5 de setembro de 2011

Linha 15 - Branca muda e vai ligar via Dutra à Paulista

O governo estadual decidiu mudar o traçado da futura Linha 15 - Branca e levá-lo até perto da divisa com Guarulhos (Grande SP), na via Dutra. O projeto inicial previa o ponto final na estação de trem de Tiquatira (zona norte).

Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, o ramal será uma espécie de prolongamento da Linha 2 - Verde, com 12,3 km e 12 estações. A previsão do Metrô é iniciar as obras em 2013. Por ora, são feitas análises geológicas, já que a linha deverá passar debaixo da calha do rio Tietê.

Quando concluída, a ligação permitirá percorrer a região da avenida Paulista - a partir da estação Brigadeiro da Linha 2 - Verde - até a via Dutra em 39 minutos - muito menos do que se gasta de ônibus ou de carro. Como exemplo, percorrer o trecho da Teodoro Sampaio e da Cardeal Arcoverde (região de Pinheiros) no pico da tarde demorava 47 minutos em 2010.

O ramal também deve desafogar a Linha 3 - Vermelha, já que está prevista sua integração com outras quatro linhas, incluindo monotrilho, trens da CPTM e metrô.

Estacionamento 

Um dos objetivos do Metrô com a mudança no traçado é estimular que motoristas vindos da rodovia deixem os veículos num grande estacionamento ao lado da estação Dutra para evitar circular dentro da cidade.

O Metrô espera ainda reduzir as viagens de carros e ônibus na região, mesmo que não venham da rodovia.

Mais seis estações vão funcionar até meia-noite

As quatro estações já inauguradas da Linha 4 - Amarela (Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Paulista) e duas da Linha 2 - Verde (Tamanduateí e Vila Prudente) passarão a funcionar até meia-noite a partir do dia 12 de setembro, próxima segunda-feira.

No caso da linha amarela, não haverá funcionamento aos domingos. O governo estadual diz que ainda são necessários testes nos equipamentos.   Fonte: Jornal Destak