22 de fevereiro de 2012

Projeto de Modernização - Linha 11 da CPTM


Situação do Programa de Investimentos nos Transportes Metropolitanos de São Paulo - Linha 11 
Janeiro de 2012 




O PROJETO


O Projeto Modernização da Linha 11 tem como objetivo atender a demanda reprimida, expandindo a oferta dos serviços com novos padrões de conforto, regularidade, confiabilidade e segurança, reduzindo-se os intervalos entre trens de 7 para 5 minutos.
A demanda projetada com os benefícios deste novo padrão de serviço qualificará as Linhas da CPTM para absorver o incremento de passageiros, de 387 para 560 mil por dia útil. 
Os principais objetivos específicos são:


O desenvolvimento de ações e estratégias para melhorar o desempenho do sistema metroferroviário, de forma a atender a demanda com maior conforto e rapidez no deslocamento da população aos centros urbanos para, trabalho, educação, saúde e lazer;


A melhoria das condições de vida, com redução do tempo de viagem gasto pela população em deslocamentos;


A redução da emissão de poluentes atmosféricos em decorrência do aumento da oferta de trens com a conseqüente diminuição da circulação de veículos automotores, gerando economia de combustível e desafogo no trânsito.


O investimento total previsto é de US$ 161,46 milhões, obtidos através de financiamento pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD (US$ 112,91milhões) e de recursos disponibilizados pelo Estado de São Paulo (US$ 48,55 milhões).


Esses recursos serão utilizados para a aquisição de novos trens, bem como para a realização de estudos e ações para o fortalecimento institucional dos órgãos públicos envolvidos e para o desenvolvimento das políticas de transporte urbano integrado na RMSP.
O Projeto tem prazo previsto de 26 meses, com inicio em Out/2010 e término em Dez/2012.


CONTRATAÇÕES


As principais contratações necessárias à implantação do Projeto:


Fornecimento de 9 trens – ALSTOM DO BRASIL.
Gerenciamento e Supervisão de Fabricação e Montagem dos 9 Trens – Consórcio INECO-LOGOS.


SITUAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO 


9 trens:


O Projeto Básico está aprovado e o Projeto Executivo encontra-se em revisão;


Em andamento a fabricação e montagem de 21 carros, sendo 3 em fase de montagem da caixa e 18 em fase de acabamento;


Entrega do 1º trem prevista para junho/2012.


Gerenciamento e Supervisão:


Contrato assinado em 10/outubro/2011. OS emitida em 10/outubro/2011;
Mobilizadas as equipes de Gerenciamento e de Supervisão;


Em andamento os trabalhos para criação do site de acompanhamento da fabricação dos trens;


Dados da CPTM


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