20 de outubro de 2021

Outlet de Passagens completa dois anos com mais de 200 mil bilhetes comercializados


- Modalidade de "tarifas opacas" da plataforma atrai quem busca preços acessíveis e tem flexibilidade de horário para viajar. Mais de R$ 7 milhões já foram economizados pelos clientes;

- Promoção de Aniversário garante mais 25% de descontos na compra de passagens

Inovador ao lançar pioneiramente no setor o conceito de ‘tarifa opaca’, que concilia a disponibilidade de horário do cliente aos assentos de ônibus disponíveis em seus parceiros, o Outlet de Passagens é um site que oferece passagens de viagens rodoviárias com desconto.

Lançada em outubro de 2019, a startup possui parceria com empresas como Viação Cometa, 1001, Catarinense, Expresso do Sul e Rápido Ribeirão. Já soma cerca de 200 mil bilhetes comercializados e gerou uma economia de mais de R$ 7 milhões à mais de 150 mil clientes cadastrados na plataforma. "Nestes últimos dois anos, tivemos um crescimento de 213% na venda de passagens, comparando com os mesmos períodos de 2019 e 2020 - mesmo com a pandemia. Em 2021 devemos crescer mais de 70% em comparação com 2020", conta Daniel Limena, head do Outlet de Passagens.

Ainda segundo Limena, esse crescimento está diretamente associado a digitalização do setor rodoviário, principalmente na forma de comprar passagens. "A tendência é que as vendas online sigam crescendo, movimento impulsionado pelo novo perfil de viajantes, principalmente quando o assunto é viagem. Outro fator que estimula a popularização de serviços como o do Outlet de Passagens é o custo: como o orçamento para viagens foi reduzido, o preço foi um fator muito relevante na tomada de decisão dos consumidores, já que agora as viagens têm um significado muito maior", explica.

Com uma linguagem simples, no Outlet de Passagens o cliente escolhe a data, um período de viagem (manhã, tarde ou noite) e, após a finalização da compra, recebe a confirmação da empresa que irá operar o destino, qual o horário exato da saída do ônibus e a poltrona disponibilizada. "Estamos falando de um modelo de negócios que agrega valor para ambos os lados, atendendo as necessidades tanto dos passageiros como das empresas parceiras. Para os clientes que tem flexibilidade e buscam economia conseguimos oferecer preços competitivos e para nossos parceiros melhoramos o aproveitamento em seus serviços sem prejudicar a demanda orgânica", complementa Limena.

Promoção de aniversário

Celebrando o seu segundo aniversário, a startup preparou a campanha promocional ‘Semana de Aniversário do Outlet’, que de 18 a 22 de outubro. São descontos de até 25% sobre os preços do Outlet, que garantem valores ainda mais baratos em todas as rotas disponíveis no site - para viagens a serem realizadas de 19/10 a 03/01/2022, conforme a disponibilidade de assentos.

Para garantir o desconto, basta acessar o site do Outlet de Passagens escolher o destino e inserir o promocode NIVERODP. São mais de 1.500 lugares liberados por dia e o pagamento pode ser feito via cartões de créditos em até seis vezes, transferência ou PIX.

Protocolos de segurança

Garantindo que os clientes que precisam viajar percorram os trajetos em segurança, as empresas parceiras do Outlet de Passagens adotaram uma série de protocolos de saúde em seu dia a dia. Entre eles, está a desinfecção total dos veículos antes de cada viagem com vaporização interna usando produtos altamente eficazes contra vírus e bactérias, a implementação de dispositivos de álcool gel para uso antes do embarque, além da obrigatoriedade de máscaras de proteção por motoristas e passageiros durante todo o percurso. As viações sempre recomendam a utilização do BPE (bilhete de passagem eletrônico), onde houver esta disponibilidade, para facilitar o embarque sem a necessidade da impressão da passagem e, sempre que possível, dar preferência aos canais digitais para obter informações e/ou comprar passagens.

Sobre o Grupo JCA

Reconhecido pela história, tradição e inovação no transporte rodoviário, o Grupo JCA é composto pelas empresas Catarinense, Cometa, 1001, Expresso do Sul e Rápido Ribeirão. Inovando ao longo do seu percurso, investe na experiência dos clientes, garantindo segurança e conforto ao disponibilizar frotas modernas, avançados sistemas de segurança, além de motoristas treinados e experientes. Com constante investimento em tecnologia, o Grupo JCA foi pioneiro ao implementar o BPE (bilhete de passagem eletrônico) que permite embarque direto na plataforma, além de oferecer sites atualizados para compra, atendimento via chatbot, wi-fi a bordo e entrada individual para USB nas poltronas de determinadas categorias de ônibus. O Grupo JCA atua no transporte de encomendas com a BUSLOG, otimizando bagageiros exclusivos de seus veículos, com alcance de mais de 200 localidades, e em fretamento, contínuo e eventual, com a Opção Fretamento & Turismo. É também detentor do Outlet de Passagens, startup que oferece passagens de ônibus com descontos de até 75%, do clube giro, primeiro programa de fidelidade gamificado do transporte rodoviário, e da wemobi, startup de viagens de ônibus com experiência 100% digital.

19 de outubro de 2021

20 de outubro é o Dia Mundial e Nacional da Osteoporose: mostras alertam sobre a doença nas estações Higienópolis-Mackenzie e Paulista, na Linha 4-Amarela

Doença que fragiliza os ossos se agrava com o envelhecimento, mas pode ser prevenida com alimentação rica em cálcio e exposição solar

"Dados indicam que cerca de 33% das mulheres e 15% dos homens com mais de 65 anos terão osteoporose, uma condição que fragiliza os ossos. Portanto, é um problema de saúde pública", diz o médico Sergio Setsuo Maeda, especialista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP). Com apoio da ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, a Estação Higienópolis-Mackenzie recebe mostra sobre osteoporose organizada pela SBEM-SP. Na Estação Paulista, a exposição conta com parceria da Associação Brasileira Superando o Lúpus, Doenças Reumáticas e Raras.

A osteoporose é uma doença que se agrava com o envelhecimento. Dia 20 de outubro é dia mundial e nacional dedicado à conscientização sobre a doença. Mais comum em mulheres acima dos 45 anos, com o avançar da idade a osteoporose pode aumentar o risco de fraturas, especialmente do quadril, da costela e do colo do fêmur. Predisposição genética, certos medicamentos e alguns hábitos como ingestão de bebidas alcoólicas, tabagismo e sedentarismo também podem estar por trás das causas da osteoporose. As fraturas em consequência da doença podem causar dor, levar à dependência física e estão associadas à maior mortalidade.

A alimentação rica em cálcio e a exposição solar, que é o principal fator para absorção da vitamina D, são essenciais para a saúde dos ossos e podem ajudar a prevenir a perda de massa óssea. "A osteoporose é silenciosa e dificilmente apresenta sintomas, daí a importância do alerta. Quando diagnosticada, muitas vezes já está em estágio avançado", explica o médico Maeda.

"Além de se preocupar em oferecer um transporte de qualidade, a ViaQuatro também está atenta a questões que envolvam a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar, daí a importância dessa exposição", afirma Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da concessionária.

Em breve a mostra também estará disponível no Facebook da ViaQuatro (https://www.facebook.com/ViaQuatroSP)

Serviço

Mostra Dia Mundial da Osteoporose - Linha 4-Amarela

Estação Higienópolis-Mackenzie - Até 31 de outubro

Estação Paulista - Até 31 de outubro

Sobre a ViaQuatro:

A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.

Sobre a SBEM-SP:

A SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) pratica a defesa da Endocrinologia, em conjunto com outras entidades médicas, e oferece aos seus associados oportunidades de aprimoramento técnico e científico. Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM-SP presta consultoria junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em Endocrinologia, e divulga ao público orientações básicas sobre as principais doenças tratadas pelos endocrinologistas.

Sobre a Associação Brasileira SUPERANDO:

A Associação Brasileira SUPERANDO o Lúpus, Doenças Reumáticas e Raras iniciou atendendo pessoas com lúpus e seus cuidadores. Com o passar do tempo passou a atender pessoas acometidas por doenças reumáticas e raras. O trabalho da SUPERANDO está embasado em 4 pilares: Apoiar, Informar, Orientar e Advocacy. A instituição tem como missão, Informar e orientar as pessoas com doenças reumáticas e/ou raras, no âmbito nacional, por meio de informações precisas e embasadas cientificamente.

https://www.sbemsp.org.br

https://twitter.com/SBEMSP

https://www.facebook.com/sbem.saopaulo/

Terminal São Mateus da EMTU inicia coleta de tampinhas plásticas

Renda das doações será revertida integralmente para projetos sociais de apoio a pacientes oncológicos


A EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo em parceria com o Instituto Amor Rosa recebeu no Terminal São Mateus, na zona leste da capital paulista, a campanha "Tampinhas de Amor", por meio da qual foi disponibilizado um coletor para arrecadação de tampinhas plásticas.

Os recursos obtidos através do descarte dos resíduos plásticos serão revertidos integralmente no apoio, estruturação e realização de projetos sociais que fazem parte do Instituto Amor Rosa para atendimento de pacientes oncológicos.

Para contribuir, os passageiros podem juntar tampinhas de vários produtos, como refrigerantes, pasta de dente, cosméticos, entre outros, e depositarem no coletor do terminal. Com a destinação correta para reciclagem, as pessoas ajudam o meio ambiente e os projetos sociais do Instituto Amor Rosa. O coletor ficará no terminal São Mateus até dezembro e posteriormente deverá ser disponibilizado em outros terminais da EMTU.

Instituto Amor Rosa - Entidade sem fins lucrativos, o Instituto Amor Rosa foi formado em 2019 pela captadora de recursos Ana Maria Obranovich Rosa, com o objetivo de atender pacientes adultos com câncer.

EMTU - Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.

Serviço

Campanha "Tampinhas de Amor"
Local: Terminal Metropolitano São Mateus
Endereço: Av. Adélia Chohfi, 100 - Jardim Vera Cruz - São Paulo - SP

Setor rodoviário inicia retomada com crescimento de 6% em vendas no 1º semestre de 2021

Estudo realizado pela ClickBus mostra que a vacinação e a queda de casos de Covid-19 deixaram o brasileiro confiante para viajar

Um estudo recente realizado pela ClickBus, maior plataforma de transações para o transporte rodoviário de ônibus no Brasil, mostrou que o setor rodoviário deu início à sua retomada após a crise causada pela pandemia do coronavírus. Com a chegada das vacinas no mercado brasileiro e a consequente diminuição de casos registrados de Covid-19, as pessoas voltam a se sentir mais seguras para viajar. De acordo com estimativas da ClickBus, espera-se que o setor rodoviário apresente um crescimento de 45% a 55% em 2021, no comparativo com 2020.

O rodoviário sempre teve grande importância no transporte nacional por possibilitar que os brasileiros cheguem a mais de 4600 destinos domésticos, um número muito maior se compararmos com o modal aéreo, que possui 150 terminais comerciais concentrados em grande parte na região sudeste. No atual cenário, o rodoviário vem se mostrando ainda mais importante, já que as viagens mais rápidas e para lugares próximos têm sido a porta de entrada para a retomada da "vida normal".

O CEO da ClickBus, Phillip Klien, destaca que este período também fez com que a penetração do online no setor aumentasse. "As vendas online de passagens rodoviárias, que antes das pandemia representavam 12%, atualmente estão no patamar dos 20%. Além disso, o e-ticket, que entrou em operação no primeiro semestre de 2019, teve um aumento expressivo, de modo que a quantidade de viações que utilizam o método dobrou entre fevereiro de 2020 (pré-pandemia) até julho deste ano", explica. Atualmente cerca de 80% dos embarques dos clientes da plataforma já são por meio de e-ticket. Houve um crescimento de 78% na utilização da tecnologia se comparado o primeiro semestre de 2021, com o mesmo período do ano anterior.

Balanço do setor no 1º semestre de 2021

Comparando o primeiro semestre de 2021 com o último período de 2020, nota-se um aumento de 6% na emissão online de passagens rodoviárias. Apesar do fraco desempenho no primeiro trimestre de 2021, com uma queda de 29% nas emissões de bilhetes na comparação com o primeiro trimestre de 2020 - prejuízo causado pela segunda onda da pandemia -, o primeiro semestre de 2021 apresentou um crescimento significativo, se comparado com o mesmo período em 2020. Com o avanço do PNI (Programa Nacional de Imunizações) e a chegada de mais imunizantes ao Brasil, já no segundo semestre deste ano o setor vendeu quatro vezes mais passagens no comparativo com o mesmo período de 2020.

No período também foi registrado um aumento no valor gerado pelas vendas online (GMV) de 12% em relação ao último semestre de 2020. Porém, em comparação com o primeiro semestre de 2020, o primeiro impactado pela pandemia, o crescimento foi de 21%.

Segurança

Em tempos de pandemia, o setor rodoviário segue sendo o modal de transporte pago mais democrático e considerado um serviço essencial à sociedade, transportando pessoas que realmente precisam viajar. Para seguir ligando 78% do Brasil em um momento de pandemia de coronavírus, a ClickBus criou em 2020 o Selo de Segurança Reforçada, que garante que medidas de higiene e segurança estão sendo aplicadas pelas viações em todas as etapas da viagem.

Metodologia

A ClickBus gera dados e informações sobre o setor rodoviário por meio de sua plataforma GDS, que agrupa dados de diversos players do setor, atualmente a empresa oferece no seu portfólio cerca de 95% dos trechos disponíveis no Brasil e 90% das viações que operam de forma regular no transporte rodoviário no Brasil. Essas informações se baseiam no agrupamento interno e estimativas de sites diretos das empresas de ônibus no período estabelecido de 6 meses. A partir deste estudo a ClickBus contribui para o mercado, mídia e sociedade com conhecimento sólido do maior meio de transporte pago do Brasil.

Sobre a ClickBus
A ClickBus, plataforma líder em venda online de passagens rodoviárias, é o principal agente de mudança de comportamento de compra de passagens de ônibus no Brasil, trabalhando de forma ativa em todas as pontas do ecossistema digital para facilitar a vida de quem viaja de ônibus: como um agregador (GDS), uma plataforma online (OTA) e operador de sites de empresas de ônibus e rodoviárias (Gestor de Whitelabel). Com cerca de 170 empresas em seu portfólio que levam para mais de 4.6 mil destinos, a plataforma trabalha como um facilitador entre os viajantes e as empresas de ônibus. Até o final de 2020, vendeu online mais de 25 milhões de passagens rodoviárias.

Fonte: ClickBus

3 de maio de 2021

CPTM lança o Serviço 710 com melhorias na mobilidade dos passageiros das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa

 Será possível viajar, a partir de 04/05, entre Jundiaí e Rio Grande da Serra sem a necessidade de mudança de trem na Estação Brás
A partir da próxima terça-feira, 4 de maio, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) iniciará a prestação do Serviço 710, nas Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa. Os trens que atendem as linhas passarão a fazer viagens ininterruptas entre Jundiaí e Rio Grande da Serra, atendendo demandas antigas da população e beneficiando quem vive e trabalha no ABC Paulista e região norte da Região Metropolitana de São Paulo.

Durante toda a operação comercial (4h à meia-noite), todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, o destino final das duas linhas deixará de ser a Estação Brás, que, apesar da importância para a mobilidade dos passageiros de toda a Grande São Paulo, será apenas uma das 31 estações do percurso, que poderá ser realizado de ponta a ponta em aproximadamente 2 horas de 8 minutos.

“Os passageiros da Linha 10-Turquesa possuem uma demanda antiga para que a linha chegue às Estações Luz e Barra Funda, e o Serviço 710 irá atender esse pedido tão justo e importante. Além disso, os passageiros da Linha 7-Rubi terão um acesso direto à Linha 2-Verde do Metrô, por meio da Estação Tamanduateí, e poderão acessar o ABC sem necessidade de transferência entre trens”, explica o Secretário de Transporte Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy.

“Além das novas opções de transferência de linhas da CPTM e Metrô, o novo serviço fará com que os intervalos entre os trens entre as estações Jundiaí e Francisco Morato, na Linha 7-Rubi, seja reduzido de 18 para 12 minutos nos horários de pico. O tempo de espera para o embarque na Estação Brás, nos dois sentidos, também será reduzido”, completa Pedro Moro, presidente da CPTM.

Tanto no horário de pico da manhã e no final da tarde, a CPTM terá uma concentração maior de trens entre as estações Francisco Morato, na Linha 7, e Mauá, na Linha 10. Neste trecho a demanda de passageiros é maior, e o intervalo médio entre os trens será de 6 minutos. Nas pontas, entre Francisco Morato e Jundiaí e entre Mauá e Rio Grande da Serra o intervalo médio será de 12 minutos. Esse sistema de circulação de trens é conhecido por loop interno (menor intervalo) e loop externo (maior intervalo).

Vale lembrar que o Expresso Linha 10, entre as Estações Santo André e Tamanduateí, com parada apenas em São Caetano, continua funcionando normalmente nos horários já estabelecidos. Além disso, algumas estações das duas linhas terão mudanças de plataforma de embarque e desembarque com o início do Serviço 710, e os passageiros já estão sendo orientados nestas estações por meio de avisos sonoros e visuais a respeito destas alterações. As redes sociais da companhia também informarão sobre o novo serviço. Mesmo assim, em caso de dúvidas, os colaboradores da CPTM nestes locais estarão à disposição para ajudar, se necessário.

Os trens que circularão pelo trecho atendido pelo serviço são os da série 9500, 7000 e 7500. Todos os maquinistas foram treinados para conduzir, como sempre, todos estes modelos com segurança e responsabilidade.

“Com o Serviço 710 os passageiros farão viagens com menos baldeações e mais rápidas. Lembramos a todos a obrigatoriedade do uso de máscaras nos trens e estações”, completa o presidente da CPTM.

Pesquisa revela que 72% dos passageiros avaliam positivamente o sistema BRT Sorocaba

          Foto: Alexandre Maciel 

  Apuração foi realizada pela ANTP em parceria com Cittamobi. Quesitos como rapidez, conforto e segurança tiveram índices de satisfação acima de 80%.

 O serviço de transporte coletivo ofertado pelo BRT Sorocaba é considerado ótimo ou bom para 72% dos passageiros que utilizam o sistema e visão geral aponta satisfação dos usuários. Isso é o que indica o resultado da Pesquisa Sensor encomendada pela Concessionária BRT Sorocaba e realizada pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) em parceria com o Cittamobi.
 
Por meio de uma “Enquete Eletrônica” via aplicativo Cittamobi, plataforma que concentra a base de dados de passageiros de Sorocaba, 188 avaliações foram respondidas sobre a experiência em usar o BRT. Quando questionados sobre algumas características, entre as quais estão rapidez, conforto e segurança, os resultados positivos foram superiores à 80%.

 Para 84%, a rapidez nos deslocamentos é considerada ótima ou boa. Um exemplo que evidencia a agilidade da operação é a linha D200 que encurtou o tempo de viagem da zona norte para o sul ou vice-versa. A viagem do bairro Vitória Régia ao Campolim passou de 80 minutos para 55. Uma redução de 25 minutos de trajeto. Com isso, os passageiros estão economizando mais tempo nos deslocamentos e têm a possibilidade de programar melhor.

“Saber a visão do usuário nos faz avançar a cada dia e nos ajuda a sanar pontos de fragilidade priorizando o que realmente irá suprir a demanda. Ter o feedback é fundamental para a melhoria contínua do sistema. Tudo é feito para atender o público da maneira mais elevada e os resultados dessa pesquisa confirmam a qualidade do trabalho e a infraestrutura que estão sendo ofertados para a cidade”, enfatiza Manoel Ferreira, Diretor de Operações da Concessionária BRT Sorocaba. 

 Questionados sobre o conforto, 96% avaliaram como ótimo ou bom. Hoje, os sorocabanos têm acesso a 80 novos veículos, sendo 59 tipo padron com 12,5 metros e 21 superarticulados com 23 metros. Toda frota possui maior capacidade de passageiros, wi-fi gratuito, tomadas USB, monitoramento interno de câmeras, ar-condicionado e motores mais silenciosos.

Outro destaque analisado foi o fator segurança. Para 86% dos participantes, a segurança foi classificada como ótima ou boa. Além das benfeitorias de estrutura de todo sistema, o passageiro tem a tranquilidade de realizar os deslocamentos em um ambiente com sistema de monitoramento nos veículos, estações, vias e terminais que totalizam 1.100 câmeras. O que representa mais de 1.000.000 m² de área assistida, oferecendo mais segurança para a população. Todos esses locais são controlados pelo Centro de Controle Operacional (CCO) e espelhados na Urbes – Trânsito e Transporte.  

De acordo com Paulo Fraga, CEO do Cittamobi, ter a possibilidade de realizar essa pesquisa evidencia a força do aplicativo como ferramenta digital para comunicação mais rápida com o passageiro. “O usuário do transporte coletivo é o nosso público e para ter eficiência na comunicação é muito importante saber quem são, o que o sistema está acertando e o que pode melhorar. Com as informações coletadas, a Concessionária poderá realizar ajustes ou reforçar ações na operação. Quanto mais informação acessamos, mais rápido podemos solucionar”, frisa.

Metodologia

Encomendada pelo BRT Sorocaba, a Pesquisa Sensor realizada pela ANTP em parceria com o Cittamobi foi ativada via enquete eletrônica de 23 a 25 de março e 16 a 21 de abril de 2021. Todos os passageiros da base de dados do Cittamobi localizados em Sorocaba foram convidados para responder sobre a experiência em usar o BRT. As perguntas foram de aplicação rápida e tiveram foco na qualidade do serviço. 

“A análise de dados foi realizada pelo time de especialistas em transporte da ANTP, dando um significado aos números e calculando as notas dos índices de qualidade para que pudéssemos ter parâmetro. Os dados além de ajudar a operação do sistema BRT Sorocaba ainda poderão servir como comparativo com outras cidades que avaliem os mesmos indicadores”, conclui Cláudio de Senna Frederico, Vice-Presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

Do total de participantes, 53% são homens e 47% mulheres. A faixa etária do público participantes variou até pessoas acima dos 60 anos, porém os números mais expressivos foram passageiros de 18 a 39 anos que corresponderam a 70% e indivíduos de 40 a 59 anos que somaram 24% das avaliações.

Itapemirim recebe Certificado de Operador Aéreo


Empresa cumpre todas as exigências da ANAC para operar voos comerciais e inicia a venda de passagens em breve

A Itapemirim Transportes Aéreos, nova companhia aérea do Grupo Itapemirim, foi aprovada na última semana no processo de certificação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Com isso, o Grupo passa a ter oficialmente o Certificado de Operado Aéreo (COA) e ganha concessão para operar voos comerciais de passageiros em todo território nacional.

A aprovação junto à ANAC comprova que a Itapemirim cumpre rigorosamente todas as normas, padrões e regulamentos da agência para operar voos regulares de passageiros no país, além de ser um atestado em relação aos padrões de segurança da companhia aérea.

O início das vendas das passagens aéreas deve acontecer em breve, diretamente pelo site www.voeita.com.br e em agências de viagem. A data de início dos primeiros voos comerciais da companhia também deve ser anunciada em breve, assim como as rotas que a Itapemirim irá operar.

A empresa terá como destaque o conforto a bordo. Os Airbus A320 estão sendo reconfigurados para 162 assentos, o que permitirá mais espaço individual a todos os passageiros.

O processo de certificação da Itapemirim Transportes Aéreos durou menos de um ano. A última etapa ocorreu entre os dias 12 e 15 de abril. Apenas com a equipe operacional a bordo da aeronave, os voos de teste aconteceram nos aeroportos de GRU (São Paulo), CNF (Belo Horizonte), SSA (Salvador) POA (Porto Alegre) e GIG (Rio de Janeiro).

"Estamos presenciando um marco importante dentro da história da aviação civil brasileira. Hoje, temos orgulho de anunciar que cumprimos, dentro do prazo oficial, todos os requisitos exigidos pela ANAC. Esse sonho só foi possível pelo empenho de todos os diretores e colaboradores do Grupo Itapemirim", comemora Sidnei Piva, presidente do Grupo Itapemirim.

24 de abril de 2021

Metrô supera expectativa e arrecada quase R$ 2 milhões em leilão de materiais inservíveis


No dia 22 de abril, o Metrô de São Paulo ultrapassou sua meta ao arrecadar R$ 1.973.041,40 durante a realização do primeiro leilão de materiais inservíveis de 2021. O resultado é satisfatório visto que a previsão inicial era de atingir R$ 1,5 milhão.  

Realizada de forma online, a ocasião colocou à venda 64 lotes dos quais 43 foram arrematados, 11 estão em análise e 10 não possuíram arrematantes. 

Além de ser proveitoso para o meio ambiente, o evento possibilita que outras operadoras do setor adquiram peças raramente encontradas no mercado, é vantajoso para a indústria de sucatas e beneficia a Companhia através da receita adicional. 

Viação Itapemirim amplia operações do Dream Bus para São Paulo e Curitiba

Com passagens a partir de R$ 139, ônibus oferece poltronas leito-cama com massageadores e serviço de bordo


A Viação Itapemirim, empresa de transporte rodoviário do Grupo Itapemirim, anunciou nesta semana a expansão do seu serviço Dream Bus para as cidades de São Paulo (SP) e Curitiba (PR). O lançamento do novo serviço faz parte do plano de expansão e reestruturação dos negócios da companhia.

Marca registrada da empresa desde os anos 1990, o Dream Bus foi reativado em fevereiro de 2021. Inicialmente, o ônibus operava somente entre as cidades de Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF). A partir deste mês, o serviço foi ampliado para atender as capitais do Paraná e de São Paulo.

No sentido São Paulo-Curitiba, as passagens a bordo do Dream Bus partem de R$ 139 com horário de embarque às 10h. No trecho Curitiba-São Paulo, o bilhete custa a partir de R$ 159 com saída às 23h45. O Dream Bus opera diariamente nos dois sentidos.

Os Dream Bus da Viação Itapemirim oferecem poltronas leito-cama com massageadores, serviço de bordo com manta (travesseiro acoplado na poltrona), kit lanche e água mineral.

"O novo serviço entre São Paulo e Curitiba do Dream Bus está dentro do nosso plano de ampliação e reestruturação dos negócios. Vamos levar aos nossos passageiros o sonho de viajar com total conforto e segurança nos ônibus mais modernos do país", comenta Eliandro Bueno, CEO da Viação Itapemirim.

Confira o funcionamento dos postos de atendimento da SPTrans na Fase de Transição

A SPTrans informa que durante a Fase de Transição do Plano São Paulo, de 24 a 31 de abril, os postos de atendimento aos usuários Comum, Vale-Transporte, Estudante e Professor localizados nos terminais de ônibus e estações de transferência funcionarão de segunda a segunda-feira das 6h às 19h. Vale ressaltar que mesmo nos horários em que os postos estiverem fechados, a compra de créditos pode ser feita via aplicativo, máquinas de autoatendimento, rede credenciada, Lotéricas e Banco do Brasil.

O Posto Jabaquara, localizado na estação do Metrô, continuará funcionando no horário das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, enquanto os postos Santana e Augusta seguem funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O Posto Central e os Postos de Atendimento a Gratuidades, localizados nas subprefeituras permanecem fechados nessa fase.

· Transporte Coletivo - SPTrans

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, informa que a frota de ônibus das linhas municipais da cidade de São Paulo foi mantida acima da demanda apresentada desde o início da pandemia, em março de 2020. No momento, a frota do sistema de transportes está em 93,34% nos bairros mais afastados do centro e em 88,25% em toda a cidade, para atender uma demanda de 52% em relação a um dia útil antes da pandemia.

 A equipe técnica da SPTrans monitora diariamente o deslocamento do passageiro na Capital com o objetivo de equilibrar a oferta à demanda.

A partir de maio/2020, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes passou a publicar diariamente o Boletim de Mobilidade e Transportes, com total transparência, no link http://www.cetsp.com.br/consultas/especial-covid-19/boletim-diario-de-mobilidade-e-transportes-covid-19.aspx, contendo o número de passageiros transportados e a frota programada.

Vale ressaltar que o inquérito sorológico realizado pela Prefeitura de São Paulo mostra que a proporção de pessoas infectadas que saem de casa para trabalhar ou realizar outras atividades essenciais é menor em relação a quem sai para locais e atividades não essenciais, independente do meio de transporte ou da forma de deslocamento.

Medidas preventivas adotadas

O uso de máscaras é obrigatório durante toda a viagem por todos os passageiros, motoristas e cobradores.

A SPTrans adotou uma série de medidas preventivas em relação à Covid-19, como reforço na higienização dos veículos e nos terminais. Além da limpeza mais pesada já realizada diariamente nas garagens em todos os ônibus, a higienização dos ônibus é reforçada entre as viagens, nos terminais municipais, principalmente nos locais onde há contato mais frequente dos passageiros, como balaústres, corrimãos e assentos.

 A higienização diária dos veículos pode ser verificada em imagens no link https://sptrans.com.br/noticias/galeria-higienizacao-do-transporte-coletivo/.

Ações de orientação e conscientização sobre cuidados e higiene pessoal continuam sendo realizadas com todos os operadores, por meio das concessionárias, e com os passageiros, por meio de mensagens sonoras e cartazes nos terminais, redes sociais e no Jornal do Ônibus.

 A SPTrans autorizou as empresas concessionárias a isolarem seus motoristas com cortina em "L" e o uso de máscara para quem precisa se deslocar passou a ser obrigatório. Além disso, é recomendado o reforço de cuidados pessoais como lavagem das mãos a cada viagem realizada.

21 de abril de 2021

CCR vence leilão de concessão das Linhas 8 e 9 da CPTM


As linhas de trens metropolitanos de São Paulo têm 40 estações e transportam 1,1 milhão de passageiros por dia. A conquista marca nova fase do Grupo no setor de mobilidade

A CCR (CCR S.A. ("CCR" ou "Companhia") (B3: CCRO3; Bloomberg: CCRO3BZ; Reuters: CCRO3.SA ) venceu hoje o leilão de concessão das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da rede de trens da Região Metropolitana de São Paulo, na sede da B3, por meio do Consórcio ViaMobilidade Linhas 8 e 9, em parceria com a RuasInvest.

A proposta apresentada pelo consórcio foi de R 980 milhões, que corresponde a um ágio de 202,56% sobre o valor mínimo de outorga. As duas linhas têm juntas mais de 72 km de extensão, 40 estações e transportam cerca de 1,1 milhão de passageiros por dia.

Ao vencer o leilão, o consórcio ViaMobilidade Linhas 8 e 9 passa a ser responsável pela operação, manutenção, ampliação, requalificação e modernização das linhas pelo prazo de 30 anos. O edital prevê também a aquisição de 34 novos trens para o sistema, entre outros investimentos.

"Ao conquistar mais essa concessão, o Grupo CCR se consolida como uma plataforma de investimentos em infraestrutura, ao mesmo tempo em que enfrenta o cenário desafiador imposto pela pandemia ao país, com a disciplina de capital que sempre marcou sua trajetória. Entramos neste projeto com a segurança de sermos uma empresa com um balanço robusto, com capacidade de contratar empréstimos e acesso a mecanismos de financiamentos de longo prazo", disse Marco Cauduro, CEO do Grupo CCR.

Para Luís Valença, presidente da divisão CCR Mobilidade, a experiência do Grupo como operador de transporte público sobre trilhos irá contribuir para qualificar os serviços das Linhas 8 e 9 de trens metropolitanos. "A aquisição das linhas é uma oportunidade de estender o padrão de excelência que já adotamos nos atuais ativos de mobilidade geridos pela CCR e seus parceiros para as linhas 8 e 9, contribuindo assim para oferecer mais segurança e eficiência para as pessoas que utilizam o sistema de transporte sobre trilhos".

No setor de mobilidade urbana, o Grupo CCR já opera as Linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô de São Paulo, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, por meio da CCR Metrô Bahia, o VLT Carioca e a CCR Barcas, no Rio de Janeiro. No total, são 50 estações de metrô, 19 de barcas e 3 linhas de VLT.

O Grupo CCR opera 18 concessões no Brasil e no exterior, sendo 3.955 quilômetros de rodovias administradas em 6 estados brasileiros. Com os 15 aeroportos conquistados recentemente, a CCR passa a administrar 19 aeroportos, sendo 16 no Brasil. O Grupo ainda beneficia 115 municípios beneficiados pelas iniciativas sociais realizadas por meio do Instituto CCR.

 


BRT Sorocaba reforça atenção dos passageiros para mudanças nas linhas com a ativação de novo corredor

BRT Sorocaba 

 Pagando uma única tarifa e fazendo uso da carteira digital, passageiros poderão realizar integração entre veículos BRT nas Zonas Norte, Sul e Centro.

 

Ainda neste mês, a população terá a ativação do Corredor Ipanema e do Terminal São Bento (TSB), situados na Zona Norte da cidade. Com o início da operação, algumas linhas serão modificadas e novas surgirão. Para informar as mudanças, a Concessionária BRT Sorocaba reforça que os passageiros acompanhem as informações que estão sendo divulgadas pela empresa e também via Prefeitura.

 

“De forma preventiva para que o passageiro consiga se familiarizar com as mudanças, estamos, há quatro semanas, comunicando o que teremos de novo no transporte coletivo. Estamos nas redes sociais com impulsionamento, cartazes dentro dos ônibus, panfletos em display take one (a pessoa retira o informativo), spots em rádios, anúncios em jornais e, nesta semana, ofertamos um cartão personalizado que a pessoa pode guardar na carteira com a alteração somente da sua linha. Acreditamos que, dessa forma, as melhorias que estão sendo realizadas chegarão ao conhecimento dos que utilizam o sistema diariamente. Tais alterações estão acompanhadas de melhoria de oferta”, destaca Manoel Ferreira, Diretor de Operações da Concessionária BRT Sorocaba.


 

O diretor recomenda que os passageiros se mantenham atualizados e sinaliza que a empresa disponibiliza canais para atendimento ao usuário. Para esclarecer dúvidas, basta ligar no 0800 941 9490, enviar e-mail para ouvidoria@brtsorocaba.com.br ou interagir via redes sociais.

 

O que muda:

 

·       Novas linhas operadas no Corredor Ipanema

 

A linha 62 São Bento passa a ter a seguinte denominação: E160 São Bento. Deixa de atender a avenida Dr. Gualberto Moreira. Virá pela avenida Vinicius de Moraes até o Terminal São Bento, depois entrará no Corredor Ipanema até o Terminal Santo Antônio.


70 Novo Horizonte / Nova Sorocaba passa a ter a seguinte denominação: E170 Nova Sorocaba. Vai até a estação Nova Sorocaba e retorna para o bairro.

81 Carandá passa a ter a seguinte denominação: E180 Carandá. Sem alteração de itinerário, percorrerá o Corredor Ipanema até o Terminal Santo Antônio.


81/1 Altos do Ipanema passa a ter a seguinte denominação: E181 Altos do Ipanema. Sem mudança de itinerário, seguirá no Corredor Ipanema até o Terminal Santo Antônio.

 

Linha nova T150 TSA / TSB, ligará os Terminais São Bento e Terminal Santo Antônio.

 

·       Linhas do CONSOR com destino ao Terminal São Bento

 

A26 Bom Jesus, A59 Maria Eugênia, A62/1 São Bento 2, A69 Caguaçú, A76 São Guilherme, 307 Interbairros VII e a nova linha A62 Santa Maria (trajeto Jardim Santa Maria x Terminal São Bento. O Jardim Santa Maria deixa de ser atendido pela linha A69 Caguaçú e passa a ser atendida por esta linha).

 

As linhas citadas deixam de seguir para o Terminal Santo Antônio e passam a ter como destino o Terminal São Bento.

 

·       Linhas do CONSOR que terão como destino a estação de integração Eco Ipanema

 

A21 Lopes de Oliveira, linha nova A70 Botucatu/Novo Horizonte. Essas linhas deixarão de seguir para o Terminal Santo Antônio, e agora, terão como destino a estação de integração.




Segurança veicular: o que é obrigatório de acordo com a legislação brasileira


Diego Fischer, CEO da startup Carupi, destaca os itens para atender às novas exigências de segurança e o que é altamente recomendado por especialistas

 

Com a aprovação da nova Lei de Trânsito, no dia 12 de abril, uma série de regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foram alteradas e devem impactar diretamente na vida dos motoristas brasileiros. Dentre as principais mudanças, estão o aumento da validade da carteira de motorista e a expansão do limite de pontos na habilitação. Além disso, a nova regra também reforça a importância da segurança dos passageiros, tornando obrigatório o uso de sistema de retenção infantil, por exemplo. A lei de trânsito vem sendo modificada ao longo dos anos visando atender a segurança do condutor e dos demais passageiros.

Com isso, Diego Fischer, CEO da startup Carupi, de compra e venda de automóveis 100% online, dá dicas sobre o que observar, no quesito segurança, na hora de comprar um veículo, seja novo ou usado, para já atender as exigências da nova lei e não perder valor de venda no futuro.

- Sistema de retenção infantil Isofix: A segurança dos pequenos é um dos pontos centrais da nova lei de trânsito. A partir de 12 de abril, se tornou obrigatório o uso do assento infantil em todo território nacional. Existem diversas formas de instalar a cadeirinha no carro, porém o sistema Isofix é considerado o mais seguro do mercado, por fixar a cadeirinha diretamente na estrutura do veículo por meio de ganchos. Esse tipo de encaixe diminui o risco de má instalação, diferente dos dispositivos convencionais, que utilizam o sistema do cinto de segurança para fazer a instalação. Desde 2018, o Isofix se tornou item obrigatório de segurança nos carros fabricados pelas montadoras. Segundo o NHTSA (Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos EUA), o uso do dispositivo reduz em até 40% o risco de lesão grave em crianças. Vale a pena levar em consideração esse detalhe, na compra de um novo veículo, caso o item seja essencial para a sua família.

- Sistema de iluminação veicular: Com o aprimoramento da Lei de Trânsito, a obrigatoriedade de manter os faróis acesos durante o dia em uma rodovia, se aplica em duas condições específicas: dentro de túneis ou sob chuva e neblina. Uma novidade que vem atraindo cada vez mais os motoristas, é o sistema de acendimento automático dos faróis, ou sensor crepuscular. O mecanismo aciona de forma automática os faróis de acordo com a luminosidade externa. Esse sensor foi idealizado para ser mais um item de segurança no veículo, porém não é item de segurança obrigatório nos carros. Com o acendimento automático, o motorista é prevenido do esquecimento de acionar os faróis, minimizando assim possíveis acidentes. Carros como o Chevrolet Cruze, Hyundai Creta, e Honda Fit, possuem essa tecnologia e podem ser encontrados pelo melhor preço na Carupi.

-Air Bag: Air Bag frontal para o motorista e o carona são dispositivos obrigatórios para carros fabricados desde 2014, pois em casos de impacto em alta velocidade, o sistema de segurança é acionado buscando minimizar a gravidade das lesões. Existem Air Bags de vários tipos como o frontal, central, de joelho, cortina e outros. Vale lembrar que quem não tem o sistema em carro antigo não vai ser multado, mas para quem vai adquirir um automóvel o ideal é já buscar esses itens. "Segurança é um quesito tão importante quanto qualquer outro na compra de um carro hoje em dia. As pessoas entendem que segurança de trânsito é muitas vezes um fator que não está 100% sobre seu controle, então ter esse recurso tão importante é um grande diferencial", reforça Diego Fischer, CEO da Carupi.

- Barras de impacto laterais: Estudos realizados na Suécia, país que primeiro desenvolveu a tecnologia, concluíram que a presença da estrutura de proteção de impacto lateral reduz em 54% a ocorrência de lesões de gravidade moderada ou superior nos ocupantes. Quando aliado a airbags frontais, a redução chega a 61%, ampliando-se para 72% com airbags frontais e laterais combinados. Estas barras são estruturas de aço fixadas entre as colunas do veículo, por dentro das portas, e têm a função de preservar o espaço interno do carro no caso de colisões laterais. Embora seja um item simples e imprescindível para obter boas notas em testes de colisão, barras de proteção lateral ainda não são obrigatórias no Brasil, mas podem valorizar automóveis. Na Carupi, podem ser encontrados carros de várias faixas de preço, que possuem a barra de proteção lateral, como o Toyota Yaris, VW Golf, Audi A3 e o SUV Kia Sorento. Os modelos em questão, foram eleitos pela Euroncap, organização europeia que elege os carros mais seguros do mercado.

- Sistema de colisão frontal: Conhecido mundialmente por ter carros muito seguros, a marca sueca Volvo tem carros que possuem essa alta tecnologia como o XC60, por exemplo. Os sistemas de apoio podem avisar o motorista quando a distância ao veículo da frente fica pequena demais, disparando um alerta sonoro e visual. Assim como o sensor crepuscular, o sistema de colisão frontal também não é um item obrigatório, porém reforça bastante a segurança do condutor, principalmente em estradas e vias expressas. Outra montadora que oferece a mesma tecnologia, porém em veículos de preço mais acessível, é a Chevrolet. Os Chevrolet Cruze e o SUV Equinox também são dotados do mesmo sistema. "Cada vez mais o sistema anti-colisão está virando tendência - não só marcas como a Tesla estão usando esta inteligência, e mesmo quando o sistema não evita efetivamente a colisão, a gravidade dos acidentes é exponencialmente minimizada", observa Diego Fischer.

 


Metrô implementa soluções contra Covid em trem da Linha 3-Vermelha

 


Passageiros terão proteção adicional contra a contaminação cruzada do coronavírus

O Metrô de São Paulo apresenta três novas soluções antivirais que estão em uma de suas composições que circulam na Linha 3-Vermelha. Esses produtos passaram por testes em laboratórios especializados, tiveram sua eficácia comprovada e foram doados para a Companhia.

No início do mês, o Metrô fez um chamamento público para atrair empresas interessadas em doar produtos antivirais. Os produtos que entram em teste foram doados pela empresa química brasileira BioForcis Soluções Tecnológicas, em parceria com a Saint-Gobain Brasil e a TNS.

Saneante - Uma solução saneante com nanopartículas de prata está sendo pulverizada no interior do trem, inclusive no sistema de ar-condicionado. O produto já é usado em clínicas médicas e hospitais e os testes feitos pela Unicamp e pela Núcleo Vitro mostram que ele age em todas as superfícies em que entra em contato. A durabilidade é de 15 dias, quando precisa ser reaplicado.

Película - Os vidros das janelas e portas foram cobertos com uma película com nanopartículas de prata que inativam o vírus. Testes feitos pela Unicamp mostram que em 10 segundos são eliminados 99,9% do vírus e, desde que não haja nenhum dano na película, a proteção será permanente, demandando apenas a limpeza usual


Adesivo - Os balaústres e pega-mãos foram revestidos com adesivo antiviral, também com nanopartículas de prata, que em 30 segundos eliminam 68,3% do vírus, chegando a 99,96% em 15 minutos. A ação antiviral do adesivo também é permanente, ou seja, durante toda a vida útil, desde que conservado.

"Além da ação antiviral, nossas soluções são biodegradáveis, atóxicas e com alta eficiência no processo de higienização, inativando vírus e esterilizando as superfícies onde são aplicadas", reforça Ricardo Bastos, diretor da BioForcis.

"Trabalhamos por soluções eficientes, inovadoras e economicamente viáveis para contribuir com a diminuição da contaminação cruzada da Covid-19, e assim, reduzir a disseminação do vírus. Essa é uma medida importante que somada ao uso da máscara traz mais segurança no ir e vir dos trabalhadores. Também é importante procurar horários alternativos para que possamos distribuir os usuários no sistema ao longo do dia", diz o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

Metrô realizará primeiro leilão de materiais inservíveis de 2021



O leilão será realizado de forma on-line no próximo dia 22/4, às 10h.    

  

O Metrô vai realizar na próxima quinta-feira, dia 22, um leilão online de materiais inservíveis. Ao todo serão disponibilizados 67 lotes para venda pública com itens como trilhos, discos de freios, eixos de trem, motores elétricos, móveis das áreas administrativas e 20 veículos utilitários. Com a venda, os materiais poderão ser reutilizados, colaborando com o meio ambiente e gerando receita extra à Companhia.  

    

Os inservíveis do Metrô sempre despertam interesse do setor, uma vez que são compatíveis com outros sistemas de trens e várias das peças que serão negociadas já não são encontradas com facilidade no mercado. 

 


Além dos inservíveis do setor, grande parte desse material é um atrativo para o comércio e indústria de sucatas, que reaproveitam peças como ferro, cobre, aço, alumínio, plástico e papel, entre outros.  

  

Os lotes poderão ser visualizados no site www.andradeleiloes.com.br

 

Covid 19: teste RT-PCR com material coletado na saliva é aliado no combate à pandemia

 


Indolor, rápido e seguro, o método já está disponível nas unidades do Grupo Sabin e tem a mesma eficácia do RT-PCR que coleta material nas vias nasais

 

Na semana em que o Estado de São Paulo atinge índices ainda mais preocupantes de Covid 19, o Grupo Sabin soma forças à batalha contra a pandemia e anuncia uma novidade que pode ajudar a minimizar os impactos da crise sanitária. O exame RT-PCR, com coleta apenas uma amostra da 2mL de saliva do paciente.

O exame feito em saliva tem aprovação das autoridades sanitárias e são fundamentais para o diagnóstico mais rápido e preciso, o que contribui na redução de índices da doença. "Detectar a presença do vírus em tempo ágil pode ser definitivo na decisão clínica de isolar o paciente e, assim, evitar a propagação do vírus", explica o Médico Patologista Clínico e Gestor do Grupo Sabin, Dr. Alex Galoro.

O especialista explica que no PCR em saliva é aplicada a mesma técnica do RT-PCR tradicional, onde o material a ser analisado é recolhido por uma haste flexível nas narinas. "O teste RT-PCR com coleta pela via nasal pode gerar algum desconforto em pacientes, principalmente idosos e crianças e o teste feito na saliva surge como uma alternativa mais viável para este público", explica.

Indicado para pacientes sintomáticos e assintomáticos, o exame não provoca desconforto e pode ser realizado entre o 1º e 7º dia após o início dos sintomas. "Pacientes com exposição comprovada ao vírus, por exemplo, devem esperar no mínimo 5 dias após contato com um possível infectado". O médico orienta também que para o exame não há nenhum indicativo de preparo prévio, como jejum.

Simples, seguro e indolor, o exame entra para o portfólio do Grupo Sabin, que hoje conta com mais de 3.500 serviços de saúde e já está disponível nas cidades de Franca, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Osasco e Campinas.

Para conhecer mais, acesse: http://www.sabin.com.br