Neste sábado [16], as estações e trens da CPTM serviram de espaço para grupos de dança e teatro que realizaram intervenções artísticas, em comemoração aos 10 anos do "Programa Vocacional" - projeto artístico-pedagógico das Secretarias da Cultura e Educação da Cidade de São Paulo. As performances aconteceram na Linha 12-Safira, onde cinco grupos, compostos por 20 artistas cada, fizeram apresentações de dança contemporânea, hip hop, danças brasileiras e apresentação teatral.
A viagem do "Trem Espaço Poético" começou na Estação Brás, às 10h, onde o primeiro grupo embarcou para fazer sua apresentação de dança contemporânea. Outros dois grupos embarcam na Estação Tatuapé: danças urbanas e o grupo de teatro, que recitaram e interpretaram poesias para os usuários. A próxima parada foi na Estação Jardim Helena, em que o quarto grupo apresentou o "coco de roda", dança típica de Alagoas. Na Estação Itaim Paulista um quinto grupo apresentou, por meio da dança, o cotidiano do trem. A viagem terminou na Estação Jardim Romano com a reunião de todos os grupos para uma grande performance no saguão de entrada da estação.
Enoque Santos, um dos artistas-orientadores do programa, comenta a escolha dos trens como local para a comemoração. "Elegemos os trens como espaço para apresentação, pois queremos mostrar aos usuários esse olhar poético do trem, onde as pessoas saem de sua comunidade e adentram a cidade. Queremos que as pessoas tenham sensibilidade ao olhar para as janelas do trem e possam refletir que a composição não é apenas uma máquina para transportar pessoas, mas que tem toda uma história e cultura e acompanha a história da cidade", relata.
Arte ao ar livre
A arte contemporânea também ganhou espaço na CPTM neste fim de semana. No sábado [16] e domingo [17], a partir das 9h, o projeto "Arte ao ar livre", da artista plástica Monica A. Ancapi, trouxe para a Estação Mauá [Linha 10- Turquesa] cerca de 200 artistas que fizeram pinturas e grafites nos muros externos da estação. O trabalho, com o tema "Transporte", se estendeu por 500 metros de muro, sentido Rio Grande da Serra. A ação contou com o apoio do Projeto Galeria de Arte a Céu Aberto. Fonte: CPTM