21 de março de 2012

Reforma de guarita afeta a operação de cancela


Os motoristas precisam redobrar a atenção nas passagens de nível na cidade. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) está realizando obras de reforma em algumas guaritas próximas à linha férrea, impedindo o fechamento das cancelas pelos guardas municipais. O controle do trânsito de veículos e pedestres é feito pelos próprios funcionários da Prefeitura. 


Ontem, funcionários da CPTM estavam na guarita instalada ao lado da passagem de nível da avenida Valentina de Mello Freire Borenstein. Durante toda a manhã, das 10 horas ao meio-dia, os trabalhadores realizavam troca de azulejos e pintura do espaço, de pouco mais de dois metros quadrados. 


No imóvel, está o controle manual da cancela e que estava inacessível aos guardas municipais. Para evitar acidentes, especialmente na passagem dos trens, eles tinham de improvisar e se postar à frente dos veículos, correndo risco de serem atropelados. Ao menos dois motoristas tentaram furar o bloqueio, segundo apurou o Mogi News com comerciantes da região. 


De acordo com o secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno, a reforma das guaritas das passagens de nível da Valentina Borenstein, Campos Sales, além da avenida Manoel Bezerra de Lima Filho, faz parte de um acordo entre o Estado e a Prefeitura para reforçar a segurança nestas regiões. "É para reforçar a sinalização e também proporcionar um pouco de conforto aos guardas municipais que ali ficam", disse o secretário. Sobre o bloqueio do tráfego por guardas municipais, Eli Nepomuceno afirmou que é uma medida comum.


A CPTM informou que, conforme acordo feito com a Prefeitura, em 2011, está desenvolvendo ações para assumir a operação e manutenção de duas passagens (avenidas Caravelas e Nami Jafet), que atualmente estão sob a gestão da Prefeitura, inclusive com a reforma das guaritas. Serão instalados pela CPTM portões automatizados em conjunto com novas cancelas automáticas. 


A CPTM forneceu um sinal elétrico para sincronizar semáforos de trânsito com o funcionamento das cancelas, ou seja, quando as cancelas forem fechar, os semáforos sinalizarão em vermelho, providência que está em andamento pela Prefeitura.


Fonte: DAT