25 de maio de 2011

Linha 2 - Verde, segundo nossos leitores, é eleita a melhor do Metrô de S. Paulo

Estação Santos - Imigrantes da Linha 2 - Verde
Dados
Com a enquete aberta no dia 09/05 (segunda-feira) e seu término no dia 22/05 (domingo) às 23:59, totalizando 103 votos, indicou a linha 2 - Verde como a melhor avaliada, segundo nossos leitores.

(1º Lugar) Linha 2 - Verde
Acesso ao Mezanino-plataforma da estação Alto do Ipiranga

Com 14,7 Km de extensão e 13 estações, a linha 2 - Verde (46 votos, 44%) liga a Zona Oeste (Vila Madalena) à Leste (Vila Prundente).
Uma linha que passa por densas regiões comerciais e adiministrativas (como a Avenida Paulista) e também lugares onde prestam serviços públicos (Santa Casa de Misericórdia de S. Paulo e Hospital das Clínicas).
Este é um ramal do metrô que obteve altos investimentos, principalmente de Ana Rosa à Vila Prudente (por conta de novas estações com acessibilidade e alto índice de conforto) e novos trens entregues à linha. As novas estações recém unauguradas possuem tecnologia de ponta, com escadas rolantes inteligentes (detectam passageiros na escada, para ecomonia de energia) e portas de vidro nas plataformas (impedem o acesso à via férrea, garantindo total segurança reduzindo a zero a chance de acidentes).

(2º Lugar) Linha 1 - Azul
Estação Tucuruvi, uma das mais movimentadas da linha.
Com 20,2 Km de extensão e 23 estações, a Linha 1 - Azul (24 votos, 23%) liga a Zona Norte (Tucuruvi) à Sul (Jabaquara)
A mais antiga linha de São Paulo, teve seus trechos inaugurados:

  • 14 de dezembro de 1968: Início das obras da Linha 1-Azul, de Santana a Jabaquara.
  • 14 de setembro de 1974: Jabaquara ↔ Vila Mariana
  • 17 de fevereiro de 1975: Vila Mariana ↔ Liberdade
  • 26 de setembro de 1975: Liberdade e São Bento ↔ Santana
  • 17 de fevereiro de 1978: Estação da Sé concluída
  • 29 de abril de 1998: Santana ↔ Tucuruvi.
Sua frota conta com 58 trens, sendo 51 Budd-Mafersas (frota A) e 7 CAFs (frota H).

(3º Lugar) Linha 5 - Lilás

Com 8,4 Km  e 6 estações em operação, a linha 5 - Lilás (22 votos, 21%), é a menor linha operada pela Companhia do Metropolitano de S. Paulo. Seu trecho atual em construção é entre as estações de Adolfo Pineiro e Água Espraiada e fase de projeto entre Ibirapuera e Chácara Klabin.
Ao todo, essa linha terá próxima de 16km quando concluída e 17 estações. Foi inaugurada dia 20 de outubro de 2002. Atualmente, devido a boatos de fraude de licitação - no qual pararam-se as obras - , há previsão de atrasos na entrega da linha para depois de 2014, segundo Sérgio Avelleda, presidente do Metrô de S. Paulo. Segundo ele, haverá a retomada das obras da espansão da linha e quen não há suspeitas de fraude de licitação. (Fonte: Jornal da Tarde (14 770): 3A - (31 de janeiro de 2011))

(4º Lugar) Linha 3 - Vermelha
TUE Cobrasma 306, frota que opera exclusivamente na Linha  3 - Vermelha
Com 22 Km de extensão e 18 estações, a Linha 3 - Vermelha (11 votos/10%) que liga a Região Oeste em Palmeiras - Barra Funda à Leste em Corinthians - Itaquera, foi considerada a pior linha do Metrô. São várias as justificativas, ele passa por pólos administrativos (Região da República e Anhangabaú), habitacionais (Penha e Itaquera) , comerciais (Brás) e faz conexões gratuitas com as linha do Metrô (1 - Azul) e da CPTM (7 e 8 em Palm. Barra Funda e 10, 11 e 12 no Brás), nas quais saturam este ramal. Também por conta de ser, em sua maioria, ser uma linha em superfície, onde qualquer chuva mais forte que dá faz com que se reduza a velocidade ou até parar o sistema!. Suas estações mais cheias são a Palmeiras - Barra Funda, onde se faz a ligação gratuita com 2 linhas da CPTM (Seu embarque diário é, de aproximadamente de 202000 pessoas) e Sé, onde permite-se conectar com a linha 1 - Azul do Metrô). Com a chegada da Linha 4 - Amarela, operada pelo Consórcio ViaQuatro, da CCR, fará com que diminua o fluxo intenso de pessoas em Barra Funda e Sé.


Nota de Esclarecimento:
Não incluimos a linha 4 - Amarela na enquete pois ela não é operada pela Companhia Metropolitana de São Paulo, cujo serviço é feito pela concessionária ViaQuatro, da CCR e também pois essa linha encontra-se em fase de testes, em operação assistida sem operar em horário comercial.


Nós (Ricardo Guimarães e Luis Gustavo, administradores do blog) agradecemos sua participação. Dentro dessa semana, abriremos outra enquete.

Fonte: Wikipedia

É expressamente proibido o uso desse conteúdo para fins comerciais e/ou profissionais. Para publicação do conteúdo em sites, portais e blogs, favor entrar em contato com a diretoria de conteúdo do Diário da CPTM através do e-mail LuuhTavito@r7.com ou @DiariodaCPTM pelo twitter. Os infratores estarão sujeitos as penalidades da lei.