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Trem Regional |
O trem regional Sorocaba-São Paulo deixou de ser uma divagação ou um sonho e começou a tornar-se realidade. A população e as autoridades não botavam muita fé na estrada de ferro. Porém, o governo anunciou nesta quinta-feira (17), durante programa de rádio “Conversa com o Governador”, que o trem regional Sorocaba-São Paulo sairá do papel.
“Teremos o aeroporto de Cumbica integrado ao metrô, o Expresso Jundiaí, que ligará a cidade à Lapa em 25 minutos”, diz o governador Geraldo Alckmin (PSDB). “O governador pediu para intensificar os estudos para as linhas regionais. Então, estaremos concluindo em janeiro o estudo definitivo da ligação até Sorocaba. Vamos definir a modelagem da ligação da Capital com a cidade. Temos a expectativa de que o projeto seja viabilizado pela parceria-público-privada”, explica Manuel Bandeira, presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.
A linha Santos-São Paulo também foi anunciada. As duas linhas de trem deverão ter um traçado diferente daqueles pensados no passado. Para Santos, a CPTM pretende construir túneis no trecho de Cubatão.
Para a ligação da Capital com Sorocaba, o traçado deverá ser diferente da antiga Estrada de Ferro Sorocaba, hoje transporte de cargas sobre trilhos sob concessão da ALL.
Trem regional promove desenvolvimento
O trem rápido Sorocaba-São Paulo deve desenvolver uma velocidade de 120 a 150 km/h. Além de proporcionar comodidade, levará mais progresso à Capital e Sorocaba. Deixa de ter como via de transporte única a rodovia e facilita o turismo de negócios e a locomoção dos trabalhadores.
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quilômetros de vias férreas formavam a Estrada de Ferro Sorocabana.
Preço menor ganhará preferência do público
O preço da passagem de ônibus de São Paulo para Sorocaba é R$ 22,90. Da cidade para a Capital, R$ 20,90. A disputa com o trem acirrará a concorrência.
Mais segurança e conforto a usuário
Sorocabano ganha uma alternativa ao ônibus e deixa de enfrentar trânsito, pedágios e risco de acidente
O trem regional passará por Osasco, Itapevi, São Roque e Mairinque. A antiga estação pode nem ser aproveitada. Entre as vantagens do novo traçado: a hegemonia da Cometa pode estar com os dias contatos, filas de espera aos domingos e feriados podem finalmente acabar; o tempo da viagem, que de ônibus é de 1 hora e 15 minutos, será reduzido para 45 minutos; a viagem será mais confortável e trará mais comodidade e paisagens novas; mais segurança que nas rodovias.
A elaboração de estudos de traçado, viabilidade técnica, operacional e ambiental, de inserção urbana e de projeto funcional da obra, será feito pelo consórcio Planservi Oficina, que venceu a licitação.
Os mais beneficiados serão aqueles que viajam todos os dias. Afinal, o trem elimina trânsito, pedágio, estresse e manutenção do carro.
De carro ou ônibus, nunca se sabe com precisão a que horas vai se chegar a São Paulo. Com o trem da Nova Sorocabana, essa realidade será diferente.
Espero que venha logo essa linha. Com certeza trata muitos benefícios para milhares de pessoas.
ResponderExcluirEsperamos que não aconteça como está acontecendo com o TAV Campinas/São Paulo/Rio. Adiamentos e mais adiamentos...
ResponderExcluirSão Paulo tinha tudo isso, a estrada de ferro paulista foi sucateada e acabou no bico do maçarico. A Sorocabana era quase toda já eletrificada, com a privatização retiraram todos os cabos e quema acabou no prejuízo foi o contribuinte, como sempre. Espero que agora as coisas começem a voltar com esses novos investimentos.
ResponderExcluirNotícias de trem para passageiros fundamentada na sensatez da velocidade rápida (120-140km/h)são extremamente raras em nosso país. Comentando a matéria, sorte de Jundiaí, Sorocaba e Santos. Pena que é só isso... Das 10 maiores cidades não capitais do Sudeste, 7 estão em São Paulo (IBGE2011). Das 7, 3 sob as atenções do governo paulista e 4 na espera (Ribeirão Preto, Rio Preto, Piracicaba e Campinas). E 1 no RJ (Campos) e 2 em MG (Juiz de Fora e Uberlândia).
ResponderExcluirEstá então faltando pensar a malha dos "rápidos" no Sudeste e em São Paulo.
A Lapa, com duas estações, precisa de uma única e bem planejada, facilitando conexão futura com o Metro Cachoeirinha e também o deslocamento do usuário da linha 7 para a linha 8, aumentando a mobilidade daqueles que transitam a Noroeste, Oeste e Sul da região Metropolitana