O serviço SMS-Denúncia se mostra uma importante ferramenta para garantir a segurança dos usuários do Metrô. De 26 de janeiro até 22 de agosto deste ano, o Centro de Controle de Segurança da Companhia recebeu 26.503 mensagens de celular. Por dia, em média, chegam 125 SMS.
Com o passar dos meses, foi possível notar um salto nos números desse canal de atendimento. Em fevereiro, o sistema computou 2.914 torpedos. Já em julho, foram 4.865, um aumento de 66%.
As denúncias por parte dos usuários variam bastante, mas algumas delas se repetem com maior frequência: 16% dos SMS referem-se a comércio irregular, 13% relatam presença de pedintes, 10% informam comportamento inadequado nas estações e trens (como pés no banco, bagunça e exagero no namoro) e 7% reclamam do volume alto em aparelhos sonoros.
O objetivo da iniciativa é facilitar a comunicação entre quem usa o sistema metroviário e a equipe de segurança, um modo de estimular a colaboração no combate a condutas ilícitas ou que possam perturbar terceiros.
Para denunciar, o procedimento é simples. Basta enviar uma mensagem de texto para o número do “SMS-Denúncia – (11) 7333-2252”. Não esquecer de informar as características do infrator, a linha em que se encontra, o número do carro, em qual sentido está o trem e a próxima estação. O serviço funciona 24 horas por dia e garante anonimato.
Além do SMS, é possível relatar problemas na Central de Atendimento ao Usuário, que atende no telefone 0800-77077222, todos os dias, das 5h30 às 23h30. mETRÔ