18 de abril de 2012

Após falha da Linha 7, usuários se machucam ao sair de trem da CPTM

Assista o vídeo
Usuários da Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) tiveram que descer e caminhar sobre os trilhos depois que uma composição apresentou defeito no sistema de tração no início da manhã desta quarta-feira (18), em São Paulo. O problema aconteceu perto da Estação Palmeiras-Barra Funda. Algumas pessoas se machucaram no momento de sair da composição, como mostraram imagens feitas por passageiros e exibidas no SPTV. No vídeo, uma mulher teve ferimentos ao pular do trem. Outra precisou ser carregada. Os passageiros tiveram que seguir até a estação a pé.

Durante o problema, que ocorreu às 7h10 e só foi normalizado às 10h20, os trens circularam com velocidade reduzida na Linha 7. A linha é a quarta mais movimentada da CPTM. Em um dia, 410 mil pessoas fazem o percurso entre as estações Francisco Morato e Luz. Segundo a CPTM, um dos motivos de ter tanto problema na linha é que as composições são muito antigas.

Um defeito no sistema de tração de um trem também afetou o serviço da companhia na Linha 9-Esmeralda na manhã desta quarta. As composições circularam com velocidade reduzida durante o horário de pico da CPTM, no início da manhã. Por causa do problema, que foi reparado às 9h, as estações ficaram lotadas.

Ocorrências

Desde janeiro, já foram registradas 33 falhas nas linhas da CPTM. A companhia falou que não é normal ter tantas falhas. “São vários fatores. Não só a frota, como também o sistema de distribuição de energia, até todo o processo de infra-estrutura da movimentação dos trens”, disse Sérgio de Carvalho, gerente de relacionamento da companhia. “A CPTM passa neste momento por um grande processo de modernização, incluindo ai a substituição dos sistemas de distribuição de energia e a substituição e modernização dos trens“.

G1