4 de agosto de 2011

Linha 8-Diamante da CPTM ganha reforço de trens Série 3000

Trem Série 3000 na Estação Palmeiras Barra Funda Linha 8
Enquanto os novos trens da Linha 8-Diamante série 8000 não chegam, a CPTM colocou os trens Série 3000 entregues no ano de 2000 para a CPTM, que exclusivamente circulavam nos últimos anos na Linha 9-Esmeralda para operar na Linha 8-Diamante, sendo assim todos os 5  trens Série 3000 que circulavam na Linha 9 irão para a Linha 8-Diamante, a Linha 9 terá apenas trens Série 7000, 7500 e provavelmente a Série 8000.


A chegada dos trens Série 3000 é um sinal de que a CPTM não deixou a Linha 8-Diamante desamparada, apesar dos trens serem ´´emprestados`` já podemos usufruir de mais conforto, segurança e modernidade, conta  Leisom Galvão Lmcg Leitor do Blog: Diário da CPTM.


5500 na Linha 8-Diamante
Os trens que estão chegando na Linha 8, são para reforçar a frota dosTrens Série 5000 até a chegada dos trens definitivos Série 8000, a primeira tentativa da CPTM em reforçar a frota da Linha 8 foi os trens Série 5500 (Eletrocarro) vindos da Linha 12-Safira os trens operaram alguns meses, uma ideia que não teve sucesso os trens apresentaram muitos problemas e acabaram voltando para a Linha 12, Pátio de Engenheiro São Paulo e abandonados no pátio de Presidente Altino. 


A Segunda Tentativa foi os trens Série 7000 pelo menos 4 trens estavam operando na Linha 8,  também operaram alguns meses e agora irão operar na Linha 9-Esmeralda




                                               O TUE série 2070 (2000 Fase II) foi construído no Brasil pelo Cofesbra (Consórcio Ferroviário Espanha- Brasil) formado pelas empresas ALSTOM, CAF e BOMBARDIER em 2007, a principio para operar na Linha 9 – Esmeralda (Osasco – Grajaú), hoje todas as 6 composições circulam na Linha 8-Diamante.


Agora os trens fabricados pela Siemens de Origem Alemã os série 3000 da CPTM estão na Linha 8-Diamante, os trens desde o ano 2000 atendeu inclusive a Linha 7 na extensão hoje não atende mais a Linha 9-Esmeralda pois perdeu espaço para os trens Série 7000 e 7500 que irá para lá e provavelmente a Série 8000, pelo Motivo que a CPTM está padronizando a Linha 9 deixando ela apenas com trens novos que posteriormente um futuro próximo levar a padronização para todas as Linhas, Muitos conhecem a Linha 9 como a Linha rica a Linha preferida da CPTM.