31 de janeiro de 2012

Sabesp investiga vazamento de água em estação de Metrô de SP

Baldes foram espalhados pela Estação Consolação, da Linha 2-Verde.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) investiga a existência de infiltrações e vazamentos na Estação Consolação, da Linha 2-Verde do Metrô.
Segundo a Sabesp, os estudos começaram na madrugada desta terça, mas nenhum problema foi encontrado. Na madrugada desta quarta (1º), os testes nas redes de água que ficam próximas à estação continuarão.
Reportagem publicada nesta terça pelo jornal "Folha de S.Paulo" mostra que funcionários têm colocado baldes em pontos da estação para evitar a formação de poças.
Em nota, a Sabesp diz que os testes são realizados durante a madrugada porque é quando os trens estão parados. Ainda segundo a companhia, os equipamentos utilizados são sensíveis à trepidação e ao barulho.
Fonte: G1
As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog: Diário da CPTM

Estações em Mogi ficarão prontas até 2015

Governo estadual fará um investimento de até R$ 140 milhões em obras de melhorias em Jundiapeba, Brás Cubas, Mogi das Cruzes e Estudantes
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) investirá até R$ 140 milhões na reforma das quatro estações ferroviárias em Mogi das Cruzes. Metade dos recursos, R$ 70 milhões, será utilizada ainda neste ano para obras de ampliação da Estação Estudantes e a reformulação total da Estação Mogi, com a demolição da atual e a construção de uma nova numa distância de 150 metros para que fique mais próxima do Terminal Central.


Ambas serão interligadas aos terminais de ônibus (Estudantes e Mogi), além de fazer acesso ao Terminal Rodoviário Geraldo Scavone, no Mogilar, promovendo a integração física entre ônibus e trem. Tudo deve ficar pronto para inauguração até junho de 2015, como garantiu ontem o presidente da CPTM, Mário Bandeira, em visita a Mogi.

O presidente da CPTM validou os dois projetos básicos elaborados pela Secretaria de Planejamento para reforma e ampliação da Estação Estudantes e a transferência de lugar da Estação Mogi. Os projetos preveem a implantação de passagens subterrâneas para pedestres, escadas rolantes, elevadores, galerias e melhor acessibilidade a cadeirantes e deficientes visuais, com piso podotátil da entrada à saída das estações. 


Na próxima segunda-feira, dia 6, a CPTM fará abertura das propostas comerciais das empresas interessadas em elaborar o projeto executivo. "Se não houver recursos na licitação ou algum imprevisto, pode-se dizer que as obras começarão entre setembro deste ano e o início de 2013. Como cada obra leva em torno de 13 a 24 meses para conclusão e Mogi já se antecipou apresentando um projeto, as estações devem ser entregues entre 2014 e meados de 2015", detalhou Bandeira.

Entre os projetos da prefeitura a construção da nova estação Mogi das Cruzes, que será a obra mais cara, com estimativa de gastos de R$ 40 milhões, e que exigirá ações conjuntas com a administração municipal, como por exemplo, a implantação de passagens exclusiva a veículos e outra para pedestres, uma praça, além de um boulevard e estacionamento, que possibilitarão, inclusive, a eliminação do uso das cancelas e solução de trânsito em três passagens de nível: Campos Salles, Sacadura Cabral e Dr. Deodato Wertheimer. 

Túnel
Isso porque, no projeto apresentado pela prefeitura, devem ser construídas duas passagens subterrâneas ligando o Mogilar ao Centro: uma na Dr. Deodato com saída da Ricardo Vilela até a rua Hamilton da Silva Costa (sentido centro - bairro) e outra na Cabo Diogo até avenida Adhemar de Barros (sentido bairro - centro). Entre as passagens subterrâneas e do terreno de dois mil metros quadrados ocupados pela estação Mogi deverá ser construído um espaço comercial. Na Estação Estudantes, a proposta é construir uma passagem subterrânea entre o terminal e a rodoviária com interligação a estação ferroviária.


Fonte: DAT
Foto: Estação Mogi das Cruzes
As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog: Diário da CPTM

Homem é atropelado por trem após pular muro em SP, diz CPTM

Acidente aconteceu na tarde desta terça-feira (31) na Zona Leste da cidade.
Segundo bombeiros, vítima foi socorrida com ferimentos graves nas pernas.






Um homem foi atropelado por um trem na Zona Leste de São Paulo na tarde desta terça-feira (31). Segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), ele pulou o muro da Estação Itaim Paulista, da Linha 12-Safira, para não pagar a passagem.
O acidente aconteceu por volta das 17h. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima foi socorrida pelo helicóptero Águia, da Polícia Militar, para o Hospital Santa Marcelina, com ferimentos graves nas pernas.
Segundo a CPTM, a circulação na via ficou interrompida apenas durante o resgate do homem. Por volta das 19h, os trens operavam normalmente na região.

Fonte: G1

Falha elétrica causa explosão e assusta passageiros no metrô de São Paulo


Uma explosão causada por uma falha elétrica em um trem que circulava pela estação Praça da Árvore, na linha 1-azul do metrô de São Paulo, assustou os passageiros que estavam na composição, causando tumulto na estação.

Segundo a assessoria de imprensa do Metrô, a falha ocorreu às 15h07 e foi causada por uma sobrecarga elétrica em um dos carros da composição, o que provocou um “forte estrondo”. Os passageiros tiveram que ser retirados do trem, e a circulação no sentido Jabaquara foi interrompida. Por volta de 15h15, a  operação foi normalizada, informou  o Metrô.

De acordo com o jornalista Leandro Rodrigues, 24, que estava na estação no momento da explosão, os passageiros se assustaram e acreditavam que uma bomba havia explodido no trem. “Era muita fumaça. Pessoas passando mal, muito assustadas, com medo, ligando para os familiares e dizendo que uma bomba havia explodido”, afirma.

Rodrigues afirma ter ouvido três estrondos muito fortes. “Ouvi três barulhos de explosão, que ocorreram próximos ao último vagão. Os seguranças do Metrô entraram no vagão e pediram para as pessoas sair com urgência. Vi muitos funcionários do Metrô carregando extintores”, relembra.

A assessoria do Metrô, que obteve informações do centro de controle da estação, afirmou que sobrecargas são “um problema comum” e que o ocorrido na tarde de hoje “foi um susto”. A composição foi levada para a garagem do metrô, na estação Jabaquara, onde passará por reparos.


Fonte: Uol noticias

Câmara entrega relatório à CPTM


JÚLIA GUIMARÃES



A Comissão Permanente de Transportes da Câmara de Mogi das Cruzes entregou ontem ao presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Mário Bandeira, um relatório com uma série de considerações sobre o transporte público ferroviário em Mogi das Cruzes. 

O documento, que solicita novos investimentos da estatal para a Cidade, foi focado em dois pontos principais: a eliminação das cancelas nas passagens de nível e igualdade na qualidade do serviço oferecido na Linha 11-Coral, especialmente no trecho Estudantes/Guaianazes, e no restante do sistema. Bandeira recebeu o documento, mas evitou fazer considerações a respeito.

O dossiê foi entregue pelo vereador Carlos Evaristo da Silva que, rapidamente, relatou a Bandeira a viagem feita pela Comissão pelas linhas 11-Coral e 9-Esmeralda. "Constatamos que a CPTM realmente possui um serviço muito bom, com trens bastante modernos. Fiquei impressionado e posso afirmar que as viagens pelos trilhos da estatal são muito seguras atualmente. Porém, o que nós queremos é que a nossa linha também seja beneficiada com essa mesma qualidade nos serviços", disse o parlamentar, publicamente, no decorrer da reunião.

Pouco depois, Mário Bandeira recebeu o documento das mãos do vereador e assinou um "protocolo" de recebimento, mantendo-se em absoluto silêncio sobre o assunto. Durante a coletiva de Imprensa, o presidente da CPTM também tentou fugir do tema e chegou a dizer que não comentaria o caso por não conhecer o teor do relatório. Porém, acabou rebatendo as críticas com dados gerais sobre investimentos previstos para a Região.


A viagem dos vereadores foi realizada no dia 23 de janeiro. Os parlamentares encontraram duas realidades dentro da própria Linha 11, sendo que no trecho Mogi/Guaianazes a qualidade é extremamente inferior. Porém, as diferenças mais gritantes foram encontradas na Linha 9-Esmeralda, onde há trens novos, confortáveis e dotados de alta tecnologia.

30 de janeiro de 2012

Metrô SP deve retomar obra da Linha 4 até abril


As obras da segunda fase da Linha 4-Amarela do Metrô devem começar em março ou abril. Nessa etapa estão incluídas cinco estações: Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia. Como as três primeiras paradas ficam em um trecho da linha que já está operando, existe a possibilidade de interrupção da circulação de trens em fins de semana.

"Estão sendo contratadas empresas que sabem trabalhar com o trem em movimento. Se for necessário, podemos fazer alguma interrupção, como estamos fazendo agora no eixo Vila Prudente-Sacomã", disse o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, referindo-se aos testes de um novo sistema de controle de composições na Linha 2-Verde.

Quem será beneficiado pela abertura dessas estações reclama da demora da inauguração, prevista para 2014. A Linha 4-Amarela começou a ser construída em 2004. "Acho que já podiam ter acabado a daqui", afirma o jornaleiro Waldemar Bertolini, de 69 anos, que tem uma banca perto da futura Estação Oscar Freire. "Dizem que vai ser a estação mais bonita do Brasil."

A costureira Maria Aparecida Bueno, de 66 anos, mora na Penha, na zona leste, e trabalha nos Jardins, na zona sul. Ela lamenta o fato de as obras para o término da Estação Oscar Freire estarem inativas há tanto tempo. Boa parte da estrutura da parada está pronta, mas falta o acabamento. "Sem a estação, a gente tem de continuar pegando o ônibus para chegar a outro metrô."

O corretor imobiliário Ricardo Faidiga, de 49 anos, concorda que os deslocamentos seriam mais rápidos, e ele evitaria a lotação dos coletivos do corredor da Avenida Rebouças. "Além disso, vai valorizar ainda mais os imóveis na vizinhança."

Análise. O governo pretende enviar na semana que vem ao Banco Mundial, nos Estados Unidos, a lista das empreiteiras qualificadas para as obras da segunda fase da Linha 4. Caso o órgão, que financia o empreendimento, aprove, as obras já começariam logo em seguida. 

O banco tem 30 dias para avaliar as propostas e dar seu aval. O Metrô informou que o nome das empresas só pode ser divulgado depois dessa etapa. A construção está orçada em R$ 1,58 bilhão.

As obras são divididas em dois lotes. O primeiro inclui as Estações São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho (que já estaria em estágio avançado), Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie. O outro abrange a Estação Vila Sônia e a extensão até Taboão da Serra.

O Estado de S. Paulo

Novas cancelas serão monitoradas em Mogi das Cruzes


Por Júlia Guimarães

Até que não se encontre uma solução definitiva para as passagens de nível de Mogi das Cruzes, as cancelas poderão ser monitoradas por câmeras, como uma medida a mais para garantir a segurança dos seis pontos do Município onde que há cruzamentos entre vias urbanas e os trilhos dos trens de passageiros. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) já realiza o videomonitoramento na passagem de nível da Rua Cabo Diogo Oliver, nas proximidades da Praça Sacadura Cabral, na região central. A expectativa é de que o sistema seja ampliado também para os outros pontos.

Por meio de nota encaminhada pela Assessoria de Imprensa à Redação de O Diário, a CPTM confirmou que a passagem de nível Rua Cabo Diogo possui o monitoramento e explicou que a medida foi possibilitada porque duas câmeras, originalmente instaladas para visualização das plataformas da Estação Mogi das Cruzes, foram direcionadas para as cancelas. Embora não informe prazos, no texto, a estatal afirma que "estuda a viabilidade técnica de estender esse recurso para as demais" passagens de nível da Cidade.

Caso a medida se confirme, deverão receber câmeras os cruzamentos das ruas Adriano Pereira, em Jundiapeba, Valentina Melo Freire Borenstein, em Braz Cubas, Cavalheiro Nami Jafet e Campos Sales, na Vila Industrial, além da Doutor Deodato Wertheimer, no Centro. Os planos não devem incluir a cancela da Avenida Manoel Bezerra de Lima Filho, nas proximidades do Mogi Shopping, porque o trecho não tem circulação de trens de passageiros e é de concessão da empresa MRS Logística.

No total, a CPTM possui 1.538 câmeras instaladas ao logo de toda a linha férrea sob sua concessão, abrangendo 22 municípios da Região Metropolitana de São Paulo. As imagens geradas pelos equipamentos são transmitidas ao Centro de Controle de Operações (CCO), que funciona em período integral na Capital. Funcionários da estatal avaliam os vídeos em tempo real e trabalham em parceria com os agentes que atuam nas plataformas, informando possíveis anormalidades nos serviços. O CCO foi conhecido pela Comissão Permanente de Transportes da Câmara de Mogi na última terça-feira, durante visita à Estação Brás.

Na ocasião, os parlamentares foram recebidos pelo gerente geral de operações da CPTM, Francisco Pierrini, que mostrou a eles imagens da cancela da Rua Cabo Diogo Oliver. No vídeo, era possível ver os portões fechados e os pedestres que se acumulavam ao longo dele. As câmeras estão instaladas do lado direito da passagem de nível, no sentido Centro. Uma delas está fixada na parede da estação e foi direcionada para o Mogilar. O segundo equipamento mira as porteiras da Sacadura Cabral.

O monitoramento das passagens de nível pode ajudar os funcionários da CPTM a agir em situações de acidentes nas passagens de nível, que são bastante comuns em Mogi das Cruzes. A grande maioria deles é de ocorrências pequenas, quando os motoristas colidem com os portões. Porém, já houve casos mais graves, de batidas entre veículos e os trens. O último ocorreu no início do mês de julho, quando um Fox vermelho colidiu com uma composição na cancela da Avenida Valentina Melo Freire Borenstein, em Braz Cubas. No carro, havia dois homens que ficaram gravemente feridos. Um jovem de 20 anos sofreu traumatismo craniano e corria risco de morte. Porém, na época, a família não autorizou a divulgação de seu estado de saúde.

Fonte: O Diário de Mogi 

Bicicleta dobrável é tendência no transporte público


Onde a estilista Ana Carolina Pereira Rocha, de 23 anos, vai, a bicicleta vai junto. Pode ser Metrô, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), ônibus ou mesmo avião.
O trunfo dela para não passar pelas mesmas dificuldades que os demais ciclistas foi adquirir um modelo dobrável, cada vez mais comum nas ruas - e também nos vagões - de São Paulo.
De duas a três vezes por semana, Ana Carolina vai trabalhar de bike e encara o trem da CPTM de Osasco, na Grande São Paulo, até a Estação Rebouças, na zona oeste da capital. Nem sempre é bem recebida, apesar de o uso estar liberado.
"Às vezes os caras da CPTM invocam. Segundo o regulamento interno deles, tem de entrar com a bike encapada. Se eles pedem, eu encapo para entrar", diz a estilista.
A regra é a mesma para o Metrô. Não há limitação de horário ou dia da semana para esse tipo de bicicleta, que, quando dobrada, encaixa-se nas dimensões da bagagem permitida.
As bicicletas dobráveis pesam em média dez quilos. Alguns modelos contam com rodinhas menores, como as das malas de viagem, que permitem que o ciclista apenas arraste a bicicleta quando dobrada. O preço delas é que é salgado. A maioria dos modelos custa mais de R$ 1.500.
Na bicicleta dela, Ana Carolina pagou mais barato - 300 (o equivalente a cerca de R$ 700), em Amsterdã, na Holanda, cidade totalmente planejada para facilitar a vida do ciclista.
Mesmo na íngreme São Paulo, ela afirma que o modelo dá conta do recado. "Faço com ela o que eu faria com qualquer outra bicicleta", diz ela, apesar dos pneus menores, aro 20, que limitam um pouco a performance do ciclista.
Análise. O cicloativista Wilian Cruz, do site Vá de Bike!, afirma que a bike dobrável funciona bem na combinação com o transporte público. "Elas não são tão leves quanto uma mochila com caderno dentro, mas são mais leves que uma bicicleta normal", afirma.
O modelo, segundo ele, é menos veloz que o convencional, além de menos resistente e menos eficaz durante as subidas. No entanto, de acordo com Cruz, serve para o propósito de muitos ciclistas urbanos, que utilizam a bike apenas como meio de transporte.
Fonte: Estadão

CPTM discute sistema ferroviário em Mogi das Cruzes


Por Júlia Guimarães

O presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Mário Bandeira, visitará Mogi das Cruzes amanhã para uma reunião no gabinete do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD). Durante o encontro, as autoridades deverão discutir possíveis ações e projetos para melhoria do transporte público ferroviário da Cidade. O representante da estatal deverá apresentar um balanço dos investimentos já previstos para o Município e Região, que incluem reforma de estações e aquisição de novos trens, e também se posicionar definitivamente sobre a situação das duas cancelas que atualmente são operadas pela Prefeitura e deverão ser assumidas em breve pela CPTM.

A visita de Mário Bandeira a Mogi foi acordada em dezembro passado, após visita de Bertaiolli à sede da Companhia. Na ocasião, ambos firmaram um acordo verbal para que seja celebrada uma parceria entre a CPTM e a Prefeitura com o objetivo de colocar fim aos principais conflitos existentes entre os trilhos e o desenvolvimento da Cidade. Até o momento, as principais conquistas do Município foram as licitações, lançadas em dezembro, para contratação dos projetos das estações Mogi das Cruzes, no Centro, e Estudantes, no Shangai. As obras deverão ter investimentos milionários e vão prever a integração física com os terminais dos ônibus do transporte público Municipal.

A expectativa é de que durante a reunião de amanhã Bandeira apresente maiores detalhes sobre ambos os projetos. Ele também deverá anunciar para breve as licitações das estações de Braz Cubas e Jundiapeba. O maior obstáculo da CPTM em Mogi das Cruzes, no entanto, não se refere à modernização das estações, mas à eliminação das passagens de nível do Município. Ao todo, há seis cancelas ao longo da linha férrea sob concessão da estatal. Três delas deverão ser extintas com a conclusão dos dois viadutos federais que serão erguidos no Município. Para o restante, no entanto, ainda não há soluções.

O ponto considerado crítico é a passagem de nível da Rua Cabo Diogo Oliver, nas proximidades da Praça Sacadura Cabral. O prefeito Marco Bertaiolli já revelou que tem planos para construção de uma passagem subterrânea no local, embora a Cidade não disponha dos recursos necessários para a obra, que deverá ter custo bastante elevado, especialmente em razão das indenizações. A CPTM ainda não se posicionou sobre o possível financiamento do túnel, porém, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou, durante visita a Itaquaquecetuba no começo de janeiro, que o Estado poderá desenvolver um projeto gradual de eliminação das passagens de nível na Cidade.

Cancelas

Um dos principais objetivos da reunião dessa segunda-feira será a definição sobre a situação das passagens de nível da Avenida Valentina Melo Freire Borestein, em Braz Cubas, e Cavalheiro Nami Jafet, na Vila Industrial. Ambas são operadas pela Prefeitura, mas a CPTM já se comprometeu a assumi-las. A promessa foi feita pelo secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, em meados do ano passado. A decisão foi motivada por um grave acidente ocorrido no cruzamento da Valentina, quando um carro comum colidiu com uma composição, deixando dois homens gravemente feridos.

Fonte: O Diário de Mogi
 

29 de janeiro de 2012

CPTM libera circulação em trecho onde houve colisão de trens

O trem da Linha 8-Diamante bateu em outra composição que manobrava
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) liberou a circulação de trens em toda a extensão da Linha 8-Diamante na madrugada deste domingo. 
A circulação estava interrompida entre as estações Engenheiro Cardoso e Itapevi desde a noite da última quinta-feira devido a um acidente envolvendo um trem com passageiros e outra composição que realizava manobras na via.
Durante esse tempo, o trecho interditado foi atendido por ônibus gratuitos da operação Paese. A CPTM abriu sindicância para apurar as causas do acidente. De acordo com o Corpo de Bombeiros, três pessoas tiveram ferimentos leves.

Metrô de São Paulo libera bicicleta nas escadas rolantes

           
Uma mudança aparentemente simples - mas que exigiu a mobilização de quatro entidades, a produção e divulgação de um vídeo na internet e a publicação de uma carta aberta ao presidente do Metrô - vai começar a vigorar na rede metroferroviária a partir do próximo sábado, dia 4: passageiros que embarcam com bicicletas poderão subir as escadas rolantes.


Quem não usa a bicicleta pode não ver a importância da medida, mas quem tem de subir os (vários) lances de escadas comuns das estações para chegar à rua sabe o que significa ter de carregar os 20 quilos que uma bicicleta pesa, em média - peso equivale a um botijão de gás cheio.
O transtorno se tornou público há uma semana, quando uma campanha reivindicando mudanças na política do Metrô sobre bicicletas teve início nas redes sociais. Um vídeo mostrando um ciclista no Metrô e na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) subindo e descendo as escadas carregando a bicicleta nas mãos passou a ser difundido na rede.
Pelas regras do Metrô e da CPTM, em vigor desde 2007, a entrada das bikes só era permitida caso o ciclista a carregasse ao seu lado e usasse as escadas comuns para subir e descer até as plataformas. Durante a semana, as bicicletas só são permitidas depois das 20h30 - a média é de 53 passageiros por dia. Aos sábados, após as 14 horas. Já aos domingos, a entrada é liberada o dia todo - e o número de usuários costuma se multiplicar por dez: a média é de 573 usuários, segundo informações do Metrô. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


http://ultimosegundo.ig.com.br

Expulsos da cracolândia, usuários de drogas invadem linha de trem da CPTM


Para fugir da PM, eles se arriscam perto dos trilhos da CPTM

Acuados pela presença ostensiva da Polícia Militar na cracolândia, usuários de droga passaram a se arriscar para fumar crack escondidos perto dos trilhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na Barra Funda, zona oeste de São Paulo. A CPTM afirma que aumentou a segurança na área para prevenir acidentes.
Quem mora ou trabalha na região cortada pela linha férrea diz que quando escurece o problema toma proporções mais perigosas. Das janelas de prédios dos arredores, moradores podem ver o pisca-pisca dos cachimbos de crack sendo acesos. Além do risco de acidentes, a presença dos viciados na linha do trem prejudica o sono da população ao redor.
A reportagem presenciou vários usuários de crack pulando o muro da linha férrea em uma passarela que liga as Ruas Capistrano de Abreu e Luigi Greco. Eles se concentram nos matagais próximos dos trilhos para fumar. Usuários de crack confirmam que, no esconderijo, ficam livres das chamadas "procissões do crack", quando policiais afugentam a multidão de viciados pelas ruas da região central. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Estações do Metrô SP ficarão fechadas domingo (29/01/2012) para testes


Estação Sacomã /Linha 2-Verde
As estações Vila Prudente, Tamanduateí e Sacomã ficarão fechadas novamente até as 12h do domingo (29) para a execução dos testes do novo sistema de controle de trens na Linha 2- Verde do Metrô.
O Metrô dará continuidade aos testes do CTBC (Controle de Trens Baseado em Comunicação) na Linha 2- Verde. Durante o período de interrupção da circulação de trens, os usuários serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema Plano de Apoio Entre Empresas Frente a Situações de Emergência (Paese) que cobrirão o percurso dos trechos interrompidos.
O CTBC é considerado o sistema de controle de trens mais moderno do mundo e está em operação em linhas de metrôs nas cidades de Nova York, Londres e Paris, entre outras. Quando esse sistema estiver implantado, o intervalo entre um trem e outro será reduzido e a capacidade de transporte ampliada em cerca de 20%.
Paese - O Plano de Atendimento entre Empresas em Situação de Emergência (Paese) será implantado das 4h40 às 12 horas com 15 ônibus da empresa Via Sul, que vai atender as estações Vila Prudente, Tamanduateí, Sacomã e Alto do Ipiranga da Linha 2-Verde.

28 de janeiro de 2012

Expresso Leste é a prioridade para Mogi

Trem do Expresso Leste na Estação Mogi das Cruzes 
A chegada em definitivo do Expresso Leste, a extinção das cancelas e a reforma das quatro estações de trem de Mogi das Cruzes serão as prioridades de investimentos que a administração municipal irá solicitar ao governo estadual. Os pedidos encabeçarão "o caderno de necessidades" que será encaminhado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Metropolitano. 

Eles irão atender a uma determinação do secretário estadual Edson Aparecido, que participou de uma reunião do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), realizada na quinta-feira desta semana, no Paradise Golf & Lake Resort, em Jundiapeba. Aparecido não revelou quanto o governo pretende investir no Alto Tietê, mas recomendou que as prefeituras da região elaborassem projetos que considerem essenciais. A promessa é que eles serão analisados pelo governador Geraldo Alckmin e, partir desta apreciação, o valor repassado ao Alto Tietê seja definido. 


No ano passado, em processos administrativos semelhantes ao iniciado na quinta-feira no Alto Tietê, o governo estadual anunciou investimentos de mais de R$ 18 bilhões para as regiões do ABC Paulista, Campinas e Santos. É com base nesses valores que o Condemat estima um investimento para o Alto Tietê de R$ 4 bilhões a R$ 6 bilhões.

"Acabei de sair de uma reunião na Prefeitura com todos os secretários municipais de planejamento do Alto Tietê e eles começaram a desenvolver um trabalho de especificação de prioridades", contou o prefeito Marco Bertaiolli, durante inauguração da creche em Brás Cubas, na tarde de ontem. 


"Nós de Mogi já estamos elaborando o caderno de necessidades para o desenvolvimento da cidade e da região e não sei quais e quantas demandas serão apresentadas, mas uma que tenho absoluta convicção que fará parte do documento é a reformulação do transporte de trilhos. Temos que acabar com as porteiras", garantiu o prefeito. 


Questionado se a extensão do serviço até César de Souza faria parte desta lista com os pedidos de investimentos, Bertaiolli afirmou que a expansão será solicitada "após a chegada do Expresso Leste em todos os horários até a estação Estudantes e com todas as passagens de nível resolvidas". "Após a conclusão destes projetos a chegada dos trens até César será inevitável", disse.Bertaiolli adiantou que apresentará as mesmas solicitações ao presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Manoel Bandeira. Ele estará no município na próxima segunda-feira. (C.L.)



http://www.moginews.com.br

Após problema em trem, usuários saem do trem e caminham pela via

Imagem: Ilustração
Após um problema no sistema de tração de um trem da Linha 11-Coral, usuários acabaram invadindo a linha férrea na manhã deste sábado (28). De acordo com a assessoria da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), a composição seguia sentido Luz e apresentou um problema de tração, entre as estações Cotinthians-Itaquera e Tatuapé, por volta das 7h30. 

Usuários contam que ficaram revoltados com o trem parado e, sem informação do que havia acontecido, forçaram a abertura das portas e caminharam pela via. A informação foi da usuária Regina Alves Cardoso Machado, que estava dentro da composição.

- Ficamos cerca de 40 minutos dentro de uma composição parada sem ninguém falar nada. 

Ainda segundo a CPTM, após o problema, uma outra composição foi deslocada para o transporte dos passageiros. O trem que apresentou problemas já foi removido da via e às 9h deste sábado (28) a Linha 11-Coral operava dentro da normalidade. 

Questionados sobre usuários na linha e a composição avariada pela população, a assessoria de imprensa disse desconhecer o fato. 



http://noticias.r7.com

27 de janeiro de 2012

Obras da CPTM serão retomadas em março

Estação Ferraz de Vasconcelos Linha 11-Coral da CPTM
O prefeito de Ferraz de Vasconcelos e presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), Jorge Abissamra (PSB), afirmou ontem que as obras para construção das novas estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em Suzano e Ferraz começarão de fato no dia 1º de março. A informação foi passada ontem, durante reunião do Condemat realizada em Mogi das Cruzes.

"Conversei com o secretário de Transportes Metropolitanos Jurandir Fernandes e ele garantiu que os projetos das duas estações foram alterados e que os serviços serão iniciados no começo de março", destacou Abissamra. 
Ele garantiu que o secretário ficou intrigado com o fato de a CPTM ter contratado em 2010 uma empresa para construir a estação e somente no final de 2011 ter elaborado o projeto definitivo da obra em Ferraz.

Apesar da nova data anunciada, dificilmente as novas estações ficarão prontas no final de 2012. (B. S.)  

Linha 8 da CPTM segue interrompida após acidente com trens em SP

                                  
A Linha 8-Diamante da CPTM, que liga a capital paulista a Itapevi, na Grande São Paulo, continuava interrompida em seu trecho final na noite desta sexta-feira (27). Um trem que seguia para Itapevi bateu em outro que fazia uma manobra na noite desta quinta (26). Sete pessoas ficaram feridas. Para atender os passageiros, as linhas de ônibus foram reforçadas com mais veículos.
A CPTM abriu uma investigação interna para apurar as causas do acidente. Seis meses atrás, um outro acidente entre dois trens na Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo, deixou 42 pessoas feridas.


A empresa disse que investe no treinamento de funcionários e numa nova tecnologia de controle de trens para evitar novos acidentes.
Na manhã desta sexta, o governador Geraldo Alckmin disse que o acidente ocorrido em Itapevi terá uma apuração rigorosa. “Esse caso já está sendo verificado. Graças a Deus não teve nenhum óbito, a empresa agiu também rápido, acho que agora à tarde já estará restabelecido o tráfego, e já está apurando, para verificar se foi uma falha humana ou se foi uma falha técnica. Vamos ter cautela, mas a apuração é imediata”, afirmou Alckmin.


G1

CPTM: Tragédia anunciada (Artigo)

Embora ainda não possamos afirmar com exatidão as causas do acidente ocorrido ontem a noite, em Itapevi (SP), não é de hoje que o nosso Sindicato vem apontando a precarização na manutenção dos trens da série 5000.  Inclusive já havíamos denunciado ao Ministério Publico os diversos problemas encontrados nos trens dessa série que, desde a concessão do contrato com a empreiteira em junho de 2010, sofre constantes atrasos e agora acidentes causados pela  falta de experiência em equipamentos específicos.

Como se não bastasse, em junho de 2011 a empresa realizou uma audiência "pública", onde somente ela pode se pronunciar, com o  objetivo de legitimar a transferência dos serviços de manutenção para empreiteiras das demais composições .

Vale lembrar que, na ocasião, ferroviários liderados pelo nosso Sindicato estiveram presentes e entregaram questões que nunca foram respondidas de forma clara e objetiva do porque terceirizar algo que exige comprometimento.

A manutenção de trens realizada pelas empreiteiras é precária e uma ameaça aos interesses públicos, pois, visam apenas maximizar lucros, com a aquisição de peças e de serviços “genéricos”, colocando a segurança dos passageiros sempre em risco.

Por Camila Mendes - Jornalista / Sindicato dos Ferroviários de Trens de Passageiros da Sorocabana

CPTM Altera operação no final de semana, em trechos e horários específicos para obras de modernização e manutenção

Obras de modernização e manutenção da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] vão alterar a operação em horários e trechos específicos neste sábado [28] e domingo [29]. Os trabalhos serão realizados em períodos de menor movimentação, a fim de gerarem menos impacto aos usuários. Veja como fica a operação em cada linha e programe sua viagem com antecedência:

Linha 7-Rubi [Luz-Jundiaí]: após as 18h de sábado [28] até o fim da operação comercial de domingo [29], serão realizadas obras de implantação de equipamentos de via na região da Estação Vila Clarice, ocasionando maior intervalo entre as composições.

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes-Itapevi]: das 18h de sábado [28] até o fim da operação comercial de domingo [29], em razão de melhorias na rede aérea de alimentação elétrica dos trens e troca de componentes de via entre as estações Domingos de Moraes e Osasco, os trens circularão com intervalo maior.

Linha 9-Esmeralda [Osasco-Grajaú]: ao longo de toda a operação comercial de domingo [29], os trens retornarão da Estação Presidente Altino, por conta de serviços de manutenção da rede aérea de alimentação elétrica entre Osasco e Presidente Altino. Para seguir viagem até Osasco, os usuários devem transferir-se para a Linha 8-Diamante, em Presidente Altino. Quem embarcar em Osasco, deve seguir pela Linha 8-Diamante e fazer a conexão para a Linha 9-Esmeralda em Presidente Altino.

Linha 10-Turquesa [Brás-Rio Grande da Serra]: das 8h às 18h30 de domingo [29], os trens circularão com maior intervalo entre as estações Santo André e Rio Grande da Serra, em razão de obras de instalação de equipamentos de rede aérea no pátio de Mauá. A operação entre as estações Brás e Santo André será normal.

Linha 11-Coral [Expresso Leste/Luz-Guaianazes]: ao longo da operação comercial de domingo [29], devido a obras de implantação de novo sistema de sinalização entre as estações José Bonifácio e Dom Bosco, os trens circularão com intervalo maior. 

Linha 12-Safira [Brás-Calmon Viana]: durante a operação comercial de sábado [28] e domingo [29], os trens circularão com maior intervalo entre as estações Comendador Ermelino e Calmon Viana por conta de obras de ligação de novas vias entre as estações Itaim Paulista e São Miguel Paulista. Entre as estações Comendador Ermelino e Brás, a operação será normal.





Fonte: CPTM

Circulação de trens na Linha 8 - Diamante



A CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] informa que na manhã desta sexta-feira [27], a circulação de trens na Linha 8- Diamante [Júlio Prestes- Itapevi] está sendo realizada normalmente entre as estações Júlio Prestes e Engenheiro Cardoso.

Entre as estações Itapevi e Engenheiro Cardoso a Companhia acionou a operação PAESE [ônibus gratuítos] para realizar o transporte dos usuários.

Os usuários estão sendo orientados pelo serviço de som das estações e trens.



Fonte: CPTM

Alckmin diz que acidente entre trens em Itapevi terá 'apuração imediata'

Batida de trens aconteceu na noite de quinta (26) e deixou feridos.
Circulação entre estações Itapevi e Engenheiro Cardoso está interrompida.

O governador Geraldo Alckmin disse na manhã desta sexta-feira (27) que o acidente ocorrido entre dois trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em Itapevi, na Grande São Paulo, terá uma apuração rigorosa. Ao menos sete pessoas ficaram feridas na colisão, que aconteceu na noite desta quinta-feira (26) na Linha 8-Diamante. A circulação de composições entre as estações Itapevi e Engenheiro Cardoso continuava interrompida no início. 


“Esse caso já está sendo verificado. Graças a Deus não teve nenhum óbito, a empresa agiu também rápido, acho que agora à tarde já estará restabelecido o tráfego, e já está apurando, para verificar se foi uma falha humana ou se foi uma falha técnica. Vamos ter cautela, mas a apuração é imediata”, afirmou Alckmin.
O governador também disse que está sendo implantado um sistema para melhorar a segurança, garantindo a distância entre os trens. “A CPTM é uma empresa que melhorou muito. Quem lembra dela há 20 anos vai lembrar de uma empresa sucateada, onde morria todo dia pessoas que faziam surfe no trem, pessoas andando penduradas em janela, portas, o caos verdadeiro. Neste ano teremos R$ 1,5 bilhão de investimento.”
Liberação
Operários trabalhavam na liberação do trecho da Linha 8-Diamante. Até o início da tarde, não havia previsão do término dos trabalhos no local.
O Plano de Apoio entre Empresas de Transporte frente a Situações de Emergência (Paese) foi acionado e ônibus faziam o transporte de passageiros no trecho. No início da manhã, uma longa fila de passageiros aguardando os ônibus para seguir viagem se formou na estação. Às 11h30, no entanto, a situação já havia se normalizado. Passageiros que chegavam à estação embarcavam rapidamente nos coletivos.
Ônibus operação Paese
A professora de português e inglês Elisângela Cristina, de 34 anos, chegou por volta das 11h15 à estação. Ela, que trabalha na Barra Funda, disse que costuma levar 50 minutos para chegar ao trabalho. "Mas hoje, só Deus sabe." Ela contou que não estava sabendo da interdição.


No trecho entre Engenheiro Cardoso e a Estação Júlio Prestes, os trens circulavam normalmente.
O choque entre as composições aconteceu por volta das 21h20, perto da estação Itapevi da CPTM. O trem tinha saído da Estação Júlio Prestes, no Centro de São Paulo, e estava a apenas uma estação de Itapevi, seu destino final, quando bateu em outra composição, que, segundo a CPTM, fazia a manobra de retorno.
Seis feridos foram encaminhados para o pronto-socorro central da cidade, que fica a poucos metros do local do acidente.Uma mulher com fratura no quadril foi encaminhada pelo Samu ao Hospital Geral de Itapevi.
A perícia trabalhou durante toda a madrugada para investigar a causa do acidente. Em nota, a CPTM disse que abriu sindicância para apurar as causas do ocorrido.
Funcionários trabalhando na remoção dos trens 
Fonte: G1