4 de maio de 2011

IESA entrega trem modernizado para o Metrô de São Paulo

Parte externa do trem modernizado entregue para o metrô de São Paulo
A IESA Projetos, Equipamentos e Montagens, em consórcio com a ALSTOM Brasil, entrega no próximo sábado, dia 07 de maio, o 2° trem completamente modernizado para o Metrô de São Paulo, iniciando os testes dinâmicos na via do Metrô. 


No projeto, que teve início em 2009 e se estenderá até 2014, está prevista a entrega de 22 trens, compostos por 06 carros em cada um deles, com uma série de modernizações para atender o processo de adaptação a novas tecnologias do Metrô de São Paulo.  
Antes
Depois

Entre as modernizações realizadas pela IESA e ALSTOM estão: colocação de sistema de ar condicionado com reforço na estrutura do carro de passageiro; troca do sistema de tração (contínua para alternada), trazendo melhor desempenho e economia de energia; modernização e revisão geral dos truques para receber novo sistema de tração; troca da alimentação elétrica auxiliar do trem, com instalação de novos conversores; implantação de um sistema de televisão para uso interno nos carros de passageiros; colocação de um sistema de proteção contra incêndios; e modernização do sistema de portas e suprimento de ar. 
O 1º trem foi entregue para inicio dos Testes de Tipo no dia 02 de abril deste ano e atualmente está em fase de Testes Dinâmicos. “É um período de extrema importância para o projeto, pois ocorrem vários testes na linha do Metro de São Paulo para garantir a aprovação do projeto. 


Nossa previsão é a de que os dois trens já estejam liberados no final de maio”, explica César Andrade, Gerente do CDE Metroviário da IESA.  Todos os truques dos 22 trens do contrato serão revisados e modernizados na fábrica da IESA, em Araraquara (SP), bem como os carros de passageiros de 5 dos 22 trens.


 A IESA possui um parque industrial com 145.000 m² de área construída (838 mil m² área total), sendo o mais moderno Centro Empresarial e Industrial da América Latina.  Unidade de Transporte Metroferroviário  Em Araraquara, a unidade industrial da IESA possui instalações adequadas e está qualificada para fornecer aos seus clientes serviços de modernização e reforma de TUE´S (Trens de Unidade Elétrica) para transporte de passageiros e fabricação de truques metroferroviários. 


 Entre as últimas ações realizadas pela unidade de transporte metroferroviário estão: modernização e reforma de trens de passageiros para CPTM, CENTRAL do Brasil e Metrô de São Paulo, bem como fornecimento de novas unidades de truques. Fonte:IESA 


Participe da Comunidade do Blog no Facebook Diário da CPTM