Rede de trens encolhe 8,3 km em 1 ano


Mas nº de passageiros não para de crescer - em 2010, eram 200 mil a menos; segundo CPTM, mudança serviu para ajustar demanda

Embora a demanda não pare de aumentar, o tamanho da malha da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) que atende os passageiros encolheu. Desde o ano passado, 252 quilômetros de trilhos estão à disposição de quem usa o sistema diariamente - extensão 8,3 km menor do que a existente até meados de 2010. Ou seja, a rede diminuiu cerca de 3%. Nos últimos dois anos, no entanto, o número de usuários subiu 9,1%.

Trechos de duas linhas férreas deixaram de transportar passageiros no período. O primeiro, em maio de 2010, fica na Linha-8 Diamante (Itapevi-Júlio Prestes). Trata-se da ponta oeste desse tramo, entre as Estações Amador Bueno e Itapevi, ambas no município de Itapevi, em um trajeto de 6,3 km.

O outro, mais carregado, está em plena região central de São Paulo. Em agosto, a CPTM desativou a circulação de passageiros entre as Estações Brás e Luz da Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra), alegando que executaria obras de modernização no trecho de 2 km.

Mas, no início de 2012, a empresa informou que havia decidido não reabri-lo - o que revoltou quem aguardava o retorno do serviço.

É o caso da autônoma Marilda de Fátima Balbino, de 56 anos. Moradora de São Bernardo do Campo, no ABC, ela usa os trens para ir à capital duas vezes por semana. "Ficou complicado. Antes eu descia na Luz, porque era mais fácil. No Brás, a lotação é maior", diz.

A CPTM informou que a linha passou a ter "um novo modelo operacional". No fim de março, o presidente da empresa, Mário Bandeira, afirmou que a Linha 10-Turquesa "definitivamente" não chegaria novamente até a Estação Luz.

Obras em atraso. O engenheiro Sergio Ejzenberg, mestre em transportes pela Universidade de São Paulo (USP), encara a medida como necessária. "Para quem usava o trecho foi prejudicial. Mas, para o sistema como um todo, foi muito bom, porque alivia as estações mais centrais. É um problema até de segurança", avalia.

No entanto, as obras de modernização no trecho da Linha 8-Diamante entre as Estações Amador Bueno e Itapevi estão atrasadas. Quando elas começaram, a CPTM informou que acabariam até o fim de 2011. Agora, o prazo é o fim deste ano.

A empresa diz que isso se deve a intervenções em rochas na lateral da via que demoraram mais do que o previsto. Ônibus gratuitos fazem o percurso enquanto a reforma - orçada em R$ 66,8 milhões - não termina. Antes, dois trens faziam esse trajeto gratuitamente.

Demanda. O número de passageiros transportados pela CPTM cresceu de 642 milhões em 2010 para 700,2 milhões no ano passado. A cada dia útil, a empresa carregou em média 2,3 milhões de usuários - 200 mil mais do que há dois anos.

O recorde histórico de demanda ocorreu em 11 de novembro do ano passado, quando exatos 2.686.220 passageiros foram transportados pela companhia. A CPTM tem 89 estações em 22 cidades, a maioria na Grande São Paulo.

Estadão

Um comentário:

  1. Sempre acreditei que o item Trem estivesse pautado como Transporte. Mas viver é aprender.... Se a Estação está lotada de Gente, claro que a melhor Solução de Transporte é tirar o Trem !!! A brilhante solução, apoiada até por mestre em Transporte ["Transporte Público" a gente acredita...] poderia ser estendida a outras estações Centrais, igualmente apresentando muita Lotação e Problemas de Segurança. Sé, Paulista, República, devem deixar de receber Trens o mais rápido possível. Além de poderem ser aproveitadas como Shoppings [é só abrir um pouco mais o espaço, dobrar o número de escadas rolantes, alargarem as passagens de circulação de Pedestres [interessante notar que Usuário de Trem quando chega na Estação é mero Pedestre...]. São Paulo poderá ser lembrada em breve como a cidade com maior número de "Shopping Estação". E sem o incômodo ruído dos trens.
    São Paulo - locomotiva do Brasil.
    Melhor solução não existe. Fora das Estações esses Trens que transportam Gente !!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita!

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com propagandas (spam);
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas