Decidido: trens só vão mesmo até o Brás


Estação Brás da CPTM

Acabou o mistério. Um mês após conclusão das obras de modernização na via férrea da Estação Luz, na região central da Capital, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos finalmente confirmou que a Estação Brás continuará a ser o destino final da Linha 10-Turquesa, que parte de Rio Grande da Serra. Com isso, continua a necessidade de baldeação entre as duas estações por meio da Linha 11-Coral.
O novo modelo operacional da Linha 10 foi adotado após conclusão de pesquisa realizada por amostragem com cerca de 403 mil pessoas, segundo a CPTM. O estudo indicou que 55,7% dos usuários avaliam como ótimo e bom o serviço prestado na Linha Turquesa. Outro motivo indicado pela companhia para a mudança é o significativo crescimento da demanda de usuários na Estação Luz, por onde circulam 465 mil passageiros por dia, com a entrada em operação da Linha 4-Amarela do Metrô. Foi ressaltado ainda o fato de a estação centenária ser patrimônio histórico da cidade e, por isso, haver restrições para intervir em sua arquitetura original.
Na Estação Brás, a Linha 10 passou a dispor de duas plataformas: uma para o embarque e outra para o desembarque, e os intervalos entre os trens foram reduzidos para cinco minutos, de acordo com a CPTM. A equipe do Diário percorreu o trajeto da Estação Prefeito Celso Daniel, em Santo André, até a Estação Luz em 45 minutos, sendo que a baldeação entre as duas estações via Expresso Leste demorou dez minutos. Apesar de a mudança ser definitiva, todas as placas de embarque indicam que a linha tem como destino final a Estação Luz.
INSATISFAÇÃO
A mudança afeta parte dos 366 mil passageiros que utilizam a linha diariamente, aqueles que precisam seguir rumo à Luz. A opção, nesse caso, é utilizar, além dos trens do Expresso Leste, na Estação Brás, a transferência gratuita para a Linha 3-Vermelha do Metrô. A principal reclamação dos usuários é em relação ao transtorno de precisar trocar de plataforma para embarcar em meio ao empurra-empurra na composição do Expresso Leste que, na maioria das vezes, está cheia, já que traz passageiros da Estação Estudantes, em Mogi das Cruzes.
Além disso, os passageiros consideram desrespeitoso o fato de a CPTM ter informado inicialmente que esta situação só seria mantida enquanto durassem as obras na Estação Luz. "Isso foi enganoso", considera o especialista em recuperação de crédito Luís Marcelino, 41 anos. Segundo ele, que mora em Santo André e trabalha na Rua Libero Badaró, é mais rápido e causa menos transtorno acessar a Linha Vermelha do Metrô e ir até a Estação Sé para embarcar na Linha Azul do Metrô do que utilizar o Expresso Leste.
A assessora jurídica Elaine Aparecida de Queiróz, 30, também prefere utilizar o metrô para chegar até seu trabalho, no Anhangabaú. O novo percurso - pela Linha Vermelha do Metrô até a Estação Sé, onde embarca na Linha Azul - faz com que o trajeto diário fique 20 minutos mais demorado.
Para quem faz o sentido inverso - mora na Capital e estuda ou trabalha na região - também há transtornos. O presidente do diretório acadêmico Sigma da Universidade Federal do ABC em São Bernardo, Johnny Seron Bispo, é um dos estudantes que protestam contra a medida. "O tempo de viagem aumentou em até 20 minutos,, sem falar do desconforto, porque utilizamos a linha nos horários de pico.",

4 comentários:

  1. Aí, alguém resolve ir no ministério público abrir processo, e quero ver só...

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  2. Devemos lembrar que a estação da Luz foi projetada para ser estação de trens de longo percurso, e não de trens de subúrbio, por isso ela não suporta a gigantesca demanda de usuários. Quem projetou a Luz, certamente não imaginou a enorme demanda dessa estação após a criação das linhas de subúrbio.

    Como já tinha dito aqui, sou favorável em levar a Linha 7 - Rubi até a estação Brás, deixando a Luz apenas como ponto de passagem dessa linha, o que reduziria, em parte, a demanda do Expresso Leste e da linha 3 - Vermelha no metrô, que já circulam muiito lotados, além de ter uma linha a menos na Luz. Além disso, também defendo a integração entre as estações Júlio Prestes e Luz, por meio de um túnel, o que poderia aumentar a demanda da Júlio Prestes.

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  3. Esta situação é ridícula! Talvez temendo uma reação negativa popular, ficaram nos enganando, informando que o trem da linha Turquesa não estava indo para a Luz devido a obras... A linha Turquesa já é uma porcaria, ficou muuuuuito pior.
    A CPTM é, na maioria das vezes, um LIXO.

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  4. Bom dia, depois do esmagamento sofrido dentro do expresso leste para chegar a LUZ.
    Alguém poderia dizer, se for permitido, porque o contador de votação foi retirado deste blog. Só com pressão a cptm fara mudanças para facilitar a vida do cidadão.
    COLOQUE O CONTADOR novamente, a última vez que o vi estava em 81% para o trem voltar a LUZ. Estara a cptm com medo que chege a 99,99% e tenham que atender aqueles que lhes dão sua riqueza!!! LIGUEI MUITA VEZES para o atendimento da cptm e a resposta é sempre a mesma.
    Atender o público é uma de suas atribuições, para muitos não esta sendo cumprida, a sorte é que não existe outro meio de transporte que faça concorrência, senão já estaria falida.

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