha 9."

Fernandes explicou que os descontos são estudados apenas para a Linha 9-Esmeralda da CPTM por causa das características próprias do ramal. O governo não teria como arcar com o desconto caso fosse concedido para todo o sistema da CPTM.

Nas Linhas 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô, por exemplo, circulam 3 milhões de passageiros por dia, mas metade deles utiliza os trens em um período de 6 horas do dia, pela manhã e à tarde. "A outra metade, se eu der um desconto na tarifa, digamos, de R$ 1, vou ter uma subvenção de R$ 1,5 milhão por dia e R$ 40 milhões por mês. Estoura o orçamento. E os passageiros que já andam fora do pico não vão mudar o comportamento, porque já andam fora do pico. Não adianta. Se eu der um incentivo, terei uma queda de receita brutal."

Superlotação. Essa é a segunda mudança importante no sistema metroferroviário que o governo estuda para reduzir a superlotação da Linha 4-Amarela, que já chega a levar 600 mil passageiros por dia. No fim do ano passado, a Linha 10-Turquesa da CPTM deixou de ir até a Estação da Luz, onde também há conexão com a Linha 4, para desafogar o ramal. A Linha 10, agora, para na Estação Brás.



Fonte: O Estado de S. Paulo

Um comentário:

  1. Sacanagem, oferecer desconto apenas para a Linha 9? Não é só a esmeralda que tem lotação, todas as linhas sofrem com isso, além do mais, eles querem oferecer mais o que pra o pessoal da zona sul? Já tem a linha mais moderna, um dos menores intervalos do sistema e ainda vão pagar menos por isso do que uma pessoa que sai na L7 com um 1100 lotado que em dias de chuva jorra água da última janela do carro, ou quando vem um 7000 tem que torcer para não dar problema no ar-condicionado ou para não ter pane de energia. Não pagamos todos o mesmo preço? Apesar de a Linha 9 ainda não ser perfeita, temos que admitir que ela á a melhor do sistema, e antes de melhora-lá, a CPTM devia dar atenção a outras linhas também.

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