Lançado dia 26 de janeiro, o programa de denúncia por mensagem de telefone celular no Metrô completou um mês neste sábado e já supera as expectativas. Com o objetivo de combater o vandalismo, o comércio irregular, a mendicância e crimes dentro do sistema metroviário, o projeto vem recebendo, em média, 100 mensagens por dia.
A expectativa do Departamento de Segurança era que o serviço completasse um mês com o total de 3.000 mensagens.
Com o novo canal de comunicação, o usuário escreve uma mensagem com as características do possível infrator, a próxima estação em que o trem irá chegar, o número do vagão em que está e envia o texto para o número (11) 7333-2252. O Metrô garante o sigilo absoluto das denúncias.
Após o recebimento da mensagem, o Centro de Controle de Segurança (CCS) aciona imediatamente os agentes de segurança, que partem para a abordagem do infrator. O atendimento leva, em média, sete minutos, segundo o Metrô.
Venda irregular lidera o ranking
A denúncia que lidera o ranking é de comércio irregular, responsável por 37% das mensagens enviadas. Com 19%, o SMS denunciando pedintes fica em 2º lugar. O restante, ou seja, 44% é pulverizado entre os demais casos.
Outra ocorrência bastante informada é o sobre usuários que passam mal. O atendimento é imediato, os funcionários são treinados para prestar os primeiros socorros.
O programa SMS Denúncia também existe na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) desde outubro de 2008.