31 de maio de 2012

Linha 4-Amarela do metrô de SP é eleita um dos 100 projetos mais inovadores de infraestrutura em todo o mundo



A Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, operada pela concessionária ViaQuatro, conquistou um importante reconhecimento internacional ao ser eleita como um dos 100 projetos mais inovadores em infraestrutura em todo mundo pela publicação Infrastructure 100 World Cities Edition, editada pela KPMG, multinacional que presta serviços de auditoria e consultoria.

Os projetos foram selecionados por um seleto grupo de especialistas, com base em sua escala, viabilidade, complexidade, inovação e impacto na sociedade. A publicação será lançada mundialmente, em julho, durante o World Cities Summit, congresso que será realizado em Singapura.

Inaugurada há dois anos, a Linha 4-Amarela do metrô é a primeira parceria público-privada (PPP) do Brasil. Hoje, ela tem seis estações operando (Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Paulista, República e Luz) e transporta mais de 630 mil pessoas por dia. Quando estiver totalmente pronta, a linha terá 12,8 quilômetros de extensão e 11 estações, ligando a Estação da Luz, no centro da cidade, ao bairro de Vila Sônia, na zona Oeste.


Sobre a ViaQuatro: A concessionária tem seu capital social dividido da seguinte maneira: 58% são detidos pelo Grupo CCR, 30% pela Montgomery Participações S.A., 10% pela Mitsui & Co. Ltda, 1% pela RATP Developpement S.A. e 1% pela Benito Roggio Transporte S.A. Assinou em novembro de 2006 o primeiro contrato de Parceria Público-Privada com o governo do Estado de São Paulo, para operar e manter a Linha 4-Amarela do metrô. Cabe à concessionária adquirir os trens previstos no contrato (14 para a primeira fase e até 15 para a segunda), os sistemas de sinalização, centro de controle operacional e comunicação móvel.

Fonte: RP1 Comunicação – Assessoria de Comunicação da ViaQuatro
Publicada em:: 31/05/2012

Moradores a favor do monotrilho fazem manifestação no Morumbi


Moradores se reuniram na região do estádio do Morumbi, na Zona Sul de São Paulo, na tarde desta quinta-feira (31), em ato a favor da construção do monotrilho da Linha 17-Ouro do Metrô. O movimento é em resposta aos protestos de moradores do bairro que são contrários à instalação do monotrilho.


A primeira etapa da obra – que liga o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da Linha 9 da CPTM (Osasco-Grajaú) – já está em andamento. Outra fase prevê que o monotrilho chegue até a região do Morumbi e passe pela favela de Paraisópolis.


Segundo Gilson Rodrigues, líder comunitário de Paraisópolis, o ato tem como objetivo pedir que sejam aceleradas as obras. “Hoje, Paraisópolis está isolada. Uma pessoa que vai até o Centro demora três horas para ir e três horas para voltar. Com o monotrilho, ela chega em 15 minutos até a [avenida] Paulista”, disse.


Após o fim do ato, parte dos integrantes seguiu até a Assembleia Legislativa de São Paulo, na Zona Sul da capital paulista, para acompanhar uma audiência pública sobre o tema. A manifestação ocorreu de forma pacífica na Praça Roberto Gomes Pedrosa e não chegou a ocupar as vias públicas. Quatro policiais militares acompanharam o protesto.


Fonte:G1

CPTM volta a registrar panes em duas linhas Moradores de Paraisópolis fazem ato por monotrilho


Passageiros dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) enfrentaram mais um dia de panes, desta vez nas Linhas 12-Safira (Brás-Calmon Viana) e 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú). As falhas aconteceram pela manhã e a companhia não informou o número de passageiros prejudicados.
Na Linha 12-Safira, o problema começou logo no início da operação comercial, às 4 horas. Um defeito na subestação de energia de Calmon Viana obrigou as composições a circular com velocidade reduzida, o que fez o intervalo entre os trens, que no horário de pico é de 6 minutos, chegar a até 15 minutos. A operação só foi normalizada às 7h40, de acordo com a própria CPTM.
Já na Linha 9-Esmeralda, que permaneceu fechada nos últimos domingos para a execução de obras que pretendem reduzir as panes, o problema foi em um trem que estava perto da Estação Presidente Altino, em Osasco, por volta das 6 horas. A retirada da composição fez o intervalo entre as viagens ficar maior, o que resultou em maior lotação nas plataformas. A operação só foi normalizada às 9 horas, segundo a CPTM.
Reformas. A companhia está fechando as estações da Linha 8-Diamante aos domingos para obras. O processo só deve terminar em 26 de agosto. A Linha 9-Esmeralda, uma das que apresentaram falha ontem, também passou por fechamento das estações durante nove domingos nos últimos três meses.
Moradores de Paraisópolis e de outros bairros na zona sul da cidade marcaram para a tarde de hoje uma passeata a favor do monotrilho da Linha 17-Ouro do Metrô, que ligará o Morumbi ao Aeroporto de Congonhas e ao Jabaquara. A marcha partirá às 15h da frente do Estádio do Morumbi e terminará na Assembleia Legislativa do Estado, no Ibirapuera, onde uma audiência pública sobre as obras ocorrerá às 18h.
De acordo com o líder comunitário Gilson Rodrigues, de Paraisópolis, um dos organizadores, o ato foi convocado para marcar posição diante daqueles que se opõem ao monotrilho. "Estamos em uma região carente de transportes e queremos cobrar o governo e pedir que acelere a construção do monotrilho. Para nós, faz uma diferença enorme", diz.
Os opositores da linha suspensa, muitos moradores do Morumbi, acreditam que ela trará impactos urbanísticos negativos para o bairro e defendem que uma linha subterrânea, com capacidade para mais passageiros, seja feita no lugar.


Fonte: Estadão

Linha 4 passa a mostrar operação em tempo real

 Pouco mais de dois anos depois de sua abertura, a Linha 4-Amarela do Metrô ganhará nesta quinta-feira, 31, um site no qual os internautas poderão conferir a situação da linha em tempo real. A exemplo do que já acontece com as demais linhas no site oficial do Metrô de São Paulo (www.metrosp.com.br), problemas operacionais que provoquem lentidão ou paralisação do ramal serão informados. O endereço é http://www.viaquatro.com.br/.

Pelo fato de a Linha 4-Amarela ser administrada pela concessionária ViaQuatro e não pelo Metrô, era a única que ainda não tinha esse tipo de serviço disponível, apesar de ser considerada a mais moderna da rede. Por ela, circulam diariamente cerca de 600 mil passageiros, em média.

De acordo com a ViaQuatro, também serão divulgadas no site novidades a respeito da Linha 4-Amarela e um serviço de como usar o sistema, como dados sobre tarifas e bilhetes, a localização dos bicicletários e "dicas de como embarcar com segurança e cidadania".

A página também disponibilizará um canal de contato com a concessionária para reclamações e dúvidas. Haverá ainda um mapa que apresenta todas as linhas do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O endereço do site já é utilizado há bastante tempo, mas o conteúdo é estático, basicamente com informações institucionais.

Segundo a concessionária, não há uma hora exata para o novo site entrar no ar nesta quinta-feira. A mudança será feita "ao longo do dia".


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30 de maio de 2012

Explosão em uma caixa de sinalização paralisa trens da CPTM

Milhares de passageiros superlotaram as estações das linha 11 e 12. Em Ferraz, um trem foi apedrejado

Uma explosão em uma caixa de sinalização da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ontem à noite, entre as estações Calmon Vianna e Poá, fez com que a circulação de trens fosse interrompida por mais de uma hora. Milhares de pessoas se aglomeraram nas estações das Linha 11 - Coral (Luz/Estudantes) e 12 - Safira (Brás/Calmon Viana). A estação de Suzano teve de fechar os portões por meia hora para evitar a superlotação nas plataformas. Em Ferraz, passageiros apedrejaram uma composição que ficou parada.

Segundo apurou a equipe de reportagem do DAT, por volta das 18h30 ocorreu um curto circuito em uma caixa de sinalização próximo à estação de Calmon Viana. Passageiros relataram ter ouvido pelo menos dois estouros e um princípio de incêndio na caixa.

Por conta do acidente, houve um apagão em todo o sistema da CPTM e todas as composições das duas linhas que atendem a região ficaram paralisadas. A energia foi retomada rapidamente, mas a operação dos trens demorou mais de uma hora para voltar a rotina, normalizando os serviços apenas às 20h45.

Durante o período sem circulação de trens, as estações do Alto Tietê ficaram lotadas e a CPTM teve de adotar algumas medidas para evitar uma maior confusão com os passageiros. Em Suzano, a empresa distribuiu bilhetes emergenciais às pessoas, para que elas pudessem seguir viagem em ônibus municipais e intermunicipais.

Outro problema que atrapalhou a volta do funcionamento dos trens foi a revolta de alguns passageiros. Entre as estações de Ferraz e Calmon Viana, uma composição ficou para mais de 30 minutos na linha e passageiros desceram do trem e começaram a andar pelos trilhos. Algumas pessoas chegaram a atirar pedras na composição. Nem mesmo a situação voltando ao normal serviu para os trens trafegarem normalmente, já que os técnicos da CPTM ainda procuravam o defeito na caixa de sinalização que explodiu.

Apesar dos atos de vandalismo, até o fechamento desta edição a PM não tinha sido acionada.

Fonte: DAT

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ViaQuatro estreia novo site para Linha 4-Amarela do metrô

Página do Diário da CPTM também irá divulgar informações do novo site da ViaQuatro

Na seção Linha 4-Amarela, os internautas podem acessar os mapas de todas as linhas do metrô e da CPTM, conhecer um pouco mais sobre a própria Linha e suas estações

O novo site da ViaQuatro, concessionária responsável pela Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo estará disponível a partir de amanhã aos usuários. Para facilitar o dia a dia dos passageiros da Linha, informações úteis, como status da operação e mapas do sistema metroferroviário estão na home para rápido acesso. Uma área de destaques, com as principais novidades da Linha 4-Amarela, e o Fale Conosco também aparecem na página principal para tornar o contato entre a concessionária e os usuários mais ágil. Os passageiros da Linha 4 também podem acessar e imprimir o mapa dos transportes metropolitanos, que contém todas as linhas do Metrô e da CPTM.

Além desses serviços, quem acessar a página da ViaQuatro encontra ainda uma seção que funciona como uma guia para quem utiliza o metrô, com informações sobre as tarifas e bilhetes, a acessibilidade da Linha, os bicicletários das estações, as integrações, os direitos e deveres, além de dicas de como embarcar com segurança e cidadania.

Na seção Linha 4-Amarela, os internautas podem acessar os mapas de todas as linhas do metrô e da CPTM, conhecer um pouco mais sobre a própria Linha e suas estações, além de se informar sobre a tecnologia, os diferenciais e os investimentos feitos na Linha 4-Amarela. O novo site conta ainda com uma seção institucional, com informações sobre a ViaQuatro, e área para a imprensa.

“Desenvolvemos um site totalmente focado na comodidade dos nossos usuários, que podem ter acesso simples e rápido a serviços e informações úteis para quem utiliza a Linha no dia a dia ou para quem precisa usá-la esporadicamente”, explica Luís Valença, Diretor-Presidente da ViaQuatro. Para quem quiser acessar o site, o endereço é www.viaquatro.com.br.

Com informações da RP1 Comunicação


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Após novas falhas, linhas da CPTM voltam a circular sem atrasos

A circulação das duas linhas de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que voltaram a apresentar problemas na manhã desta quarta-feira, 30, foi normalizada por volta das 9h, segundo a assessoria de imprensa da empresa.


A Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), os trens operaram com maior tempo de parada, desde o início das operações, às 4 horas, entre as estações Engenheiro Manoel Feio e Calmon Viana, em função de uma falha no sistema de energia na subestação Calmon Viana, informou a CPTM. A situação foi normalizada por volta das 7h40.


Já os problemas na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) ocorreram em função de uma composição que apresentou defeito na Estação Presidente Altino por volta das 6h desta quarta. A circulação voltou ao normal por volta das 9h, afirma a empresa.




Fonte: Estadão

CPTM apresenta problemas em duas linhas em SP

Os passageiros que utilizam as linhas 9-esmeralda (Osasco-Grajaú) e 12-Safira (Brás-Calmon Viana) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) voltaram, na manhã desta quarta-feira, a serem prejudicados por problemas técnicos, segundo informações da empresa. As duas linhas operam com velocidade reduzida e intervalo maior entre os trens.

Às 6 horas, um trem da linha 9-esmeralda apresentou defeito na estação Presidente Altino, na região de Osasco, na Grande São Paulo. Já na linha 12-Safira, os trens circulam com maior intervalo desde o início das operações, às 4 horas, entre as estações Manoel Feio e Calmon Viana, devido a um defeito na substação de energia de Calmon Viana. Segundo a CPTM, não há previsão para a normalização da circulação.


http://www.jornalacidade.com.br

Linha-6: Brasilândia quer novo traçado


O anúncio do decreto de desapropriação de cerca de 407 mil m² de área para a conclusão das obras da Linha-6 (Laranja) do Metrô, no  dia 8 passado, deixou em pânico moradores de 78 imóveis da região da Brasilândia, na Zona Norte. Eles já foram notificados da decisão na semana passada e terão de deixar suas casas.

Mas unidos pela Sociedade Amigos do Jardim Guaraú e Gonçalves Centeno, os moradores pretendem entrar na Justiça, no próximo mês, para que o Estado reveja a posição da Estação Brasilândia e diminua pela metade o impacto das desapropriações. Segundo o movimento, com o atual desenho a distância entre as estações Vila Cardoso, localizada na Estrada do Sabão, número 500, e a Brasilândia, na altura do 1.110, seria muito curta, inferior a 500 m, incompatível com o espaço normalmente utilizado pelo Metrô.

Para o diretor da associação e líder do movimento, Walter Giacon, de 65 anos, um dos desapropriados (sua família tem casa no local desde a década de 1950), a nova estação poderia ser transferida para mais 500 m à frente, para o terreno baldio de mais de 40 mil m² da antiga emprega Vega, na altura do 1.500 da Estrada do Sabão.

“Com essa mudança para um terreno que está vazio há décadas, as desapropriações seriam reduzidas. O bairro está em pânico e o Governo pouco liga para as famílias. Por isso, vamos lutar”, diz o líder.

Ele teme ainda que as indenizações pagas aos proprietários sejam menores que o real valor das casas. “Minha casa vale R$ 800 mil, sem contar o valor sentimental. O Estado não pagaria a metade. Fora isso, não há imóveis aqui e teríamos de nos mudar do lugar aonde vivemos há mais de 50 anos”, criticou.

‘Mesmo problema de Higienópolis’

Se o motivo oficial alegado pelo Metrô, há exatamente um ano, para alterar a localização da Estação Angélica da Linha-6 foi a proximidade de 500 m para a Estação Higienópolis, os moradores da Brasilândia querem o mesmo tratamento por parte do Estado.
Segundo os moradores, o Governo deve usar os mesmos critérios e mudar também o posição da futura Estação Brasilândia. “Ou mudam para o terreno da Vega ou param no Sacolão, na Estação Vila Cardoso. Se em Higienópolis mudou [pela proximidade], aqui também tem de mudar. Não acredito que o Governo levará em conta o fator de o pessoal de lá ser rico. Não somos brasileiros e paulistas diferentes deles”, disse o morador já notificado da desapropriação Eduardo Oliveira, 45 anos.

Ele diz ter gasto mais de R$ 60 mil na reforma da casa, que tem ainda sua oficina. “Não é só o trabalho. É meu ganha-pão. Minha mãe, que é de idade e mora aqui há mais de 50 anos, até passou mal quando recebeu a notícia”, afirma.

Metrô diz que traçado deve ‘minimizar interferências’

Questionado sobre uma mudança de traçado na construção da Linha-6 (Laranja), pedida pelos moradores da Brasilândia, a Companhia do Metropolitano informou que a concepção da obra visa a minimizar as interferências, incluindo o trânsito, analisando a cidade como um todo.

“A implantação desta linha foi concebida de modo a minimizar as interferências causadas pela obra, incluindo o trânsito. Uma vez implantado o projeto, a população usufruirá dos benefícios sociais do empreendimento”, disse, em nota.

Segundo o Metrô, para a obra completa serão desapropriados 406 imóveis, sendo 214 residenciais, 140 comerciais e 52 terrenos vagos. A avaliação das casas será feita pela Justiça, assim como o valor da indenização. “O ajuizamento das ações de desapropriação deverá ocorrer no segundo semestre deste ano”, informou. A empresa nega a existência de influência de poder econômico nas mudanças em Higienópolis e disse que “não houve mudança de traçado da linha, e sim um reposicionamento da Estação Angélica-Pacaembu”.

Metrô News

29 de maio de 2012

Ferroviários aprovam proposta da CPTM


O reajuste de 6,63%, correspondente ao IPC/FIPE do mês de março de 2012, acrescido de 1,94% a título de produtividade, extensivo a todas as cláusulas de natureza econômica, exceto o ticket-refeição

Por Camila Mendes

Na assembleia de ontem (28), na sede social do Sindicato dos Ferroviários de Trens de Passageiros da Sorocabana, os ferroviários presentes fizeram uma avaliação e aprovaram a proposta apresentada pela CPTM durante audiência do dia 23 no Tribunal Regional do Trabalho, onde reajuste salarial será de 6,63%, correspondente ao IPC/FIPE do mês de março de 2012, acrescido de 1,94% a título de produtividade, extensivo a todas as cláusulas de natureza econômica, exceto o ticket-refeição que, passará de R$ 18,00 para R$ 20,00, sendo 22 cotas mensais sem qualquer desconto, inclusive em férias nos mesmos termos da cláusula preexistente.

Em relação ao PPR, a empresa deverá arcar  e redigir (conforme a ata do TRT) com o valor mínimo de R$ 3.000,00 independentemente dos resultados das metas apuradas com pagamento até o dia 29/03/2013, sob pena de multa conforme redação contida no acordo anterior considerada como preexistente. A mesma multa em percentual deverá ser aplicada caso a empresa não crie e apresente um novo estudo de PCS no prazo máximo de 90 dias.

Quanto ao adicional de risco de vida para o pessoal de estação de 15%, aguardará o julgamento do pleito inserido no Dissídio de Natureza Econômica.A decisão da categoria deverá ser apresentada para empresa ainda hoje (29).

Fonte: Sindicato dos Ferroviários de Trens de Passageiros da Sorocabana

CPTM inaugura novo simulador de trens para treinamento de maquinistas

Ao completar 20 anos de sua fundação, no mês de maio, a CPTM inaugura uma nova unidade de simulador de operação de trens dotado de tecnologia de ponta para formação, capacitação e reciclagem de maquinistas e empregados da área operacional. Com mais esse equipamento, a Companhia passa a contar com três simuladores de treinamento: no Centro de Formação Profissional Eng° James C. Stewart [CPTM/SENAI], na Lapa, no prédio administrativo de Presidente Altino, em Osasco, e na Estação Brás, anexa ao prédio do Centro de Controle Operacional Unificado.

Similares a equipamentos utilizados em setores como a aviação e automobilismo, os novos simuladores possuem, cada um, duas cabines equipadas com toda a aparelhagem disponível em um trem real e uma tela que projeta a imagem da linha. O dispositivo está programado para reproduzir as características dos trens das séries 2.000, 2.070, 2.100, 3.000, 7.000 e 7.500, que integram a frota da Companhia. Em breve, também será possível reproduzir os modelos das séries 5.500 e 4.400.

Desde a aquisição dos primeiros simuladores, em maio de 2011, a CPTM já formou 193 novos maquinistas em mais de 400 horas de treinamento. Ao todo, 1.347 profissionais formados participaram do curso de atualização e capacitação, totalizando mais 554 horas de treinamento no simulador.

Com a aquisição da nova unidade da estação Brás, a expectativa da Companhia é de atender a cerca de 500 maquinistas que atuam nas Linhas 11- Coral e 12- Safira, bem como a todo o contingente de novos maquinistas que serão admitidos futuramente.

Os simuladores também possuem dois postos de apoio específicos: um destinado ao instrutor, que controla e designa as atividades dos operadores; e outro de observação, com uma tela ligada diretamente à cabine de simulação, que permite aos alunos acompanhar e aprenderem com as situações enfrentadas pelos colegas.

Entre as diversas aplicações, o instrutor pode preparar várias situações para que os alunos sejam surpreendidos por defeitos e falhas. O simulador pode apresentar também mudanças climáticas como chuvas, neblina e outras mudanças de ambiente, para que o operador possa se adaptar às mudanças na linha. O investimento total nesses simuladores foi da ordem de R$ 4,7 milhões.

A CPTM oferece todos os recursos para a capacitação e reciclagem dos maquinistas e controladores do Centro Operacional. Vale lembrar que não existe no mercado cursos visando à formação desses profissionais.

CCO Brás - Centro de Controle Unificado do Brás

Trens da CPTM circulam com maior intervalo após defeito


Falha no sistema de energia ocorreu na subestação de Calmon Viana.Trens circulam com velocidade reduzida nas linhas 11 e 12.


Trens das linhas 12-Safira e 11-Coral, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), estão circulando com velocidade reduzida e maior tempo de parada nas estações na noite desta terça-feira (29). De acordo com a CPTM, um defeito foi registrado no sistema de energia na subestação de Calmon Viana, às 18h30.

A operação com velocidade reduzida ocorre, ainda segundo a CPTM, na Linha 12-Safira, entre as estações Engenheiro Manoel Feio e Calmon Viana, e na Linha 11-Coral, na extensão entre Guaianazes e Estudantes.
O leitor Isaias Daniel registrou uma confusão na estação Guaianazes da CPTM, na noite desta terça, e enviou uma foto ao VC no G1.

Os usuários estão sendo avisados pelo sistema de som dos trens estações. A CPTM afirma que não há previsão para que a situação seja normalizada.

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'Cemitérios' de trens em áreas da CPTM têm até vagões sem dono

Áreas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) usadas há pelo menos dez anos como cemitérios de trens velhos em São Paulo têm até vagões sem dono.

A estatal diz que não guarda trens fora de uso --faz leilões-- e que as carcaças são de responsabilidade federal.

Das 85 carcaças em áreas da CPTM, 44 estão em Presidente Altino, Osasco (Grande São Paulo), 35 na Lapa, zona oeste, e seis na estação Luz, no centro.

Segundo a CPTM, os vagões são do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) e ocupam espaço que poderia acomodar novos trens.

Em nota, o Dnit afirmou que fez inspeção em Osasco e constatou que nem todos os vagões são seus. "Assim que o levantamento for concluído, o Dnit providenciará a remoção dos vagões de sua responsabilidade". Segundo o órgão, as carcaças serão transportadas em caminhões.

O sindicato dos trabalhadores das linhas 8-diamante e 9-esmeralda da CPTM diz que as peças antigas são reutilizadas em trens mais novos e que há até um trem de 2009 no meio do ferro-velho.

"Funcionários das oficinas arrancam peças e colocam nos trens que continuam rodando", disse Rogério Centofanti, consultor do sindicato.

A CPTM diz que não faz canibalismo e que o trem de 2009 que está na Lapa passa por avaliação técnica.


Para o professor da Universidade Federal de São Carlos Archimedes Azevedo Raia Júnior, doutor em engenharia de transportes, o canibalismo --utilização de peças usadas-- nas ferrovias é comum.

"Pode ser utilizado pela necessidade de reposição rápida de uma peça. Mas, em geral, isso aponta falta de planejamento para a reposição das peças", afirma.

Fonte: Folha.com

Impasse entre Estado e União deve atrasar Expresso ABC

A entrega do Expresso ABC para 2014, conforme prometido pelo governo de São Paulo, deve sofrer atraso devido a impasse entre o Estado e a União. Para iniciar a construção dos trilhos, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) depende de aprovação de projeto para permuta de área com a MRS Logística, empresa que utiliza os trilhos paralelos ao da Linha 10-Turquesa para o transporte de cargas.


Para efetuar a troca, a CPTM precisa de autorização da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). O secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, relata que as negociações estavam avançadas quando a agência era comandada por Bernardo Figueiredo, cujo mandato de diretor-geral foi encerrado em fevereiro.


"Muita gente que está lá não tem dado continuidade ao que a gente vinha discutindo com a antiga direção", critica Fernandes. Mesmo sem precisar o suposto atraso, o secretário demonstra dúvidas quanto à finalização da linha até 2014. "O prazo ficou imponderável devido a esse entrave com o governo federal", lamenta.


O presidente da CPTM, Mário Manuel Bandeira, informou que a troca é necessária para servir de contrapartida da companhia à MRS. Isso porque o traçado do Expresso ABC será paralelo ao da Linha 10-Turquesa e ao da via para cargas. O novo sistema irá passar por onde hoje passam os trens cargueiros.


"Não posso fazer obra em cima de uma via que não é da CPTM . Como essa via da MRS não tem uso tão grande, ela ficaria conosco, nós liberaríamos outra via e construiríamos a segregação na contrapartida. Eles passam a área para nós e nós faríamos a segregação da carga", explica o presidente. 


Bandeira salienta que outros projetos da companhia também dependem de permuta com empresas de carga. Procurada, a ANTT não se manifestou.
Apesar do imbróglio, Bandeira garante que os trabalhos não estão parados. "Estamos antecipando, contratando projetos das obras das estações para começar a iniciar, independentemente da via permanente."


O Expresso ABC ligará Mauá à Estação Luz em cerca de 24 minutos. Atualmente, o tempo estimado de viagem é de uma hora. O trem também passará pelas estações Prefeito Celso Daniel - Santo André, São Caetano, Tamanduateí e Brás. O projeto está avaliado em R$ 4,1 bilhões.


Além de diminuir o tempo de viagem entre a região e a Capital, o presidente da CPTM ressaltou que a separação entre os trens de carga e passageiros irá aumentar a segurança dos usuários, já que possibilitará a diminuição no vão entre a composição e a plataforma." O gabarito (largura) do trem de carga é maior do que os outros. Sou obrigado a manter a plataforma naquela configuração porque senão dá colisão."


Companhia inaugura simulador de trens


Foi inaugurado ontem mais um simulador para a operação nos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Com a entrega, a companhia passa a ter três equipamentos, enquanto o Metrô tem mais dois. O primeiro aparelho foi entregue em maio de 2011 e o investimento total é de R$ 4,7 milhões.


O secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, explica que todos os maquinistas passarão pelo equipamento, sendo que, para os novatos, o treinamento é de oito meses. Em casos de reciclagem ou mudança de série, o operador é submetido a curso de 40 horas. A CPTM informa que 1.347 funcionários já passaram pelo simulador.
O aparelho imita situações adversas durante a operação, como chuva, baixa visibilidade e acionamento do sistema de emergência. "É melhor simular todos os eventos aqui, inclusive com imagens reais", afirma o secretário.


Um dos objetivos do sistema é capacitar os maquinistas para agir com tranquilidade em casos de acionamento do botão de pânico. "Se alguém começa a passar mal, a tendência das pessoas é querer parar o trem para descer. Mas descer para quê? O melhor é ir para a plataforma, pois lá o socorro chega com mais facilidade."


LINHA 18-BRONZE
As 12 empresas que se manifestaram em fevereiro após chamamento publicado no Diário Oficial do Estado têm até o dia 12 para apresentar os estudos técnicos para a construção da Linha 18-Bronze do Metrô, que ligará São Bernardo à Estação Tamanduateí, passando por Santo André e São Caetano. Por conta dos pedidos de ampliação do prazo, Fernandes estuda prorrogar a data limite em 30 dias, no máximo.


Fonte: Diário do Grande ABC
Foto: Ricardo Guimarães


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Após problema em trem, circulação é normalizada na Linha 9 da CPTM

A Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) voltou a funcionar normalmente por volta das 9h30 desta terça-feira (29), segundo informações da companhia, após ter sua velocidade reduzida desde as 6h20. Um trem apresentou uma falha na Estação Ceasa, sentido Grajaú e ficou parado na via. Por volta das 7h10, ele já havia sido removido, mas o reflexo permaneceu por mais de duas horas.


Por volta das 8h25, outro trem foi retirado de operação após o botão de emergência ter sido acionado de maneira indevida na Estação Santo Amaro. Como reflexo da velocidade reduzida, os trens da Linha 5-Lilás do Metrô operaram com restrição de velocidade nesta manhã, para reduzir o fluxo de passageiros na integração entre as linhas. A situação da Linha 5 também foi normalizada.


A Linha 7-Rubi da CPTM também teve problemas nesta manhã. Por volta das 7h20, um trem apresentou um defeito na Estação Vila Clarice, no sentido Francisco Morato, e precisou ser recolhido. Por isso, a velocidade foi reduzida na linha durante uma hora. Às 8h20, a situação foi normalizada.




Fonte: G1

Outra linha da CPTM apresenta defeito nesta terça-feira


Mais uma linha da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) apresentou problema na manhã desta terça-feira. A linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), na estação Vila Clarice, também registrou um defeito.

Um defeito já tinha sido detectado na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) devido a uma avaria registrada às 6h20, quando o trem estava na estação Ceasa, na zona oeste de São Paulo. Os passageiros foram transferidos para outra unidade e a composição foi removida. Devido ao defeito, a circulação nos dois sentidos da linha está com maior intervalo nas estações.

Estadão

28 de maio de 2012

CPTM pode adiar estação para garantir linha 13 antes da Copa de 2014


O secretário Estadual de Transporte de São Paulo, Jurandir Fernandes, afirmou, nesta segunda-feira (28), que pode adiar a construção da estação Cecap para garantir que a linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) esteja funcionando até a Copa do Mundo de 2014. A previsão é que a nova linha ligue a estação Engenheiro Goulart, na zona norte da capital paulista, até o aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo.


— É uma luta mesmo. Queremos ver se, pelo menos, a gente leva a estação do aeroporto em 2014, podendo deixar a estação Cecap, que fica no meio, para o fim do ano. Quem sabe a gente consegue inaugurar, em 2014, em junho, a estação do aeroporto?

Questionado se ainda dá tempo para o trem chegar até o aeroporto em dois anos, ele foi genérico.

— Vamos lutar. A esperança é a última que morre.

De acordo com o secretário, a licença prévia para as obras já foi aprovada.

— Há algumas licenças ambientais aprovadas. A licença prévia está aprovada. Então, tendo a licença prévia, você parte para a licença de instalação. Não é assim o fim do mundo. Por outro lado, vamos aproveitar um trecho de linha do Brás até Engenheiro Goulart. Agora, não há dúvidas de que as obras depois de Engenheiro Goulart... você passar sobre a Dutra, a Ayrton Senna, o parque ecológico...Tem a questão das penitenciárias também, e a gente pode fazer algumas obras novas por ali.

"Marca na história"

De acordo com o secretário, em 2013 haverá seis obras de Metrô e, no mínimo, três obras da CPTM em andamento na Grande São Paulo.

— No ano que vem, vocês assistirão essas quatro de hoje, mais a [obra da linha] 15- Branca [Vila Prudente à divisa de Guarulhos] e a 6-Laranja [Brasilândia - São Joaquim]. Então, vamos ter seis obras do Metrô e, no mínimo, três obras da CPTM. Vamos construir de Itapevi a Amador Bueno. Vamos construir Varginha e vamos construir a 13 [Jade]. Tomara que a gente comece o expresso ABC também. Então, 2013 será uma marca na nossa história.

Atualmente, o governo trabalha na expansão da linha 4-Amarela,  da linha 5-Lilás, e na construção da linha Expresso Monotrilho Leste, e da linha 17-Ouro .

Linha Branca

Fernandes voltou a falra das desapropriações em razão da construção da linha Branca.

— Toda situação nova prevê desapropriações, principalmente, por causa das estações e dos postos de emergência. Cada vez mais, a modernidade está fazendo com que as desapropriações sejam pequenas, em volume pequeno. O maior volume de desapropriação, geralmente, ocorre na área do terminal. Por isso que estamos levando o terminal lá para a Dutra. Ali, há áreas mais folgadas. Nós adiantamos. A previsão era que as obras da linha 15 só começassem em fevereiro de 2014 e estamos puxando a 15 para começar já no segundo semestre do ano que vem. Com sorte, começaremos antes.

R7

Transportes discutirá monotrilho de Congonhas


A Comissão de Viação e Transportes promoverá nesta quarta-feira (30) uma mesa-redonda sobre a conveniência, o impacto ambiental, o real alcance aos usuários, a segurança preventiva e a transparência na implantação da linha 17 do metrô – ligação do aeroporto de Congonhas à rede metroviária, em sistema de monotrilhos, em especial o trecho da estação Morumbi.

O debate foi proposto pelo deputado Ricardo Izar (PSD-SP). Ele questiona a opção pelo sistema de monotrilho, em detrimento do metrô subterrâneo. Um dos prejuízos que ele cita é o impacto ambiental (a destruição de vegetação para dar lugar aos trilhos).

Foram convidados:

- o secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes;

- o presidente do Metrô de São Paulo, Peter Walker;

- a presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Morumbi (Conseg), Júlia Titz de Rezende;

- a representante do Movimento Defenda São Paulo Marcia Vairoletti;

- a representante da Associação de Bairro Terra Viva Lídia Lu;

- o presidente da Associação de Moradores da Villa Inah e Jardim Leonor (Saviah), Yves Jadoul.

A reunião será realizada no auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Fonte: Agência Câmara

Obras da Linha-15 Branca devem começar em 2013

O Metrô de São Paulo pretende iniciar em 2013 a construção da Linha 15-Branca, que ligará a Vila Prudente, na zona leste, às imediações da Via Dutra, na zona norte de São Paulo. O primeiro trecho, com 4,6 quilômetros, terá quatro estações (Orfanato, Água Rasa, Anália Franco e Vila Formosa) e deverá ficar pronto em 2017.

A previsão foi divulgada na semana passada pela empresa, durante audiência pública sobre o projeto. Trata-se de um prazo menor que o informado anteriormente - 2020 -, o que sugere uma tentativa de antecipar o início da operação do ramal.

Quando a primeira fase estiver concluída, 1,134 milhão de passageiros circularão pela linha diariamente. O número leva em conta a demanda da Linha 2-Verde e de uma futura extensão dela, ligando a Estação Vila Madalena a uma parada na Rua Cerro Corá, zona oeste. A Linha 15 será uma continuação da Linha 2 a partir da Vila Prudente. Ou seja, as pessoas percorrerão as duas linhas no mesmo trem.

Por isso, o Metrô estuda mudar a denominação da Linha 15 antes da inauguração. Ela poderá se chamar Linha 2 e ser identificada pela cor verde. O mapa futuro da rede metroviária da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos mostra o ramal dessa forma.

Desapropriações. A diretora de Assuntos Corporativos do Metrô, Alexandra Leonello Granado, disse que o decreto de desapropriações para a construção da Linha 15 será publicado pelo governo do Estado até o fim deste ano.

"A definição dos imóveis que serão desapropriados somente estará consolidada quando da conclusão do projeto básico, que já está em fase de elaboração", disse Alexandra.

Ainda de acordo com ela, a segunda fase da linha, com 8,7 km e oito estações (Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva, Penha, Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire e Dutra), tem previsão de abertura em 2019. Nessa fase, o ramal de metrô entre as estações Cerro Corá e Dutra transportará 1,718 milhão de passageiros por dia útil. O volume é quatro vezes maior do que o total de usuários que Linha 2-Verde transportava diariamente no ano passado.

Integração. Ao longo do trajeto, a Linha 15 terá seis terminais de ônibus. "O que já existe na Estação Penha (onde haverá conexão com a Linha 3-Vermelha) será adaptado para a incorporação da linha", disse Argimiro Alvarez Ferreira, gerente de Concepção de Projetos Civis do Metrô. Os demais ficarão nas Estações Água Rasa, Vila Formosa, Tiquatira, Paulo Freire e Dutra.

A Linha 2-Verde também se expandirá para o oeste. Da Vila Madalena rumará para uma parada final na Rua Cerro Corá, com uma estação intermediária. Uma fonte do Metrô disse que essa extensão de 2,6 km é necessária para que a Linha 15-Branca funcione integralmente, sem que o intervalo dos trens seja afetado - equipamentos usados para manobra após a Vila Madalena não seriam suficientes para a futura demanda.

O Estado de S.Paulo

Linha 15-Branca poderá transportar 63 mil/hora

Para o primeiro trecho da Linha 15-Branca, entre as Estações Vila Prudente e Vila Formosa, serão comprados 17 trens, que passarão a integrar a frota da Linha 2-Verde, já que as duas linhas, na prática, serão uma só. Na fase dois, até a Estação Dutra, serão mais 28 trens com capacidade para 2 mil pessoas.

Quando a linha estiver pronta, poderá transportar 63 mil usuários por hora. O ramal terá o sistema CBTC (em inglês, controle de trens baseado em comunicação), que permite uma maior aproximação entre as composições, diminuindo intervalos.

O Estado de S.Paulo

CPTM completa 20 anos


A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) completa nesta segunda-feira (28/05) 20 anos de fundação.  A companhia foi criada para assumir o sistema de trens da Região Metropolitana de São Paulo, que era operado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Ao longo desses 20 anos muitas coisas mudaram na CPTM e continuam mudando. O governo paulista está investindo na modernização da estrutura da companhia, com troca de sistemas (sinalização, telecomunicações e energia), intervenções na via permanente, rede aérea, compra de trens e acessibilidade das estações.  Em 2011, os investimentos na CPTM totalizaram R$ 1,54 bilhão e neste ano a previsão é que seja feito um aporte de R$ 1,5 bilhão.

Para comemorar a data, foi inaugurado novo simulador de trens nesta segunda-feira. O simulador é dotado de tecnologia de ponta para formação, capacitação e reciclagem de maquinistas e empregados da área operacional.

Em 1994, a CPTM efetivamente começou a operar as atuais linhas 7-Rubi e 10-Turquesa (antigas A e D) e  11-Coral e 12-Safira (antigas E e F), que pertenciam à CBTU. Em 1996, passou a controlar os serviços da Fepasa e as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda (antigas B e C).

Em seu primeiro ano de operação, a operadora de passageiros chegou a registrar 800 mil usuários/dia. Hoje, são transportados 2,6 milhões de usuários/dia (contando as baldeações), nas seis linhas da empresa, que abrangem 22 municípios.

“Daqui a 20 anos, a gente projeta a CPTM como uma importante empresa de serviço estratégico para ordenar essa questão de mobilidade na região metropolitana, envolvendo até o entorno dos 100 km. Na minha opinião, isso vai extrapolar a partir do momento que a gente chega a Sorocaba, a Santos, e novos desejos de viagens vão se concretizando como Ribeirão Preto, Piracicaba, Bauru e assim por diante, que é o que já foi no passado nos anos 40 e 50, quando tínhamos vários ramais no Estado”, destaca o presidente da companhia, Mário Bandeira.

Revista Ferroviária

SMS Denúncia: cerca de 170 torpedos por dia

Números demonstram que o SMS Denúncia é eficiente parceria entre usuários e a companhia do Metrô
Colocado em operação no dia 26 de janeiro do ano passado, desde então, até o dia 30 de abril passado, o serviço de SMS Denúncia da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) soma mais de 76 mil torpedos recebidos (cerca de 170 por dia). De acordo com Rubens Menezes, chefe do Departamento de Segurança do Metrô, só no ano passado foram enviadas 50.578 denúncias e, em 2012, até abril são 26.283 mensagens. “A gente deve ultrapassar a casa dos 50 mil neste ano. Esse número para nós é muito importante porque significa que mais de 50 mil pessoas colaboraram para que pudéssemos colocar a segurança aonde precisava estar”, comemorou o chefe de segurança. 

Segundo Menezes, no sistema as infrações administrativas são as mais denunciadas. Em 2011, a campeã das reclamações foi o comércio irregular: foram 7.057 denúncias, seguida das 5.956 mensagens reclamando da existência de pedintes dentro dos vagões. 

Para Menezes, a adesão da população ao serviço de mensagens demonstra que o usuário não tolera comportamento irregular, e que assume papel de ‘proprietário do Metrô’, ajudando a coibir tais práticas nocivas. 

“O usuário do Metrô é muito exigente e comunica o que vê. Ele se sente dono do Metrô, interage e manda a informação”, disse. 

Ele afirmou ainda que são 1.200 homens garantindo a segurança do Metrô, mais 1.200 câmeras espalhadas pelas estações metroviárias e outras 900 câmeras instaladas nos trens. 

“E contamos com a população de quatro milhões de usuários colaborando diretamente na segurança do Metrô”, completou. 

Sistema inibe a prática de irregularidades no trens 

O envio do SMS de denúncias para o Metrô coíbe a prática de irregularidades dentro de trens e estações do Metrô. Segundo dados do Departamento de Segurança da companhia, em 2009 o número de ocorrência por um milhão de passageiros era de 1,0. Em 2010, este número chegou a 1,1 e ano passado foi de 0,9. 

“Nosso indicador de violência é muito positivo. O delito permeia a sociedade e o Metrô está no seio da cidade, não dá para transformá-lo em uma ilha”, disse o chefe do Departamento de Segurança, Rubens Menezes. Ele afirmou que o SMS tem inibido condutas irregulares. 

“O fato de as pessoas saberem que a qualquer momento pode haver a comunicação da ocorrência por si já inibe o comportamento inadequado e contribui diretamente para a manutenção da ordem no sistema”, afirmou. 

Rubens Menezes ressaltou também que, com o crescente número de usuários do sistema, estimado em quatro milhões de pessoas, pode contribuir para o aumento no número de ocorrências. Assim sendo, os números mantidos ano após ano, para Menezes, demonstram a eficácia da parceria entre usuários e a companhia.  

Atendimento em 7 minutos 

Canal dedicado à segurança dentro das estações do Metrô e trens do sistema de transporte, o envio de SMS é uma maneira de garantir rapidez e eficácia no atendimento às ocorrências. Segundo Rubens Menezes, chefe do Departamento de Segurança do Metrô, a partir do momento que é recebida a mensagem sobre a ocorrência, o tempo médio para que uma dupla de seguranças atenda a ocorrência é de até sete minutos. 

As infrações vão desde o comércio irregular dentro das composições e pedido de dinheiro, passando por situações como, segurar a porta do trem, o volume alto de objeto eletrônico, o uso indevido dos bancos que são reservados. 

“O curioso é que até coisas que não pertencem ao Metrô são encaminhadas para nós. Recebemos um SMS de uma pessoa que embarcou na estação Armênia, no sentido Santana, e viu um princípio de incêndio no Shopping D. Acionamos o Corpo de Bombeiros, que já havia recebido a informação, mas percebemos que coisas que nem são do nosso sistema também são comunicáveis”, afirmou.  

Com o número carro é possível chegar ao infrator

Para denunciar alguma situação irregular por meio do sistema de SMS Denúncia do sistema do metropolitano é preciso escrever para 7333-2252. 

Dentro dos trens, o importante é comunicar o número do carro em que o usuário está, o fato que está acontecendo e descrever a pessoa que está sendo denunciada. 

De acordo com Rubens Menezes, chefe de segurança do Metrô, os dados são enviados para a central de operações da companhia. Com o número do carro, por meio de um painel, é possível checar o sentido e qual próxima estação de parada da composição. 

Um torpedo de confirmação é enviado como resposta. Há casos ainda em que o Metrô solicita outras informações. 

Outro serviço via SMS operado pela companhia é o Direto do Metrô, que envia em tempo real notícias sobre a operação nas linhas administradas pela empresa. “A pessoa se cadastra (www.metro.sp.gov.br), coloca seu nível de interesse, as linhas de uso e toda vez que acontecer alguma alteração no sistema, o Metrô informa”, concluiu Menezes. 

Fonte: Jornal Destak

Metrô liga túneis da Linha 5 - Lilás na futura estação Adolfo Pinheiro

Esse é o primeiro trecho de ampliação a partir do Largo 13, na Zona Sul.
Quando estiver pronta, linha vai chegar à Chácara Klabin

O túnel da linha 5 - Lilás do Metrô chegou neste sábado (26) às obras da estação Adolfo Pinheiro, que deve ser entregue em 2013. Esse é o primeiro trecho da ampliação a partir da estação do Largo 13. 

Quando estiver pronta, a linha Lilás vai ligar o Capão Redondo à Chácara Klabin e fará interligação com outras três linhas. Atualmente a Linha 5 - Lilás liga o Capão Redondo ao Largo 13. A linha deve ficar pronta em 2015.

O governador Geraldo Alckmin vistoriou as obras e quebrou a última barreira do túnel, a 25 metros de profundidade. No evento deste sábado teve champanhe para os operários. Quando estiver pronta, a Linha 5 - Lilás deverá transportar 650 mil passageiros por dia.

"Essa obra é uma via integradora, que passa por 10 hospitais. Na Água Espraiada ela interliga com a linha 17 que é a Linha Ouro do bairro Morumbi. Em Santa Cruz interliga com a Linha 1 Norte/Sul e na Chácara Klabin interliga com a Linha 2. É muito importante para a região sul de São Paulo”, disse Alckmin.

Em junho de 2009, o Metrô anunciou o vencedor do primeiro lote e as obras foram iniciadas. Em outubro de 2010, o jornal "Folha de S.Paulo" divulgou um documento mostrando, seis meses antes da divulgação, que o jornal sabia quem seriam os vencedores da licitação para concorrência dos lotes de 3 a 8.

Na época, o então governador Alberto Goldman (PSDB) suspendeu as obras e pediu uma investigação. Em junho desse ano, as obras foram retomadas e os contratos foram mantidos.

Em novembro do ano passado, outro problema: a Justiça determinou o afastamento do então presidente do Metrô, Sérgio Avelleda, e a suspensão das obras, atendendo a um pedido do Ministério Público. Ele voltou ao cargo dez dias depois e as obras foram retomadas.


G1




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27 de maio de 2012

Linha 8 da CPTM é interditada neste domingo para obras

Um trecho da Linha 8-Diamante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos ficará fechado durante todo o domingo devido a obras de modernização. As composições não circularão entre as estações Júlio Prestes e Presidente Altino. Como alternativa de deslocamento, a CPTM acionará o plano PAESE, com 10 ônibus gratuitos.

Os coletivos realizam o trajeto entre as estações Lapa, na Linha 7-Rubi, e Ceasa, na Linha 9-Esmeralda, de onde os usuários poderão seguir até a estação Presidente Altino e acessar a Linha 8. Outras linhas, porém, passam por manutenções neste domingo.

Na Linha 7-Rubi, devido a obras no sistema de rede aérea, até as 20h os trens circularão com maior intervalo entre as estações da Luz e Francisco Morato. Técnicos da CPTM ainda realizam manutenção de via permanente no trecho Francisco Morato - Jundiaí, que também opera com maior intervalo.

Obras no sistema de rede aérea também geram maior intervalo de trens nas linhas 9-Esmeralda (de Osasco a Grajaú) e 10-Turquesa (Brás a Rio Grande da Serra). Na Linha 11-Coral Expresso Leste, por conta de uma substituição de equipamentos, os trens circulam com menor frequência de Guaianazes a Estudantes até 20h. Também até esse horário, os passageiros esperam mais para pegar a Linha 12-Safira de Brás a Calmon Viana, mas em razão da substituição de elementos de via permanente.

Terra

Mulher se acidenta entre as estações de Poá e Ferraz

Uma mulher de 35 anos teve o braço decepado por um trem ontem em Poá.

Testemunhas contaram que ela estaria usando drogas nos trilhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitano (CPTM), entre as estações de Poá e Ferraz, quando uma composição a atingiu.

O braço esquerdo dela foi decepado.

Fonte: DAT

Alckmin confirma nova estação do metrô para 2013

A linha 5-Lilás, com início no Capão Redondo até o Largo Treze, passa por processo de expansão e deve ganhar mais 11 estações até 2015.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, confirmou ontem que a inauguração da estação de metrô Adolfo Pinheiro deverá ocorrer no segundo semestre de 2013. A previsão foi feita durante visita do governador ao canteiro de obras da estação, que integra a linha 5-Lilás do metrô, na zona sul da capital paulista. Até então, o Metrô informava uma previsão de inauguração da estação Adolfo Pinheiro para o ano de 2013. Conforme as obras avançam, explica a assessoria, é possível prever o período mais provável de inauguração.

A linha 5-Lilás, com início no Capão Redondo até o Largo Treze, passa por processo de expansão e deve ganhar mais 11 estações até 2015. Adolfo Pinheiro é a primeira no processo até a Chácara Klabin. Neste sábado, operários que iniciaram os trabalhos de expansão no extremo sul chegaram à futura estação.

O governador admitiu atrasos no cronograma das obras da Linha-5 do metrô, mas avaliou que agora estão "em ritmo intenso". De acordo com ele, tanto os canteiros de obras já existentes quanto as desapropriações a serem feitas estão caminhando dentro do planejado. Além disso, o governador afirmou que já estão sendo comprados 26 novos trens para a linha Lilás, com seis vagões cada um, que começarão a ser entregues a partir do ano que vem.

O presidente do Metrô de São Paulo, Peter Walker, afirmou que o projeto da linha Lilás (Capão Redondo-Chácara Klabin), deve contribuir para desafogar a linha 4-Amarela (Butantã-Estação da Luz). Segundo ele, hoje a linha Lilás transporta 38 mil passageiros por dia, que têm de utilizar trens da CPTM até Pinheiros e a linha Amarela para acessar o centro da cidade. "Depois do projeto concluído, os passageiros da zona sul acessarão o centro da cidade sem precisar recorrer à linha Amarela", reduzindo o tempo de viagem.

A visita do governador a um canteiro de obra do metrô ocorre na mesma semana em que os metroviários realizaram uma greve, prejudicando cerca de quatro milhões de usuários diários do metrô e trens da CPTM. A greve ganhou contornos políticos porque, segundo Geraldo Alckmin, a paralisação teve caráter eleitoral. Na visita de ontem, estava prevista a participação do pré-candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSDB e ex-governador do Estado, José Serra. Na última hora, a assessoria do governo de São Paulo informou que o tucano cancelou a participação no evento. Alckmin foi acompanhado pela vice-prefeita de São Paulo, Alda Marco Antonio.

Fonte: Agência Estado



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26 de maio de 2012

Monotrilho SP: Assembléia Legislativa marca audiência pública

No dia 31 de Maio. será promovida uma audiência pública na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo - aprovada em requerimento feito à Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados – que visa convocar os moradores e as entidades da região, com o intuito de tratar de questões relativas à pertinência do Monotrilho que será construído em São Paulo.

Entenda mais sobre o assunto

O monotrilho previsto para operar na Linha 17 – Ouro e interligar, na primeira fase, o aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da Linha 9 – Esmeralda (Osasco – Grajaú) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, foi a opção que o Governador Geraldo Alckmin encontrou para melhorar rapidamente o transporte da região, devido proximidade da Copa do Mundo de 2014.

Mas, o projeto já enfrenta uma série de reclamações por parte dos moradores do local, que reivindicam a construção de um metrô subterrâneo ao invés do monotrilho, pois agora que a copa não acontecerá no Estadio do Morumbi, não vêem a necessidade de uma obra dessas, escolhida pelo caráter de urgência da situação, ser realizada no bairro. De acordo com os moradores, o custo beneficio da obra da construção do monotrilho é maior se comparada ao da construção do metrô.

Entre outras reclamações, os manifestantes ressaltam três: o impacto urbanístico, com a degradação do entorno; o impacto ambiental, com o fim das áreas verdes resultante do aumento da especulação imobiliária comercial; e, ainda, o limite para crescimento da demanda, já que o monotrilho é limitado enquanto o metrô subterrâneo tem melhor capacidade de absorver um crescimento de demanda na linha.

Fonte: Aeroporto de Congonhas



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CPTM altera operação para obras de modernização neste final de semana [26 e 27/05]

Neste fim de semana [26 e 27/05], obras de manutenção vão alterar os horários e trechos específicos da operação. Os trabalhos serão realizados em períodos de menor movimentação, com o objetivo de reduzir o impacto aos usuários.

Linha 7-Rubi [Luz - Francisco Morato]. No domingo [27], do início da operação comercial até 20h, por conta de manutenção no sistema de rede aérea nas proximidades da estação Jaraguá, os trens circularão com maior intervalo.

Linha 7-Rubi [Francisco Morato - Jundiaí]. Durante a operação comercial deste domingo [27], devido a serviços de manutenção de via permanente e de rede aérea na região da estação Botujuru, os trens circularão com maior intervalo.

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi]. Durante a operação comercial deste domingo [27], por conta das intervenções do plano de modernização da Linha 8-Diamante, os trens não circularão entre as estações Júlio Prestes e Presidente Altino. Como alternativa de deslocamento, a CPTM acionará o plano PAESE, com 10 ônibus gratuitos, para transportar os usuários. Os coletivos circularão entre as estações Lapa, na Linha 7-Rubi, e Ceasa, na Linha 9-Esmeralda, de onde os usuários poderão seguir até a estação Presidente Altino e acessar a Linha 8.

Linha 9-Esmeralda [Osasco-Grajaú] Durante a operação comercial deste domingo [27], os trens circularão com maior intervalo médio, devido a obras de manutenção no sistema de rede aérea entre as estações Santo Amaro e Jurubatuba.

Linha 10-Turquesa [Brás - Rio Grande da Serra]. No domingo [27], do inicio da operação comercial até às 10h, os trens circularão com maior intervalo médio, por conta da manutenção no sistema de rede aérea na região da estação Mooca.

Linha 11-Coral [Luz - Guaianazes]. No sábado [26], das 18h até o fim da operação comercial de domingo, as composições circularão com maior intervalo devido a serviços de manutenção no sistema de alimentação dos trens na região da estação Tatuapé.

Linha 11-Coral Expresso Leste [Guaianazes - Estudantes]. Devido à substituição de equipamentos de via nas proximidades da estação Brás Cubas, os trens circularão com maior intervalo médio das 8h às 20h de domingo.

Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana]. Domingo [27], das 8h às 20h, os trens circularão com maior intervalo médio, em razão da substituição de elementos de via permanente entre as estações Jardim Romano e Aracaré.

CPTM


Linha 8: Ferroviários trabalham em estado de greve por aumento salarial

Parte dos ferroviários ainda decide situação na segunda-feira / Eduardo Metroviche

Auris Sousa

Os trabalhadores da Linha 8-Diamante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) operam em estado de greve até a próxima segunda-feira, 28, dia em que a categoria resolverá em assembleia o rumo nas negociações da Campanha Salarial. Os trabalhadores reivindicam reajuste salarial de 5,83%, ganho real de 5%, estendido para demais benefícios, e aumento do vale-refeição, de R$ 18 para R$ 21,50.

De acordo com a assessoria de imprensa da CPTM, na quarta-feira, 23, durante reunião de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP) foi proposta ao Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana (Sinferp) correção salarial de 4,60% (IPC/Fipe) mais 1,94% de produtividade, estendida para todos os benefícios, e vale-refeição de R$ 20.

Segundo o Sinferp, a contraproposta será apresentada e votada pela categoria na segunda. “Esperamos que a categoria tenha um resultado positivo”, comunicou o sindicato através de sua assessoria de imprensa.

Fonte: http://www.visaooeste.com.br




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25 de maio de 2012

Inacabada, linha amarela do Metrô de São Paulo deveria estar pronta desde 2003

Kassab e Alckmin, em foto que marcou inauguração das estações Luz e República da Linha 4, no ano passado (©Jorge Araújo/Folhapress)
Tratada como trunfo pelo governo estadual de São Paulo, a linha-4 Amarela do metrô paulistano, que ainda se encontra inacabada, já deveria estar em sua maioria concluída desde 2003. Os dados foram divulgados ontem (25) na Assembleia Legislativa. Foram colhidos dos planejamentos realizados pelas gestões anteriores, através dos planos plurianuais (PPA) e orçamentos.

A primeira vez que a linha amarela apareceu nos planos do governo estadual foi no PPA (2000-2003) feito pelo ex-governador Mário Covas, já morto. De acordo com sua previsão, 84,4% da linha deveria estar concluída e pronta para ser utilizada até 2003. As obras desta linha do metrô se iniciaram somente em 2004, na gestão do então governador Geraldo Alckmin.

A inauguração do primeiro trecho da linha se deu somente em 25 maio de 2010, com sete anos de atraso e apenas duas estações disponíveis. No PPA do ex-governador José Serra, a previsão era de entregar, até 2011, o trecho que ligaria a estação Taboão da Serra-Luz, ou 77% da obra.

A viabilização da linha, com 12,8 quilômetros de extensão, foi dividida em duas etapas: a primeira, já funcionando, com nove quilômetros e seis estações – Luz, República, Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã – e 14 trens operando. A segunda, com mais 3,8 quilômetros e cinco estações – Higienópolis, Oscar Freire, Fradique Coutinho, Morumbi e Vila Sônia.

Com a mudança de previsão para finalização das obras em 2014, se tudo sair como planejado, portanto, sem novos atrasos, a linha completaria dez anos para ser totalmente construída. Somando-se todos os avanços conquistados no metrô desde a gestão Covas, 30,9 quilômetros de linha foram construídos, uma média de 1,93 quilômetros por ano.

Todos os atrasos se uniram a um grave acidente durante a construção da estação Pinheiros, em 2007. Sete pessoas morreram, investigações foram abertas, entretanto, ninguém foi punido. O fato é um tabu para o governo, que não deu até hoje uma justificativa razoável.

Uma explicação viável para os repetidos atrasos pode estar fundamentada na falta de investimento do governo estadual. Dos R$ 22,8 bilhões orçados para se investir no metrô pelo executivo paulista, foram utilizados apenas R$ 12,5 bilhões, resultando em uma “economia” R$ 10,3 bilhões que poderiam ser gastos com o transporte metropolitano. Não é possível mapear o destino deste recurso não utilizado.

De acordo com dados levantados no Sistema de Informações Gerenciais da Execução Orçamentária (Sigeo), gerida pelo executivo estadual, somente em 2011, dos R$ 651 milhões orçados para a expansão da Linha 4-Amarela, o governador Geraldo Alckmin investiu R$ 91 milhões, poupando R$ 560 milhões.

Mesmo com a mobilidade urbana sendo uma atribuição dos estados, conforme prevê o artigo 21 da Constituição, o governo federal, somando as gestões dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, e a atual, de Dilma Rousseff, já emprestou R$ 19,8 bilhões ao governo de São Paulo. Nos governos Lula e Dilma, R$ 671 milhões já foram enviados para o metrô paulistano a fundo perdido, ou seja, sem necessidade de ser pagos.

O prefeito Gilberto Kassab (PSD) comprometeu-se em 2008 a repassar R$ 2 bilhões ao Metrô até 2012. No entanto, apenas R$ 641,3 milhões foram transferidos até o momento. Mais R$ 143,7 milhões estão previstos para este ano.

http://www.redebrasilatual.com.br


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Desativação de estação de trem preocupa população em Itapevi

Projeto de modernização da Linha 8-Diamante extinguiu estação e mudou outra de local

Fernando Augusto

As obras do trecho Itapevi-Amador Bueno da Linha 8-Diamante da CPTM desagradam moradores da região que costumavam utilizar a desativada estação Cimenrita, que ficava entre as estações Santa Rita e Ambuitá.

A modernização promovida no trecho começou em maio de 2010 e a previsão inicial da CPTM era de conclusão até 2012, o que não aconteceu. No entanto, a principal reclamação é a desativação da estação Cimenrita e mudança de local da estação Santa Rita, que será mais próxima da estação Itapevi.

Estação Cimenrita não será reconstruída

Os mais prejudicados são os moradores dos bairros Jardim Sorocabano, Jd. Itacolomi, Vila Santa Rita, Vila Gióia, Vila Esperança e CDHU. Por enquanto, até a conclusão da obra, são disponibilizados ônibus gratuitos para a população se deslocar entre as estações.

Após o fim da obra, quem utilizava a estação Cimenrita terá que pagar por um ônibus municipal (tarifa de R$ 3,00) para chegar ao trem. “A população que vai para Osasco e São Paulo terá que pagar o ônibus até o trem, gastando mais tempo e dinheiro. O bairro vai ficar isolado”, reclama o aposentado José Augusto, que mora no Jardim Sorocabano.

Morador do mesmo bairro, o metalúrgico José Antônio diz que será preciso ir até a estação Santa Rita, que agora vai ficar mais longe. “Agora tem que esperar um ônibus lotado, para depois pegar um trem lotado”, lamenta.

Companhia diz que não há demanda

O projeto de modernização do trecho Itapevi-Amador Bueno era reivindicação antiga, pois a linha é mais antiga que o resto da rede da CPTM e, por isso, era preciso fazer uma baldeação, já que os trilhos de bitola estreita não permitem que as composições da linha Julio Prestes-Itapevi cheguem ao local.

As composições que faziam o percurso são da década de 50, remanescentes da antiga linha Sorocabana e circulavam em péssimas condições. A linha que está sendo construída tem bitola larga (1,60m), o padrão adotado pela CPTM.

Esperança
A CPTM disse ao Visão Oeste que “não há uma demanda de usuários que justifique a implantação de uma estação de alta capacidade para reativação da estação Cimenrita”. No entanto, a situação ainda pode mudar: “a reativação de estações no trecho entre Santa Rita e Amador Bueno (Linha 8-Diamante) encontra-se em fase de estudos e entendimentos com a prefeitura de Itapevi”, informou a companhia.

Fonte: http://www.visaooeste.com.br



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