7 de novembro de 2022

EMTU aumenta 25 viagens em quatro linhas da região oeste de SP

Serviços 082DV1, 390, 418 e 824 transportam cerca de 5 mil passageiros por dia

 A partir desta segunda-feira (07), quatro linhas da região de Osasco, gerenciadas pela EMTU e operadas pelo Consórcio Anhanguera, receberam acréscimo de 25 viagens aos dias úteis. Os serviços destas linhas transportam cerca de 5 mil passageiros por dia.

 

As seguintes linhas tiveram aumento de viagens:
 

082DV1 - Pirapora do Bom Jesus (Jardim Bom Jesus)/Osasco (Vila Yara)

390 - Osasco (Jardim Veloso)/Barueri (Alphaville 3 / Bradesco)

418 - Pirapora do Bom Jesus (Jardim Bom Jesus)/Barueri (Centro)

824 - Pirapora do Bom Jesus (Jardim Bom Jesus)/Barueri (Centro)
 

A reprogramação foi definida com base nos acompanhamentos diários realizados pelo setor de fiscalização da EMTU, juntamente com informações obtidas no Centro de Gestão e Supervisão da empresa, que acompanha a operação dos ônibus intermunicipais em tempo real, visando adequar a oferta de viagens à demanda de passageiros.

 

Informações adicionais sobre os novos horários das linhas podem ser obtidas no site da EMTU (clique aqui) ou no aplicativo EMTU Oficial, disponível para iOS e Android.
 

Sobre a EMTU - Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.

CPTM realiza viagem para anunciar novos serviços e vagão restaurado do Expresso Turístico


 Dia 2 de novembro a companhia promoveu um tour até Paranapiacaba para cerca de 300 convidados. A ação teve como objetivo mostrar o carro restaurado, que passou a integrar o serviço turístico da empresa, e as novas atividades da bilheteria online

Para comemorar as importantes mudanças para melhoraria e ampliação da prestação do serviço do Expresso Turístico da CPTM, no dia 2 de novembro, a companhia preparou uma viagem especial para 300 pessoas, entre colaboradores e convidados. A ocasião destacou a contratação de empresa para a venda de ingressos online e a ampliação da frota, que antigamente contava com apenas dois carros.


Desde 2009 que o Expresso Turístico oferece três roteiros de viagens, sendo eles: Paranapiacaba, Jundiaí e Mogi das Cruzes, sempre com partidas a partir da Estação da Luz. No decorrer desses 13 anos de operação, o Expresso Turístico vem integrando pontos turísticos ao longo da malha férrea com o intuito de promover e valorizar a história da ferrovia. Do início da operação até setembro de 2022, o serviço atendeu cerca de 100 mil passageiros.

Durante o evento foi destacado que, a partir de novembro, começam as vendas e emissão dos ingressos online (pelo site e aplicativos de celulares) com a parceria da Sympla. Com tal facilitação, a CPTM pretende fomentar ainda mais as viagens turísticas. “Antigamente para as pessoas adquirirem suas passagens, tinham que ir presencialmente no guichê da Estação Luz, o que dificultava na logística para alguns. Com esta modernização na compra dos ingressos, os turistas conseguirão reservar seus tickets com antecedência e assim programarem melhor sua viagem.”, ressalta Luiz Libério, Chefe de Departamento de Novos Negócios da CPTM.
 
Para incrementar ainda mais os serviços prestados pelo Expresso Turístico, foi apresentado também o novo carro da frota. O veículo incorporado foi totalmente reformado, sendo realizada a reforma das poltronas, pintura (dentro e fora do vagão), polimento e a reformulação de toda a comunicação visual do carro. 

Também foi apresentado o veículo ‘Litorina’, que vai completar a frota turística da empresa. O veículo possui um design mais moderno, têm 44 lugares/assentos e conta com ar-condicionado e uma área exclusiva para reuniões. O espaço é denominado como a “classe luxo” da linha. Além disso, o carro também tem a possibilidade de prestar um serviço de bordo, visto que dispõe de uma pequena cozinha nos fundos do veículo. Aos passageiros que optarem por este serviço, a companhia reforça que o valor dos tickets será diferente dos demais, visto as funções prestadas. 

Como parte do plano de ampliação dos serviços, a CPTM destaca a possível inauguração do vagão restaurante em 2023. O veículo irá proporcionar aos turistas uma viagem ainda mais agradável. “A nossa proposta é oferecer aos passageiros experiências únicas e é por isso que criamos uma unidade de negócios dedicada ao Expresso Turístico”, explica Natalia Melo, Gerente de Novos Negócios da CPTM. “A visão comercial trará atividades diferenciadas nas viagens, aliando ao serviço várias oportunidades para empresas e marcas. Nossa equipe viajou para alguns lugares no Brasil para conhecer benchmarks e captar novos vagões e estamos animados para fazer, ainda mais, parte da programação cultural e turística das cidades”, completa. 

Expresso Turístico
Desde 2009, a CPTM colocou em atividade o Expresso Turístico, passeios de trem que saem da Estação Luz, no centro de São Paulo, com destino à Jundiaí, Paranapiacaba e Mogi das Cruzes. O passeio do Expresso Turístico é feito em uma locomotiva a diesel, modelo Alco RS-3 de 1952, que conduz carros de passageiros, de aço inoxidável, fabricados no Brasil pela Budd - Mafersa nos anos 60 e que foram cedidos pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária).

Durante a viagem, o turista aprecia a paisagem e conhece um pouco da história durante o trajeto.

Atualmente, o embarque é realizado às 8h30 da plataforma 4 da Estação Luz e o retorno das cidades visitadas é às 16h30. No total, são 174 poltronas, além de espaço reservado para cadeira de rodas (com cinto de segurança e ancoragem da cadeira).
 
Sobre a CPTM
A companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte público ferroviário, com 1,9 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. Por meio de suas cinco linhas, a CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a Capital.

CPTM entrega as obras de acessibilidade da Estação Prefeito Saladino, da Linha 10-Turquesa


 Desde o começo deste ano, esta e outras estações do ABC Paulista passam por intervenções para melhorar a acessibilidade no deslocamento dos passageiros

O secretário de Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, e o presidente da CPTM, Pedro Moro, entregarão nesta quinta-feira, 03 de novembro, as obras de acessibilidade da Estação Prefeito Saladino, da Linha 10-Turquesa da CPTM. O local foi revitalizado para facilitar o deslocamento dos passageiros da estação localizada no município de Santo André. 

Foram entregues novas linhas de bloqueios, incluindo a instalação de um bloqueio acessível em cada acesso à área paga; substituição de pisos e reformas de todas as escadas. Além disso, foram finalizadas as obras dos novos sanitários públicos, revestimento e pintura da estação e a adequação às normas de proteção e combate a incêndio, e também as rampas de acessibilidade da estação, elevadores e novas escadas metálicas da passarela de transposição das vias. As demais obras de melhorias continuam, com o intuito de proporcionar a cobertura integral das plataformas, e o novo prédio de apoio operacional para equipe de funcionários com sanitários, copas e vestiário.

"Quero chamar atenção para essas obras de acessibilidade que a CPTM vem fazendo. É muito importante criar independência para as pessoas que precisam desses acessos às plataformas. Estamos ampliando a acessibilidade nas estações, criando condições mais fáceis as pessoas portadoras de alguma deficiência ou mobilidade reduzida”, comentou o secretário dos Transportes Metropolitanos.

Além da estação Prefeito Saladino, estão em andamento intervenções em outras três estações. Em Capuava a acessibilidade já foi concluída, mas as obras na estação permanecem, enquanto Utinga e São Caetano continuam em reforma para a acessibilidade total. Somando todas essas intervenções nas estações, serão investidos quase R$ 92 milhões.

"Entregamos mais uma etapa do nosso projeto de acessibilidade, mas ainda temos duas estações no processo para se tornarem lugares preparados e confortáveis para todos, incluindo as pessoas com algum tipo de mobilidade reduzida", afirma Pedro Moro.

Ainda na Linha 10-Turquesa, uma nova Estação Rio Grande da Serra será erguida em local escolhido para promover maior mobilidade à população, integrada com o terminal municipal de ônibus, está com o projeto executivo em andamento, que será doado pela empresa MRS Logística e contará com recursos da CPTM para a construção.

Circulação de trens volta ao normal na estação Prefeito Saladino
Com a conclusão das obras na estação Prefeito Saladino, a circulação de trens volta a ser feita  pela plataforma 2, sentido Rio Grande da Serra, a partir das 4h desta quinta-feira (03).  Com isso, o passageiro não precisa mais descer em Santo André para voltar à estação Prefeito Saladino. 

Ainda seguirá mantida a orientação do uso da plataforma 1 da Estação Utinga para os trens que seguem em direção à Estação Jundiaí. Assim, os passageiros que querem desembarcar na Estação Utinga, precisam seguir até a Estação São Caetano e retornar.  

Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte público ferroviário, com 1,9 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a Capital.