21 de julho de 2011

Trilho de trem da CPTM que descarrilou estava trincado


Trem descarrilou nas proximidades da estação Osasco, na linha 9-Esmeralda
Foto: Diogo Moreira/Futura Press
O trilho do trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que descarrilou na terça-feira (19) na Grande São Paulo estava trincado antes do acidente, disse o sindicato que representa os ferroviários da linha 9 - Esmeralda (Osasco - Grajaú) ao R7. Logo após a composição sair dos trilhos, um relatório feito pela companhia, e enviado pelo STEFZS (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana) à reportagem, apontou que o trilho ficou partido. 
- Constatado pelo restabelecimento trilho partido no km 15 poste 13.
Os postes são uma forma de marcar com mais precisão os trechos das ferrovias.

Conduzido por dois maquinistas, o trem de carga era composto por seis vagões e transportava arroz beneficiado de Presidente Altino até Domingos de Moraes. O acidente, que aconteceu durante a madrugada perto da estação Osasco, chegou a afetar a circulação de trens da linha 9 da CPTM durante a manhã de terça-feira. Ninguém ficou ferido.

O diretor do sindicato Alessandro Viana, que acompanhou as apurações iniciais das causas do acidente, afirma que é uma queixa antiga do sindicato o descaso com a manutenção das linhas férreas. Para ele, os serviços terceirizados da CPTM deixam a desejar.

– São empresas que ganham a concorrência, mas não têm experiência. Os maquinistas sentem ondulações nos trilhos.
Segundo Viana, pelas condições que o trilho estava depois do acidente, não haveria a possibilidade da ruptura ter ocorrido se não houvesse uma rachadura anterior ao descarrilamento. O sindicalista acompanhou técnicos da companhia e da ALL  (América Latina Logística), responsável pelos trem.
Outro lado
Em nota, a CPTM informou que os técnicos que fizeram a inspeção inicial no local onde ocorreu o descarrilamento do trem de cargas da ALL constataram que a ruptura do trilho foi consequência do descarrilamento.

Segundo a companhia, no mesmo dia, foi aberta uma sindicância para apurar as circunstâncias em que ocorreu o acidente. A investigação deverá ser concluída dentro de 30 dias.

A empresa reforçou que as condições da malha ferroviária da CPTM são adequadas e contam com manutenção periódica, preventiva e corretiva, de forma compartilhada entre empresa contratada e também com mão de obra própria.

Recentemente, outro trem de carga descarrilou na zona sul de São Paulo, no dia 1º deste mês. Fonte: R7