8 de maio de 2011

Loop operacional, estratégia da CPTM para escoar rapidamente a demanda

Foto Diego Silva
Matéria cooperativa - Blog CPTM em Foco e Blog Diário da CPTM
Durante o horário de pico, tem sido comum alguns usuários reclamarem sobre qual destino o trem está tomando. 


Já faz algum tempo que a CPTM adota a estratégia de loop em suas linhas, uma vez que o maior volume da demanda se concentra em estações intermediárias, e não nos terminais. Todavia, é necessário que o usuário perceba, assim que o trem estacione na plataforma, qual o seu destino, indicado em mostradores nas cabines. 


Essa estratégia é usada para escoar rapidamente a demanda, e fazer com que os trens voltem mais rapidamente para o ponto de início, a fim de agilizar o processo de transporte dos usuários. 


O loop não deve ser entendido como uma ´´falta do que fazer`` (como já ouvi usuários comentando). Essa estratégia, como citado, visa agilizar o processo de transporte, e diminuir a lotação. Veja os loops em suas linhas:



Linha 7-Rubi: Luz x Francisco Morato (60 minutos); 
Loop: Palmeiras-Barra Funda x Caieiras (25 minutos)

Linha 8-Diamante: Júlio Prestes x Itapevi (60 minutos);
Loop: Palmeiras-Barra Funda x Barueri (38 minutos)

Linha 10-Turquesa: Luz x Rio Grande da Serra (61 minutos);
Loop: Luz x Mauá (40 minutos)

Linha 11-Coral: Luz x Guaianazes (38 minutos)
Loop: Luz x Estudantes (72 minutos)
A linha 11-coral é dividida em duas partes, e existe integração na estação Guaianazes. A fim de evitar essa integração, a CPTM disponibiliza trens diretos até Estudantes, em horários determinados.

Linha 12-Safira: Brás x Calmon Viana (62 minutos)
Loop: Brás x Engenheiro Manoel Feio (50 minutos)


Fonte: Diego Silva