O serviço SMS-Denúncia da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] registrou 4.700 atendimentos, entre janeiro e março de 2011. O número de denúncias subiu cerca de 15% em comparação ao mesmo período de 2010. Implantado em 2008, o projeto já recebeu mais de 16 mil mensagens SMS com denúncias de usuários.
O serviço vem recebendo um número crescente de reclamações e denúncias, o que comprova a grande aceitação por parte da população. As denúncias mais frequentes de desrespeito às normas são: 1º poluição sonora [usuários que ouvem músicas com volume muito alto em seus celulares]; 2º comportamento inadequado do usuário [empurrão, sentar no chão do trem, não dar preferência a mulheres e idosos]; 3º ambulantes [usuários que se arriscam comprando produtos de origem e qualidade duvidosos].
Para maior eficácia do serviço, o denunciante deve colocar na mensagem o maior número de informações possível, em tempo hábil, para a intervenção na próxima parada. A recomendação é que a mensagem contenha as características do autor da infração [físicas e vestimenta], a linha onde está viajando, o número do carro, o sentido da composição e a próxima estação. Após receber a solicitação, a Central de Segurança localiza os agentes mais próximos e os destaca para atuarem na ocorrência.
A credibilidade se faz presente no número de trotes ou informações não confirmadas que têm diminuído, confirmando a aceitação da ferramenta.
Para utilizar o SMS-Denúncia, o usuário precisa de um celular com suporte SMS e enviar uma mensagem para o número 7150-4949, lembrando que não é necessário nenhum tipo de identificação [garantimos o anonimato]. Além do SMS, o usuário tem ainda à disposição o telefone 0800 055 0121, do Serviço de Atendimento ao Usuário, de segunda a sexta-feira, das 5h às 22h, e aos sábados, das 6h às 18h. Todas as denúncias recebidas por esse telefone são encaminhadas imediatamente à Segurança da Companhia. Fonte: CPTM