Uma colisão entre dois trens causava a interrupção de parte da Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo, em um trecho na Zona Leste. O acidente ocorreu entre as estações Carrão e Tatuapé. Até por volta das 10h50 desta quarta-feira (16), havia informações apenas sobre feridos leves.
Após o acidente, as demais linhas operam com velocidade reduzida por volta das 10h30.
A circulação de trens na Linha vermelha ocorre somente entre as estações Palmeiras Barra funda e Tatuapé.
O Metrô confirmou o acidente, mas não soube a origem do problema. O Centro de Controle da empresa está apurando o motivo do ocorrido.
Imagens registradas pelo helicóptero da TV Globo mostram que diversos carros dos bombeiros prestavam atendimento a vítimas às 10h30. Duas composições estavam paralisadas na via e passageiros aguardavam do lado de fora, ao lado dos trilhos.
A linha operava com velocidade reduzida às 10h10, junto com a linha 1-Azul e a 2-Verde. Segundo a assessoria da empresa, a estação tem uma área de manobra, então há possibilidade de o trem mudar de via e continuar caminho. O acidente ocorreu entre a estação Tatuapé e Carrão, segundo o Metrô.
Motivo do choque, diz sindicato
Segundo o secretário-geral do Sindicato dos Metroviários, Paulo Pasin, ouve um choque entre duas composições devido a uma falha no sistema de automatização do Metrô. Ele diz ter recebido informações de que o sistema automático que faz um trem parar quando outro está à frente não funcionou.
A linha operava com velocidade reduzida às 10h10, junto com a linha 1-Azul e a 2-Verde. Segundo a assessoria da empresa, a estação tem uma área de manobra, então há possibilidade de o trem mudar de via e continuar caminho. O acidente ocorreu entre a estação Tatuapé e Carrão, segundo o Metrô.
Motivo do choque, diz sindicato
Segundo o secretário-geral do Sindicato dos Metroviários, Paulo Pasin, ouve um choque entre duas composições devido a uma falha no sistema de automatização do Metrô. Ele diz ter recebido informações de que o sistema automático que faz um trem parar quando outro está à frente não funcionou.
"Não pode ter havido falha humana porque esse sistema é automático. Quando há um trem à frente, a composição atrás recebe um código de via. Se o código é zero, o trem para. Houve uma falha no sistema e o equipamento mandou um sinal diferente disso, por isso a composição atrás seguiu, pelo que parece", disse Pasin. "Em 20 anos de Metrô, eu nunca vi nada disso acontecer."