Com República e Luz, demanda vai mais do que dobrar, segundo previsão da própria concessionária
A Linha 4-Amarela do Metrô vai estrear duas novas estações nesta quinta-feira já com seus trens cheios. A previsão é da própria concessionária que administra o ramal, a Via Quatro.
Com a inauguração das estações Luz e República, a linha chegará ao centro e se integrará às linhas 1-Azul (a partir da Luz) e 3-Vermelha (República) e às linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral da CPTM. Com essas novas conexões, o número de passageiros da linha amarela, que hoje é de 190 mil por dia, deve mais do que dobrar ainda neste ano. Em 2012, deve saltar ainda mais, para 700 mil.
"Não esperamos superlotação, mas temos a perspectiva de trem cheio. Não existe a ilusão desse conforto que tem hoje", afirmou Luís Valença, presidente da ViaQuatro, à Folha de S.Paulo.
Novos passageiros
Os passageiros que passarão a usar a Linha 4-Amarela não necessariamente serão novos usuários do Metrô. Muitos deles já utilizavam o sistema, mas passarão a fazer um trajeto mais conveniente, aproveitando as interligações na Luz e na República - além das novas ligações com a 1-Azul e 3-Vermelha, o ramal já se conectava com a 2-Verde e a 9-Esmeralda da CPTM.
Mas as estações Luz e República também trarão à rede cerca de 224 mil novas pessoas por dia, segundo projeções feitas pelo professor Samy Dana, da Escola de Economia da FGV (Fundação Getulio Vargas), e pelo analista João Gabriel Viol, da Consultoria Júnior de Economia da FGV, a pedido do Destak.
Recordes no futuro
Com as novas estações, recordes de passageiros em um único dia devem ser batidos rapidamente. A média diária deverá variar entre 3.758.197 e 3.971.538. O último recorde, de 4.150.447 pessoas, foi há um mês, em 12 de agosto.
Movimento cairá 20% na Sé e no Paraíso
Destak