A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) apresentará na próxima semana quatro propostas de traçados do Trem Expresso Guarulhos, que sairá do Aeroporto Internacional em direção à Capital. A afirmação é do prefeito Sebastião Almeida (PT), que recebeu a informação do secretário municipal de Transportes, Atílio Pereira, que participou ontem de reunião com o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.
A CPTM confirmou ao HOJE que estuda quatro trajetos de Trem para o aeroporto. De acordo com Almeida, Fernandes reafirmou a decisão do governador Geraldo Alckmin (PSDB) de avançar nessa questão. O prefeito torce que as propostas sejam melhores do que a apresentada na gestão José Serra, que fazia a ligação à Capital pela Zona Leste.
Apesar das promessas de que o Trem Expresso deve sair do papel, Almeida prefere esperar ações concretas do Estado. "Só o simples fato de apresentar as propostas ao município parece algo democrático, o que não acontecia com o antigo governador", afirma. Ele não sabe se o Trem seria construído com verbas do Estado ou por intermédio de uma Parceria Público-Privada.
Na gestão passada o discurso era de que o Trem Expresso seria construído em conjunto com o Trem de Alta Velocidade (TAV) entre os aeroportos, promessa do governo Federal. Contudo, o governo estadual está elaborando projetos independentes das iniciativas federais.Fonte: Guarulhosweb