Os Correios lançam, no próximo dia 30 de abril, Dia do Ferroviário, às 11 horas, uma emissão especial de selos comemorativos em homenagem as estações Luz e Júlio Prestes, em evento oficial que contará com a presença de autoridades do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura da Cidade de São Paulo e dos Correios.
É compromisso da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos registrar nestas emissões os esforços dos brasileiros na construção de estações que foram o ponto de partida para levar o desenvolvimento a vários lugares do País.
Além das construções históricas de São Paulo, a estação carioca Central do Brasil também vai ganhar um selo especial. O tema das estações ferroviárias centenárias foi escolhido pelo público por meio de votação. O selo também será uma espécie de presente para a Estação da Luz, que completou no último dia 1º de março 110 anos de existência.
Luz
Além de embelezar a cidade com a sua arquitetura inglesa, de forte inspiração vitoriana, a Estação da Luz ainda hoje exerce papel tão importante quanto o da sua origem, no início do século passado, quando o principal objetivo era escoar a produção de café para o porto de Santos. Trata-se também de ponto turístico e um dos poucos monumentos históricos da cidade tombado como patrimônio nacional. Atualmente, mais de 400 mil pessoas circulam pela estação todos os dias.
Estação Júlio Prestes
A imponente Estação Júlio Prestes, um dos cartões postais de São Paulo, levou mais de dez anos para ser construída, entre 1926 e 1938. O complexo que hoje abriga o terminal da Linha 8-Diamante [Júlio Prestes-Itapevi] da CPTM e a Sala São Paulo, nasceu da necessidade da antiga Estrada de Ferro Sorocabana em construir uma estação mais adequada ao transporte de passageiros e em harmonia com a arquitetura da cidade, no início do século XX. A riqueza do café impulsionou o empreendimento.
Selos
Valor facial: R$1,10 cada selo
Tiragem: 900.000 selos [sendo 300.000 de cada selo]
Data da emissão: 30/4/2011
Locais de lançamento: São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ
Impressão: Casa da Moeda do Brasil
Fonte e Imagens: CPTM