20 de setembro de 2011
Projetos do Metrô e CPTM são o destaque do encerramento da 17ª Semana de Tecnologia Metroferroviária
Os principais projetos para o sistema sobre trilhos na Região Metropolitana de São Paulo foram o destaque no encerramento da 17ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, na última sexta–feira (16/9). De forma objetiva e didática, o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, apresentou um panorama otimista para a expansão e modernização da rede metroferroviária em cenários de médio e longo prazos.
“Teremos mais 30 quilômetros de metrô até 2014 e deixaremos quase 100 km em obras. Também levaremos o trem até o aeroporto de Cumbica e vamos modernizar a CPTM. Temos uma base sólida, uma ferramenta definida pelo Governo do Estado, o PPA (Plano Plurianual), com projetos que somam R$ 45 bilhões”, disse o secretário.
Promovido pela AEAMESP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô), o evento reuniu, nos dias 13, 14, 15 e 16 de setembro, técnicos, entidades, empresas e órgãos públicos municipais, estaduais e federais, para discutir estratégias e soluções para o desenvolvimento do transporte metroferroviário.
Além das novas linhas do Metrô, bem como a expansão e modernização da CPTM, Fernandes também assegurou o compromisso com os projetos de trens regionais. “Vamos para Jundiaí, Sorocaba e Santos. Restarão Campinas e São José dos Campos, que dependem da definição do TAV (Trem de Alta Velocidade) pelo Governo Federal”.
As dificuldades impostas à implantação de novas linhas também foram abordadas pelo secretário, que citou como exemplo as exigências para obter as licenças de obras para o monotrilho da Linha 2-Verde. “No projeto anterior, que seriam ônibus movidos a diesel, a licença previa o atendimento de 37 exigências. No nosso, que é um monotrilho elevado movido à energia elétrica, são 65. Devemos discutir a cada dia, com franqueza, essas questões”, defendeu Fernandes.
A emoção também marcou o último dia do evento com uma homenagem ao ex-diretor de Engenharia e Construções do Metrô, Sérgio Salvadori, falecido no dia 9 de junho deste ano.
A cerimônia de encerramento contou com as presenças do presidente do Metrô, Sérgio Avelleda, do deputado federal Vanderlei Macris, bem como dos presidentes da AEAMESP, José Geraldo Baião, do Metrus (Instituto de seguridade social dos metroviários), Fábio Mazzeo, e do Instituto de Engenharia, Aluizio de Barros Fagundes.
Jayme Domingo, vice-presidente de atividades técnicas da AEAMESP e coordenador do evento, fez um balanço sobre a 17ª Semana. “Nosso objetivo foi reunir as experiências de especialistas visando à melhoria e aceleração dos projetos de transporte sobre trilhos. Para se ter uma ideia, neste ano, tivemos 44 trabalhos técnicos apresentados, contra 32 do ano anterior, além dos 13 painéis que muito contribuíram para a riqueza e relevância das discussões”.
http://www.metro.sp.gov.br