Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

24 de fevereiro de 2011

Ibama autoriza segregação de linha da CPTM entre Manoel Feio e Suzano

 O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu à MRS Logística S/A, a licença de instalação das obras de segregação da linha férrea da empresa. O desvio deverá ser feito entre as estações Manoel Feio e Suzano e terá 12 quilômetros de extensão. 
A obra vai criar trilhos exclusivos para o transporte de cargas e acabar com a utilização dos mesmos trilhos no trecho por trens de carga e com passageiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
(CPTM).
O trecho da nova malha ferroviária que será construída vai atravessar os municípios de Suzano, Itaquaquecetuba e Poá. Consultada pelo DS a assessoria de imprensa da empresa não soube divulgar o valor do empreendimento e, tampouco, a previsão de conclusão das obras.
Com a segregação será criada uma linha exclusiva para transporte de cargas, com extensão de cerca de 12 quilômetros. Atualmente, a malha é usada em conjunto com a CPTM para transporte de passageiros.
Após a obra, a MRS espera ganhar mais tempo no acesso à descida da Serra do Mar de toda a carga vinda do Vale do Paraíba e mais velocidade no seu transporte, que hoje é limitado a horários especiais.

HISTÓRICO A MRS Logística é uma concessionária que controla, opera e monitora a malha sudeste da rede ferroviária federal. A empresa atua no mercado de transporte ferroviário desde 1996, quando foi constituída, interligando os Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

EXTENSÃO São 1.643 quilômetros de malha - trilhos que facilitam o processo de transporte e distribuição de cargas numa região que concentra aproximadamente 54% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e estão instalados os maiores complexos industriais do País.  Fonte: Diário de Suzano