14 de novembro de 2011

Exclusivo: Falta de peças de reposição deixa trens novos da CPTM parados

Um problema que hoje afeta a CPTM é a falta de peças de reposição para os trens, a recente frota de 40 trens comprados pelo Governo de São Paulo para a CPTM da Empresa Espanhola CAF já sofrem com a falta de peças, algumas composições com poucos meses de operação já estão a quase um ano esperando conserto, e acabaram virarando depósito de materiais, os trens ficando fora de operação deixa de atender os usuários do Sistema, cada composições custa aproximadamente 20 milhões de Reais agora elas estão sendo depenadas pelos técnicos da empresa tendo as peças colocados em outros trens.  Mesma coisa acontece com alguns trens da Série 2000 fase II.


Outro problema foi na entrega dos novos trens enquanto a linha 9-Esmeralda teve toda a frota renovada com trens novos todos com fabricação 2010/2011, a linha 7-Rubi tem trens com mais de 55 anos de uso sem ar-condicionado sem o menor conforto e segurança, nas composições velhas nem extintor de incêndio tem dentro dos carros, apesar de todas as Linhas serem de uma empresa elas não recebem os investimentos por igual.
Trem com 55 anos ainda operando na CPTM


A promessa de entrega de novos trens não foram compridas pelo mal planejamento da empresa,  eram prometidos 20 novos trens para a Linha 7-Rubi de um lote de 48 hoje todos os trens foram entregues e hoje a Linha 7-Rubi tem apenas 5 que mal circulam o dia todo enquanto que na Linha 9-Esmeralda eram prometidos só 8 e hoje conta com quase 25 trens novos, outro exemplo claro é a Linha 11-Coral hoje possui 8 novos trens sendo que não prometeram nenhum para lá, esta ai meu comentário cada um tire sua própria conclusão.
Linha 9-Esmeralda teve toda a frota de trens renovada modelos 2010/2011

Trens novos da Série 7000 acidentados

No dia 06/12/2010 ocorreu o primeiro acidente, uma composição do prefixo (Q01) teve dois eixos de um carro descarrilados na plataforma da estação São Miguel Paulista Linha 12-Safira; Apenas 4 carros foram aproveitados e hoje circulam com mais 4 carros do segundo acidente formando 8 carros o trem do prefixo (Q49), hoje esta operando na Linha 11-Coral Expresso Leste,  O resto dos carros estão sendo sucateados além de ter vários itens retirados para a utilização em outros trens já levaram portas e até o bando do maquinista foi retirado do trem. 

No dia 27/12 /2010  o Segundo trem acidentado foi o trem do prefixo (Q07) o acidente aconteceu quando um trem estava se retirando da estação Luz (Linha 7-Rubi) e o outro realizava parada no local a composição se chocou e teve a parte lateral do trem destruída; Apenas 4 carros foram aproveitados e hoje circulam com parte do primeiros acidente formando 8 carros o trem do prefixo (Q49), hoje esta operando na Linha 11-Coral Expresso Leste, O resto dos carros ainda não se sabe o real paradeiro.

Trem do Segundo acidente 
O terceiro foi no dia 12/07/2011, em um acidente na Estação Palmeiras Barra Funda Linha 7-Rubi. Segundo a CPTM, um trem que circulava pela linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), no sentido Luz, bateu atrás do outro que estava parado à frente, aguardando a sinalização para seguir viagem rumo ao mesmo sentido. todos os 8 carros estão parados e viraram depósito de materiais na abrigo Lapa.