3 de maio de 2021

CPTM lança o Serviço 710 com melhorias na mobilidade dos passageiros das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa

 Será possível viajar, a partir de 04/05, entre Jundiaí e Rio Grande da Serra sem a necessidade de mudança de trem na Estação Brás
A partir da próxima terça-feira, 4 de maio, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) iniciará a prestação do Serviço 710, nas Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa. Os trens que atendem as linhas passarão a fazer viagens ininterruptas entre Jundiaí e Rio Grande da Serra, atendendo demandas antigas da população e beneficiando quem vive e trabalha no ABC Paulista e região norte da Região Metropolitana de São Paulo.

Durante toda a operação comercial (4h à meia-noite), todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, o destino final das duas linhas deixará de ser a Estação Brás, que, apesar da importância para a mobilidade dos passageiros de toda a Grande São Paulo, será apenas uma das 31 estações do percurso, que poderá ser realizado de ponta a ponta em aproximadamente 2 horas de 8 minutos.

“Os passageiros da Linha 10-Turquesa possuem uma demanda antiga para que a linha chegue às Estações Luz e Barra Funda, e o Serviço 710 irá atender esse pedido tão justo e importante. Além disso, os passageiros da Linha 7-Rubi terão um acesso direto à Linha 2-Verde do Metrô, por meio da Estação Tamanduateí, e poderão acessar o ABC sem necessidade de transferência entre trens”, explica o Secretário de Transporte Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy.

“Além das novas opções de transferência de linhas da CPTM e Metrô, o novo serviço fará com que os intervalos entre os trens entre as estações Jundiaí e Francisco Morato, na Linha 7-Rubi, seja reduzido de 18 para 12 minutos nos horários de pico. O tempo de espera para o embarque na Estação Brás, nos dois sentidos, também será reduzido”, completa Pedro Moro, presidente da CPTM.

Tanto no horário de pico da manhã e no final da tarde, a CPTM terá uma concentração maior de trens entre as estações Francisco Morato, na Linha 7, e Mauá, na Linha 10. Neste trecho a demanda de passageiros é maior, e o intervalo médio entre os trens será de 6 minutos. Nas pontas, entre Francisco Morato e Jundiaí e entre Mauá e Rio Grande da Serra o intervalo médio será de 12 minutos. Esse sistema de circulação de trens é conhecido por loop interno (menor intervalo) e loop externo (maior intervalo).

Vale lembrar que o Expresso Linha 10, entre as Estações Santo André e Tamanduateí, com parada apenas em São Caetano, continua funcionando normalmente nos horários já estabelecidos. Além disso, algumas estações das duas linhas terão mudanças de plataforma de embarque e desembarque com o início do Serviço 710, e os passageiros já estão sendo orientados nestas estações por meio de avisos sonoros e visuais a respeito destas alterações. As redes sociais da companhia também informarão sobre o novo serviço. Mesmo assim, em caso de dúvidas, os colaboradores da CPTM nestes locais estarão à disposição para ajudar, se necessário.

Os trens que circularão pelo trecho atendido pelo serviço são os da série 9500, 7000 e 7500. Todos os maquinistas foram treinados para conduzir, como sempre, todos estes modelos com segurança e responsabilidade.

“Com o Serviço 710 os passageiros farão viagens com menos baldeações e mais rápidas. Lembramos a todos a obrigatoriedade do uso de máscaras nos trens e estações”, completa o presidente da CPTM.

Pesquisa revela que 72% dos passageiros avaliam positivamente o sistema BRT Sorocaba

          Foto: Alexandre Maciel 

  Apuração foi realizada pela ANTP em parceria com Cittamobi. Quesitos como rapidez, conforto e segurança tiveram índices de satisfação acima de 80%.

 O serviço de transporte coletivo ofertado pelo BRT Sorocaba é considerado ótimo ou bom para 72% dos passageiros que utilizam o sistema e visão geral aponta satisfação dos usuários. Isso é o que indica o resultado da Pesquisa Sensor encomendada pela Concessionária BRT Sorocaba e realizada pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) em parceria com o Cittamobi.
 
Por meio de uma “Enquete Eletrônica” via aplicativo Cittamobi, plataforma que concentra a base de dados de passageiros de Sorocaba, 188 avaliações foram respondidas sobre a experiência em usar o BRT. Quando questionados sobre algumas características, entre as quais estão rapidez, conforto e segurança, os resultados positivos foram superiores à 80%.

 Para 84%, a rapidez nos deslocamentos é considerada ótima ou boa. Um exemplo que evidencia a agilidade da operação é a linha D200 que encurtou o tempo de viagem da zona norte para o sul ou vice-versa. A viagem do bairro Vitória Régia ao Campolim passou de 80 minutos para 55. Uma redução de 25 minutos de trajeto. Com isso, os passageiros estão economizando mais tempo nos deslocamentos e têm a possibilidade de programar melhor.

“Saber a visão do usuário nos faz avançar a cada dia e nos ajuda a sanar pontos de fragilidade priorizando o que realmente irá suprir a demanda. Ter o feedback é fundamental para a melhoria contínua do sistema. Tudo é feito para atender o público da maneira mais elevada e os resultados dessa pesquisa confirmam a qualidade do trabalho e a infraestrutura que estão sendo ofertados para a cidade”, enfatiza Manoel Ferreira, Diretor de Operações da Concessionária BRT Sorocaba. 

 Questionados sobre o conforto, 96% avaliaram como ótimo ou bom. Hoje, os sorocabanos têm acesso a 80 novos veículos, sendo 59 tipo padron com 12,5 metros e 21 superarticulados com 23 metros. Toda frota possui maior capacidade de passageiros, wi-fi gratuito, tomadas USB, monitoramento interno de câmeras, ar-condicionado e motores mais silenciosos.

Outro destaque analisado foi o fator segurança. Para 86% dos participantes, a segurança foi classificada como ótima ou boa. Além das benfeitorias de estrutura de todo sistema, o passageiro tem a tranquilidade de realizar os deslocamentos em um ambiente com sistema de monitoramento nos veículos, estações, vias e terminais que totalizam 1.100 câmeras. O que representa mais de 1.000.000 m² de área assistida, oferecendo mais segurança para a população. Todos esses locais são controlados pelo Centro de Controle Operacional (CCO) e espelhados na Urbes – Trânsito e Transporte.  

De acordo com Paulo Fraga, CEO do Cittamobi, ter a possibilidade de realizar essa pesquisa evidencia a força do aplicativo como ferramenta digital para comunicação mais rápida com o passageiro. “O usuário do transporte coletivo é o nosso público e para ter eficiência na comunicação é muito importante saber quem são, o que o sistema está acertando e o que pode melhorar. Com as informações coletadas, a Concessionária poderá realizar ajustes ou reforçar ações na operação. Quanto mais informação acessamos, mais rápido podemos solucionar”, frisa.

Metodologia

Encomendada pelo BRT Sorocaba, a Pesquisa Sensor realizada pela ANTP em parceria com o Cittamobi foi ativada via enquete eletrônica de 23 a 25 de março e 16 a 21 de abril de 2021. Todos os passageiros da base de dados do Cittamobi localizados em Sorocaba foram convidados para responder sobre a experiência em usar o BRT. As perguntas foram de aplicação rápida e tiveram foco na qualidade do serviço. 

“A análise de dados foi realizada pelo time de especialistas em transporte da ANTP, dando um significado aos números e calculando as notas dos índices de qualidade para que pudéssemos ter parâmetro. Os dados além de ajudar a operação do sistema BRT Sorocaba ainda poderão servir como comparativo com outras cidades que avaliem os mesmos indicadores”, conclui Cláudio de Senna Frederico, Vice-Presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

Do total de participantes, 53% são homens e 47% mulheres. A faixa etária do público participantes variou até pessoas acima dos 60 anos, porém os números mais expressivos foram passageiros de 18 a 39 anos que corresponderam a 70% e indivíduos de 40 a 59 anos que somaram 24% das avaliações.

Itapemirim recebe Certificado de Operador Aéreo


Empresa cumpre todas as exigências da ANAC para operar voos comerciais e inicia a venda de passagens em breve

A Itapemirim Transportes Aéreos, nova companhia aérea do Grupo Itapemirim, foi aprovada na última semana no processo de certificação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Com isso, o Grupo passa a ter oficialmente o Certificado de Operado Aéreo (COA) e ganha concessão para operar voos comerciais de passageiros em todo território nacional.

A aprovação junto à ANAC comprova que a Itapemirim cumpre rigorosamente todas as normas, padrões e regulamentos da agência para operar voos regulares de passageiros no país, além de ser um atestado em relação aos padrões de segurança da companhia aérea.

O início das vendas das passagens aéreas deve acontecer em breve, diretamente pelo site www.voeita.com.br e em agências de viagem. A data de início dos primeiros voos comerciais da companhia também deve ser anunciada em breve, assim como as rotas que a Itapemirim irá operar.

A empresa terá como destaque o conforto a bordo. Os Airbus A320 estão sendo reconfigurados para 162 assentos, o que permitirá mais espaço individual a todos os passageiros.

O processo de certificação da Itapemirim Transportes Aéreos durou menos de um ano. A última etapa ocorreu entre os dias 12 e 15 de abril. Apenas com a equipe operacional a bordo da aeronave, os voos de teste aconteceram nos aeroportos de GRU (São Paulo), CNF (Belo Horizonte), SSA (Salvador) POA (Porto Alegre) e GIG (Rio de Janeiro).

"Estamos presenciando um marco importante dentro da história da aviação civil brasileira. Hoje, temos orgulho de anunciar que cumprimos, dentro do prazo oficial, todos os requisitos exigidos pela ANAC. Esse sonho só foi possível pelo empenho de todos os diretores e colaboradores do Grupo Itapemirim", comemora Sidnei Piva, presidente do Grupo Itapemirim.