2 de maio de 2011

Luz e República podem iniciar em tempo integral, diz secretário

O secretário estadual dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, afirmou nesta segunda-feira que a inauguração das estações República e Luz da Linha 4 do Metrô paulista, previstas para serem entregues em dezembro, podem começar a operar em conjunto com as outras estações da linha - Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã. 

A princípio, o trecho operaria em caráter experimental somente entre as duas primeiras estações. "O nosso prazo, que será cumprido, será de entregar as duas estações antes do Natal, até 20 de dezembro. 

Podemos fazer um período curto de testes entre Luz e República, já com público, em caráter experimental, ou anunciar a integração de todas as estações de uma vez", afirmou. 

A inauguração da estação Pinheiros está mantida para o dia 16 de maio. 

Nesta segunda-feira, o secretário apresentou dois novos simuladores da operação de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Os aparelhos serão utilizados na formação, capacitação e reciclagem de maquinistas e empregados da área operacional. 

Os aparelhos são similares aos utilizados em setores como aviação e automobilismo. 

"Foram filmados os 260 km de linhas da CPTM e o material foi digitalizado. Podemos simular aqui todas as situações para testar os operadores", disse Fernandes. 

Segundo ele, o aparelho permite simular, por exemplo, um trem lotado, em horário de pico, e testar o sistema de frenagem, que é diferente de quando um vagão está mais vazio. "Com eles, poderemos fazer a reciclagem dos nossos 1,4 mil condutores de todos os modelos de trens que possuímos. A formação, que atualmente é de dois anos, pode cair pela metade do tempo", afirmou Fonte: Terra