Trem Sorocaba-São Paulo será realidade em 2012

Trem Regional
O trem regional Sorocaba-São Paulo deixou de ser uma divagação ou um sonho e começou a tornar-se realidade. A população e as autoridades não botavam muita fé na estrada de ferro. Porém, o governo anunciou nesta quinta-feira (17), durante programa de rádio “Conversa com o Governador”, que o trem regional Sorocaba-São Paulo sairá do papel.

“Teremos o aeroporto de Cumbica integrado ao metrô, o Expresso Jundiaí, que ligará a cidade à Lapa em 25 minutos”, diz o governador Geraldo Alckmin (PSDB). “O governador pediu para intensificar os estudos para as linhas regionais. Então, estaremos concluindo em janeiro o estudo definitivo da ligação até Sorocaba. Vamos definir a modelagem da ligação da Capital com a cidade. Temos a expectativa de que o projeto seja viabilizado pela parceria-público-privada”, explica Manuel Bandeira, presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

A linha Santos-São Paulo também foi anunciada. As duas linhas de trem  deverão ter um traçado diferente daqueles pensados no passado. Para Santos, a CPTM pretende construir túneis no trecho de Cubatão.

Para a ligação da Capital com Sorocaba, o traçado deverá ser diferente da antiga Estrada de Ferro Sorocaba, hoje transporte de cargas sobre trilhos sob concessão da ALL.

Trem regional promove desenvolvimento
O trem rápido Sorocaba-São Paulo deve desenvolver uma velocidade de 120 a 150 km/h. Além de proporcionar comodidade, levará mais progresso à Capital e Sorocaba. Deixa de ter como via de transporte única a rodovia e facilita o turismo de negócios e a locomoção dos trabalhadores.

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quilômetros de vias férreas formavam a Estrada de Ferro Sorocabana.

Preço menor ganhará preferência do público
O preço da passagem de ônibus de São Paulo para Sorocaba é R$ 22,90. Da cidade para a Capital, R$ 20,90. A disputa com o trem acirrará a concorrência.

Mais segurança e conforto a usuário
Sorocabano ganha uma alternativa ao ônibus e deixa de enfrentar trânsito, pedágios e risco de acidente

O trem regional passará por Osasco, Itapevi, São Roque e Mairinque. A antiga estação pode nem ser aproveitada. Entre as vantagens do novo traçado: a hegemonia da Cometa pode estar com os dias contatos, filas de espera aos domingos e feriados podem finalmente acabar; o tempo da viagem, que de ônibus é de 1 hora e 15 minutos, será reduzido para 45 minutos; a viagem será mais confortável e trará mais comodidade e paisagens novas; mais segurança que nas rodovias.

A elaboração de estudos de traçado, viabilidade técnica, operacional e ambiental, de inserção urbana e de projeto funcional da obra, será feito pelo consórcio Planservi Oficina, que venceu a licitação.

Os mais beneficiados serão aqueles que viajam todos os dias. Afinal, o trem elimina trânsito, pedágio, estresse e manutenção do carro. 
De carro ou ônibus, nunca se sabe com precisão a que horas vai se chegar a São Paulo. Com o trem da Nova Sorocabana, essa realidade será diferente.

4 comentários:

  1. Espero que venha logo essa linha. Com certeza trata muitos benefícios para milhares de pessoas.

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  2. Esperamos que não aconteça como está acontecendo com o TAV Campinas/São Paulo/Rio. Adiamentos e mais adiamentos...

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  3. São Paulo tinha tudo isso, a estrada de ferro paulista foi sucateada e acabou no bico do maçarico. A Sorocabana era quase toda já eletrificada, com a privatização retiraram todos os cabos e quema acabou no prejuízo foi o contribuinte, como sempre. Espero que agora as coisas começem a voltar com esses novos investimentos.

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  4. Notícias de trem para passageiros fundamentada na sensatez da velocidade rápida (120-140km/h)são extremamente raras em nosso país. Comentando a matéria, sorte de Jundiaí, Sorocaba e Santos. Pena que é só isso... Das 10 maiores cidades não capitais do Sudeste, 7 estão em São Paulo (IBGE2011). Das 7, 3 sob as atenções do governo paulista e 4 na espera (Ribeirão Preto, Rio Preto, Piracicaba e Campinas). E 1 no RJ (Campos) e 2 em MG (Juiz de Fora e Uberlândia).
    Está então faltando pensar a malha dos "rápidos" no Sudeste e em São Paulo.
    A Lapa, com duas estações, precisa de uma única e bem planejada, facilitando conexão futura com o Metro Cachoeirinha e também o deslocamento do usuário da linha 7 para a linha 8, aumentando a mobilidade daqueles que transitam a Noroeste, Oeste e Sul da região Metropolitana

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