27 de junho de 2011

Novo trem modernizado do Metrô de São Paulo já esta em operação

Trem Modernizado do Metrô de São Paulo na Estação Palmeiras Barra Funda
O trem faz parte da frota de 98 trens (51 da Linha 1-Azul e 47 da Linha 3-Vermelha) que o Metrô está reformando e modernizando através de quatro consórcios. Além dos trens sob responsabilidade do MTTrens, outros 22 trens da Linha 3 foram entregues ao consórcio Reformas Metrô, composto por Alstom e Iesa; 25 trens da Linha 1 estão com Siemens e Alstom, que compõem o consórcio Modertrem; e 26 trens também da Linha 1 estão sob os cuidados do consórcio BTT, que tem como membros Bombardier, Tejofran e Temoinsa.


Com ar-condicionado e vários aprimoramentos tecnológicos, o primeiro trem modernizado do Metrô de São Paulo está na Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda)  Quando o Primeiro trem foi enviada para reforma, em janeiro de 2010, a composição já havia percorrido 3.017.492 km, o equivalente a 237 voltas ao redor do mundo.


A composição, de seis carros, faz parte de um lote de 98 unidades, 51 da Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 47 da Linha 3-Vermelha, que passarão por atualização tecnológica. Um segundo trem modernizado da frota da Linha 3 também deverá iniciar a operação comercial nas próximas semanas.
Salão do trem Modernizado
A modernização em curso visa obter padrão de desempenho, conforto e acessibilidade equivalente às unidades novas de trens recentemente entregues. O trem modernizado ganhou ar-condicionado, câmeras de vigilância (quatro por carro), sensores para detecção de fumaça, sistema de informação audiovisual (monitores e displays), monitoramento contínuo dos equipamentos pelo operador (data bus) e sistema de freios com controle de patinagem e deslizamento que melhora o desempenho em condições de baixa aderência, como sob chuva.


A reforma também trouxe mais eficiência ao sistema de tração (motores e componentes eletrônicos). A cabine do operador foi ampliada e recebeu novo banco ergométrico e equipamentos que permitem maior interação com o funcionamento do trem, possibilitando identificar falhas sem deixar o console de comando.


As normas de acessibilidade foram seguidas à risca, com espaços apropriados para cadeiras de rodas, sinalização audiovisual de abertura e fechamento de portas, saída de emergência sinalizada, comunicação em Braille, dispositivos de emergência para comunicação com o operador e uma série de pega-mãos fluorescentes para pessoas com deficiência visual. 


Outras modificações importantes são a instalação de pega-mão central no teto do salão de passageiros e ventilação na região das portas.


Texto: Ricardo Guimarães e RF
Fotos do Trem Modernizado do Metrô de São Paulo
New modernized train São Paulo Metro is already in operation