11 de agosto de 2011

Trens de carga terão novas linhas


Trens de Carga terão novas linhas 

Em Suzano, as obras de segregação das linhas férreas operadas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e pela MRS Logística - responsável pelo transporte de cargas -, terão início no próximo dia 22. Itaquaquecetuba e Poá já recebem os trabalhos, previstos para serem entregues em setembro de 2012, desde julho. Das três, Suzano contará com o maior volume de intervenções, por conta de um viaduto que deverá ser construído após a estação ferroviária até o Jardim Belém, no sentido de Mogi das Cruzes.

Ontem pela manhã, o prefeito Marcelo Cândido (PT) recebeu em seu gabinete o gerente de relações institucionais da MRS, José Roberto Lourenço, que explicou as obras a serem implementadas no município, que compõem uma das etapas da Operação Urbana Orla Ferroviária e prevê reestruturação de acessos viários e recuperação arquitetônica e paisagística. O custo total não foi divulgado.

"De Itaquá até Suzano existem, hoje, duas linhas férreas que são divididas entre CPTM e MRS, que sempre fica sempre com a da direita. Para que a segregação ocorra, será necessária a construção de uma terceira via à esquerda, destinada apenas ao transporte de cargas. Quando passamos pela Estação de Suzano, o acesso para a MRS deve cruzar o da CPTM para seguir em direção a Rio Grande da Serra, então entra o viaduto ferroviário, que terá mil metros de extensão", descreve.

Por causa desta obra, 111 famílias do Jardim Belém deverão deixar suas casas. De acordo com Candido, trata-se de uma área irregular, uma faixa ferroviária invadida, mas nem por isso elas ficarão desamparadas por parte da Prefeitura. Neste primeiro momento dos trabalhos, somente 18 serão retiradas. "Temos ofertas de vagas habitacionais dentro ‘Minha Casa, Minha Vida’, em construção no Jardim Varan, suficientes para atender estas pessoas. Aqueles que estão saindo antes receberão uma verba de 10 salários mínimos para procurar suas próprias casas ou serão incluídos no aluguel solidário até serem contemplados no programa do Governo Federal. 

O espaço onde hoje estão os imóveis será recuperado e haverá uma rua pavimentada acompanhado o muro da CPTM", explica o chefe do Executivo suzanense.
Outro ponto dentro do município que passará por intervenções é o viaduto Ryu Mizuno, principal acesso a Poá. 

O elevado passa por cima da via férrea e deverá ter sua estrutura recuperada e alargada para viabilizar a construção de outras três linhas. Para tanto, ficará interditado por um período de no máximo 90 dias, a partir de janeiro do próximo ano. Além disso, a Operação Urbana Orla Ferroviária inclui parceria com a MRS Logística e prevê a revitalização de trechos da Rua Paul Percy Harris e das avenidas Brasil, Jorge Bey Maluf e Major Pinheiro Fróes.

 "Serão grandes obras na Cidade, mas estudaremos para que elas gerem o menor impacto possível na vida das pessoas Esperamos que, finalizando estes trabalhos, a relação entre transporte de cargas e passageiros, que cresce e por isso demanda obras, assim como as que acontecem na Estação de Suzano, seja melhorada", pontua Candido.   Fonte: Diário de Mogi